sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Um extra


Este post não tem nada a ver com futebol, é apenas um pedido, a todos os leitores do Chuto de Letra para assinarem a petição que corre na Internet, NÃO CALEM O JN. Como nortenho não posso deixar de estar preocupado com a reestruturação que a Controlinveste está a fazer no último grande jornal da cidade do Porto e bastião das ideias do Norte do país.

"Perdi 14 pontos em Stamford Bridge e não sou mau treinador"

Claro que não senhor Scolari, a malta cá do burgo já sabe que os burros somos nós! E sim Scolari é o meu ódio de estimação no futebol. Toda a gente tem o seu, o meu é o brasileiro...

FOTO:AP/Matt Dunham

Um vídeo que explica muita coisa

O vídeo que se segue ilustra o porquê de um dos jogadores com maior potencial do futebol português, dos últimos 20 anos, não ter tido uma carreira de nível superior. O jogo é entre o Aris e o PAOK em dérbi de Salónica. A certa altura Sérgio Conceição vai bater um pontapé de canto e é atingido por vários objectos arremessados pelos adeptos do Aris, a partir daqui, é melhor verem as imagens...


Um reforço... macabro



É cada vez mais estranha a forma como 0s grandes do nosso futebol procedem às respectivas contratações. O Sporting de Braga anunciou, nesta sexta-feira, a cedência do médio Andrés Madrid ao FC Porto até ao final da presente época desportiva, ficando os portistas com opção de compra do passe do argentino de 27 anos.

Ficou claro que, depois da saída de Pelé para Inglaterra, o FC Porto teria que recorrer ao mercado para contratar um médio-defensivo que desse garantias a Jesualdo Ferreira de poder ser uma alternativa credível a Fernando. Na altura sugeri ainda que a opção dos azuis e brancos recaísse no médio do Leixões, Sérgio China.

Porém, os responsáveis portistas voltam a surpreender e apostam num jogador cujas qualidades reconheço, mas que tem estado parado desde há um ano. É a concretização de um namoro antigo, uma vez que aquando da chegada de Jesualdo ao Dragão, foi avançada a possibilidade do argentino reforçar o plantel, mas não me parece que seja o homem ideal para, neste momento, integrar a equipa tricampeã nacional.

Fico à espera que Andrés Madrid me desminta...

FOTO:DR

Lei da compensação?


"Penso que eles [os árbitros] nos roubaram hoje dois pontos". Estas palavras valeram ao médio do Benfica, Katsouranis, um jogo de castigo, aplicado pela Comissão Disciplinar da Liga, liderada por esse esteio, que é o senhor Ricardo Costa. Os factos dizem respeito ao jogo Benfica-Nacional, para o campeonato, sendo que as palavras do grego foram proferidas na sequência do lance em que Cardozo chega ao golo, após «passe» com a mão de Miguel Vítor.

Porém, a Comissão Disciplinar da Liga parece querer mostrar serviço e suspendeu por 45 dias o assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves. Na base do castigo aplicado ao ex-funcionário de FC Porto e Boavista estão afirmações injuriosas proferidas para com o árbitro Pedro Henriques, após o jogo entre Benfica e Nacional da Madeira no túnel de acesso aos balneários.

De certo modo, até concordo com estes castigos, mas algo me diz que estamos perante a famosa lei da compensação. Creio que, se o Benfica não tem sido altamente beneficiado pela arbitragem no jogos com Sp. Braga, Guimarães e Belenenses, nada disto aconteceria.

Agora, ficamos todos a aguardar para ver o que vai a CA da Liga fazer em relação às palavras proferidas quer por Jorge Jesus, quer pelo presidente do Sp. Braga, António Salvador, no final do jogo com o Benfica. Também gostaria de ver averiguado o que se terá passado no túnel do Dragão, depois de terminada a partida com o Marítimo.

Para bem da credibilização do futebol português, é bom que Ricardo Costa não volte a ter dois pesos, para a mesma medida.
FOTO:DR

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Vítor Pereira deve demitir-se?

Já está aberta a nova sondagem do Chuto de Letra. Aproveitando as últimas polémicas da nossa arbitragem queremos saber como avalia a posição de Vítor Pereira. Deve ou não pedir a demissão? A votação está aberta, participem!!

Leitores querem o Mundial


Já encerrou a última sondagem lançada pelo Chuto de Letra, onde se pedia a opinião dos leitores sobre se concordavam com a candidatura conjunta entre Portugal e Espanha para organização do Mundial 2018/22, tendo a maioria respondido sim à realização do torneio no nosso país. Num total de 24 votantes, 14 (58 por cento) responderam que sim, e 10 (42 por cento) disseram que não.

Sendo assim, e se custar pouco dinheiro aos cofres do Estado, que venha de lá esse Mundial, embora eu tenha votado não, porque continuo a acreditar que faz mais sentido desenvolver o país noutros sectores, bem mais importante e cujo impacto é muito maior na vida dos portugueses. Mas como diz o nosso caro Jotas, quem não se lembra do espectacular ambiente vivido no país há quase cinco anos.

Finalmente o futebol


Depois da densa névoa que se abateu sobre o futebol português nas últimas semanas, com o espectáculo a ser sucessivamente afectado por escandalosos erros de arbitragem e por jogos de paupérrima qualidade, eis que conseguimos finalmente ver um bom encontro.

Não é normal fazer análises aos jogos no Chuto de Letra, mas o grande desafio que foi o FC Porto-Leixões merece algumas linhas. Excelente atitude das duas equipas, que se empenharam ao máximo na luta pela vitória, o que resultou num jogo extraordinariamente rápido e disputado, com um punhado de boas ocasiões de golo, quer para um lado, quer para o outro.

Uma palavra especial para a equipa de José Mota, quem em largos períodos do jogo subjugou os tricampeões nacionais, obrigando os homens de Jesualdo a correr muito para recuperar o esférico. Merecia mais este Leixões, jogou olhos nos olhos e provou que, apesar de ter empatado os últimos quatro encontros do campeonato, é uma equipa que sabe jogar bom futebol. Exemplos destes fazem falta ao futebol português.

Em termos individuais não posso deixar de destacar as exibições de Beto - se para o ano não estiver num grande é porque anda meio mundo a dormir -, Bruno China - subscrevo o que disse de Beto - e Hugo Morais, para além de Zé Manel e Diogo Valente.

Relativamente ao FC Porto houve mais vontade do que discernimento para fazer as coisas bem, o que resulta do facto de na equipa titular estarem seis habituais suplentes. De sublinhar também o fraco jogo de Hulk. Não foi a noite do brasileiro quase tudo lhe saiu mal - a equipa ressentiu-se disso também - e fez provavelmente o pior jogo desde que está no Dragão. Ao contrário de Mariano, que terá feito os melhores 90 minutos com a camisola azul e branca. Muito bem, quer a atacar, quer a defender. Acabou por ser o herói improvável ao resolver o jogo logo0 aos 5 minutos. Em resumo, foi um dos melhores jogos da época.

Quero também destacar o trabalho do árbitro João Ferreira. Uma pedrada no charco naquilo que têm sido as últimas prestações da arbitragem. Conduziu sempre bem o jogo, só precisou de mostrar três amarelos para o controlar e teve um critério largo quanto baste, contribuindo e muito para a qualidade do jogo. Que sirva também de exemplo aos colegas.
FOTO:DR

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

À atenção do Estrela da Amadora

Os jogadores do Granada decidiram organizar um protesto, para que toda a gente soubesse, que estão com salários em atraso. Vai daí, no último Domingo, na partida com o Melilla, toda a equipa ajoelhou no relvado, durante um minuto, quando o jogo se preparava para começar. Solidários, os adversários limitaram-se a trocar a bola. No fim, o único dinheiro que levaram para casa foi a receita de bilheteira da partida. A bilheteira rendeu 15.058 euros, que jogadores e equipa técnica dividiram entre si: 537,78 euros para cada um. No final, o Granada venceu por 1-0 e os jogadores saíram ovacionados pelo público.
Não tarda e veremos situações idênticas em Portugal... Fica o vídeo.

Jesualdo não credibiliza o futebol


No final da partida com o Sporting de Braga, Jesualdo Ferreira não quis comentar o trabalho da equipa de arbitragem liderada por Paulo Costa, alegando não ter indicações seguras sobre os lances polémicos da partida, tendo prometido avaliar as polémicas do jogo na conferência de imprensa de hoje, e assim o fez. Contudo, mais valia não o ter feito.

O treinador do FC Porto fez as seguintes avaliações: "Reconheço que o Hulk estava fora de jogo no primeiro golo, mas acho que o Tomás Costa não estava no lance em que marcou. Admito, contudo, que são dois lances duvidosos"; "Não há nenhuma imagem que me prove que o Guarín tivesse dado mão na nossa área."

Palavras como estas não credibilizam o futebol. Jesualdo Ferreira pode ser muita coisa mas não o tenho como pessoa estúpida - embora depois desta comece a mudar a minha forma de pensar -, mas dizer que Tomás Costa estava em posição legal não lembra nem ao diabo. Jesualdo sabe que o lance foi bem anulado pelo auxiliar de Paulo Costa e só teria a ganhar em reconhecê-lo. E logo ele que passa a vida a pedir credibilidade para o futebol.

Relativamente ao lance de Guarín, reconheço que a imagem não é clara, mas dá para perceber que há um gesto deliberado do médio para cortar a bola com o braço. Julgo que foi penálti e acredito que Jesualdo pense o mesmo, mas não o diz.

Esta conferência de imprensa foi a ilustração perfeita, da cobardia que governa o futebol nacional, mas também o país. Nós portugueses, quando somos prejudicados por algo, desatamos a disparar em todas as direcções, mas quando somos beneficiados, arranjamos uma qualquer desculpa esfarrapada. É a pequenez do nosso penso a funcionar em pleno.

Quem não se lembra do Euro 2000, e da mão de Abel Xavier no desafio contra a França, que acabou por ditar a saída da selecção nacional da prova, que tantos alegaram não ter existido, mesmo que lá no fundo, soubessem que o árbitro agiu em conformidade?
FOTO:AFP

E as verdades Mesquita Machado?


Tal como prometido, Mesquita Machado falou hoje aos jornalistas para explicar os motivos que o levaram a renunciar ao cargo de presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol.

O dirigente voltou a tecer duras criticas às arbitragens, nomeadamente no que diz respeito aos últimos jogos onde participou a equipa do Sporting de Braga, considerando que estas alteraram a verdade desportiva, impedindo os bracarenses de chegar ao primeiro lugar da Liga, justificando a saída da FPF, com a indisponibilidade para participar naquilo a que chamou de "poucas-vergonhas".

Porém, quanto às "verdades" que prometeu revelar, Mesquita Machado disse apenas já ter dito "muitas" e voltou a frisar ter tido "conhecimento de que teria havido influências externas para que o árbitro fosse alterado" no jogo com o Benfica. Prometeu dizer "nomes quando for aberto um inquérito pela Procuradoria-Geral da República", para "não prejudicar essa investigação". Ou seja, Mesquita Machado arrependeu-se e não contou tudo o que diz saber, tal como havia prometido. Deixa em aberto a possibilidade de colocar «a boca no trombone», mas desconfio que nunca o irá fazer, o que o tornará em mais um elemento corrosivo do futebol nacional.
FOTO:DR

Fim da linha...


Guilherme Aguiar disse hoje no programa Dia Seguinte, da SIC Notícias, ter conhecimento de uma conferência de imprensa a realizar amanhã na Liga de Clubes. Não, nada tem que ver com a questão de Mesquita Machado que no mesmo dia falará aos jornalistas, mas em Braga, para apresentar a demissão e deitar mais umas achas na fogueira que se está a tornar o futebol nacional. A comunicação de que falar Guilherme Aguiar terá provavelmente como protagonista o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, Vítor Pereira.

Terá chegado o fim da linha... Eu acho que sim.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Boato?


Volta e meia o mundo do futebol é abalado pela circulação de boatos, que surgem sempre de origem desconhecida, normalmente contendo factos que abalam ou transformam o panorama instalado. Para que os leitores fiquem mais esclarecidos do tipo de boatos a que me estou a referir, lembro um, que circulou no Norte do país durante o Verão passado.
Uma informação vinda não se sabe de onde, dava conta da transferência de Quaresma para o Inter (o que se verificou) e que para o seu lugar, o FC Porto já teria acordado com o Atlético de Madrid a vinda de Simão para o Dragão.

É um facto que Simão não veio para o FC Porto, mas também é um facto que, no último dia de inscrições, havia gente a garantir que o jogador seria apresentado naquele mesmo dia e que Simão tinha estado durante toda a tarde a efectuar exames médicos num Hospital da cidade.

Certo é que o mercado fechou e nunca foi confirmado, nem desmentido, se o FC Porto teve realmente interesse em contratar o antigo capitão do Benfica.

Meio ano depois uma trama semelhante começa a circular na Invicta, desta vez envolvendo o técnico do Sporting de Braga. Diz-se, que Jesus será treinador do FC Porto na próxima temporada e que estará já comprometido com os azuis e brancos. A confirmar-se não será propriamente uma surpresa, uma vez que Jesus é sem dúvida o melhor treinador português excluindo Mourinho. Isto, para não falar de que a sua forma de estar e de agir assenta como uma luva na estrutura do FC Porto.

Porém, este novo boato não fica por aqui e adianta que Domingos Paciência, actual treinador da Académica, será o sucessor de Jesus no Braga. Esta teoria faz, para mim, algum sentido. Domingos afirmou recentemente que não deverá permanecer em Coimbra na próxima temporada, justificando esta posição com a ambição de treinar um clube com outros objectivos. Não acredito que Domingos tenha um grande debaixo de olho, até porque ainda pouco mostrou enquanto treinador, mas é plausível que possa rumar a Braga, o que confirmaria, parcialmente, o mais recente boato do futebol nacional.
Daqui por seis meses saberemos a verdade...

FOTO:AFP

A noite tramou Pelé


O FC Porto comunicou hoje ter chegado a acordo com o Portsmouth de Inglaterra, para o empréstimo do médio Pelé até ao final da época. Os ingleses ficam ainda com opção de compra do passe do jovem luso, a troco de 6,5 milhões de euros.
Pelé assinou pelo FC Porto no início da presente temporada, oriundo do Inter de Milão, de onde chegou envolvido na transferência de Quaresma. A expectativa dos portistas era grande, porque o médio já havia deixado boas indicações em Itália, sendo mesmo apontado como um dos mais promissores jogadores da sua geração.

Porém, dois factores importantes fizeram com que raramente fosse opção para Jesualdo Ferreira: as boas exibições de Fernando e o comportamento pouco profissional de Pelé. Como técnico Jesualdo pode ter muitos defeitos, mas de falta de disciplina ninguém o pode acusar. Pelé gosta de sair à noite e acabou por pagar as escapadelas, com o afastamento do núcleo duro da equipa.

Sei de fonte segura que, depois da imprensa desportiva ter noticiado as saídas nocturnas do jogador, este teve um encontro casual com o técnico num restaurante do Porto. Quando Pelé se dirigiu a Jesualdo para o cumprimentar, este reagiu com algum desprezo, tendo-se limitado a um aperto de mão. Jesualdo não gosta de indisciplina e tem o hábito de «marcar» os atletas.

Pelé está «queimado» no FC Porto de Jesualdo pelo que a saída foi o melhor para as duas partes, embora o plantel fique agora carente de um médio-defensivo que possa dar garantias, pelo que se perspectiva nova ida ao mercado. Eu apostava em China do Leixões.
FOTO:Portsmouth FC

sábado, 24 de janeiro de 2009

Apito... de MERDA


Mais uma semana, mais uma jornada, mais uma série de arbitragens nojentas. Para onde caminha o futebol português?

A pressão em torno da arbitragem não serve para explicar por que razão Elmano Santos realizou uma actuação com tantos erros no Belenenses-Benfica prejudicando gravemente as duas equipas. Aos 28' minutos, após cruzamento, Yebda cai na área do Belenenses em lance que me parece de muito difícil avaliação. É certo que o Benfiquista é agarrado, mas faz o mesmo ao adversário, contudo, fico com a ideia de que o francês é o primeiro a sofrer falta, ficando por marcar penálti a favor do Benfica. O mesmo não se pode dizer do lance ocorrido aos 70' minutos, quando há falta clara na área de Miguel Vítor sobre Marcelo, ficando por marcar uma grande penalidade a favor do Beleneneses. O lance é claro como água, mas não para o árbitro! Em cima do final do último minuto de compensação, Suazo é carregado por Carciano, ficando a dúvida se dentro, ou fora da área. Mas falta foi certamente, como conseguiu Elmano Santos mandar seguir?! Não se percebe...

No Marítimo-Leixões, Cosme Machado começou por assinalar um livre em vez de um penálti para os insulares, quando Élvis jogou a bola com o braço dentro da área. Pouco depois Djalma foi travado quando se isolava para a baliza, salvando-se Nuno Silva de um vermelho directo. Mais um trabalho da arbitragem que devia fazer correr muita tinta.

No Nacional-Sporting, aos 19' minutos Fábio Rochemback deveria ter visto vermelho, após dar uma cotovelada a Ruben Micael. Penso que terá sido a única falha de Soares Dias.

No Braga-FC Porto... (pergunto a mim mesmo por onde começar) o primeiro golo portista é obtido de forma ilegal, já que Hulk está claramente em fora-de-jogo quando assiste Rodriguez. Ao minuto 71, o estreante Cissokho agarra claramente Alan quando este se prepara para invadir a área, parece-me lance para penálti, embora neste caso deixe o benefício da dúvida para Paulo Costa. Não posso é perceber que tenha mandado seguir o lance, pois falta foi de certeza. Aos 81 minutos grande penalidade que fica por marcar a favor do Braga por mão de Guarin na área portista.

É este o resumo da última jornada da primeira volta da Liga portuguesa. Polémica, polémica e mais polémica. Se num ou noutro lance consigo dar a dúvida aos árbitros, na maioria, as infracções são tão claras, que só podem errar de forma propositada. Se há algum apito no futebol português, creio que ele não é dourado, azulado, avermelhado ou esverdeado, é um apito de MERDA que semanalmente altera a verdade desportiva.


P.S. 1 -Na avaliação feita por mim ao encontro Belenenses-Benfica, poderei eventualmente ter deixado passar algum lance polémico, além dos citados, uma vez que apenas tive oportunidade de ver um curto resumo do mesmo.


P.S. 2 - Desculpem os leitores pelo vocabulário utilizado neste post. Não é minha intenção ferir susceptibilidades, mas a paciência começa a esgotar-se...


P.S. 3 - Já que os nossos dirigentes não conseguem colocar fim a esta pouca vergonha, que tal sermos nós, os adeptos, a fazer algo. Sugiro que façamos greve às próximas jornadas da Liga e que não nos desloquemos aos Estádios.

A vingança de Stojkovic


O Sporting anunciou, nesta sexta-feira, um acordo de princípio para a cedência de Stojkovic ao Getafe, até ao final da presente temporada, garantindo o clube espanhol a opção de compra do passe do jogador. Porém, no mesmo dia, o jogador afirmou à RTP desconhecer o negócio e garantia que não estava nos planos uma transferência para Espanha.

No meio de tantos, este é o Caso Supremo do Sporting. Rezam as crónicas que Stojkovic terá distribuído pancada no balneário e que esse é o motivo da sua exclusão. A versão nunca foi confirmada oficialmente, mas também nunca foi explicado o porquê do afastamento do sérvio. A teoria da opção técnica não pega, porque Stojkovic é claramente o melhor guarda-redes do Sporting e, digo eu, um dos melhores a actuar em Portugal.

Se compararmos esta situação coma de Vukcevic, ficamos ainda menos esclarecidos. O montenegrino foi perdoado regressou à equipa e até tem sido influente. Mas Stojkovic continua exilado dentro do próprio Sporting.

O caso não parece ter resolução à vista. Acredito que Stojkovic não vá mesmo para Espanha, forçando o Sporting a pagar-lhe o ordenado por inteiro e sem receber nenhuma compensação financeira, pois este não vai sair de Alvalade de ânimo leve. Foi a forma que o jogador encontrou de se vingar do clube e não creio que vá ceder.

Um braço de ferro que se mantém e parece não ter solução, prejudicando as duas partes.
FOTO:REUTERS

O desespero de Quique


Quique Flores criticou ontem fortemente o actual momento de forma do espanhol Reyes: "Tem de perceber que se não joga de início é porque tem um problema e tem de o resolver. Não é só Balboa". Admitindo estar "decepcionado" com o compatriota, o treinador encarnado arrasou por completo o jogador: "Já falei com Reyes e disse-lhe que tem manchetes a mais nos jornais. Falta-lhe rendimento. Ele chegou aqui para desequilibrar e não o tem feito".

A meu ver o treinador cometeu dois erros com estas afirmações. É sabido que Reyes é um jogador com um potencial fantástico, mas a quem grande parte das temporadas passa ao lado. O espanhol tem este estranho vício de se eclipsar e Quique Flores tem obrigação de o saber, logo estas afirmações públicas são descabidas.

Mas, sendo certo que Reyes não tem rendido nas últimas partidas, não me parece que ser arrasado nos jornais pelo próprio treinador seja a forma de o ajudar a ultrapassar o mau momento.

Continuo a acreditar que Quique é um bom treinador e o homem certo para o Benfica, mas o espanhol parece estar a ficar algo desesperado. Exigiram-lhe que chegasse, visse e vencesse. Queriam o campeonato conquistado a todo o custo, se possível, com 20 pontos de avanço sobre os rivais, tal como fez o FC Porto na época passada. Deram-lhe o melhor plantel encarnado dos últimos anos, mas Quique parece não conseguir tirar o melhor rendimento da equipa. Espera-se sempre mais do Benfica, mas esquecesse que o tempo e a aposta na continuidade, são muitas vezes determinantes para o sucesso.


FOTO:AP/Armando Franca

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Miguel Lopes: Por que não trazê-lo já?


O FC Porto ainda não confirmou oficialmente o negócio, mas Miguel Lopes será reforço dos dragões na próxima temporada. O processo está concluído, sendo que o Rio Ave irá receber um verba (ainda não divulgada) mais os empréstimos de Candeias e Edson até final da corrente época.

Antes de mais quero louvar a postura do jogador em todo este processo. Prometeu recentemente que não abandonaria Vila do Conde esta época e cumpriu, o que denota sentido de responsabilidade e respeito porque quem lhe deu a mão, o que é sempre de registar.

Mas, tendo em conta que para o lugar de defesa-direito, só Fucile tem dado as garantias mínimas, já que Sapunaru ou está lesionado, ou quando entra não justifica a aposta, não percebo a razão que terá levado a que, Miguel Lopes apenas se junte aos dragões na próxima temporada. Sobretudo num altura em que o FC Porto vai entrar num ciclo infernal de jogos.

Outra questão que convém registar é a cedência de Candeias. Confesso que ainda não vi no jovem português capacidade para singrar num grande clube, mas comparado com Mariano, Candeias é um verdadeiro artista. Sendo certo que Jesualdo tem poucas opções para a posição de extremo, então não se percebe a saída do internacional sub-21 luso.

FOTO: DR

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Uma foto quantas interpretações?


Depois de ler um posta do nosso vizinho Ze Bitaite, que é ilustrada pela foto que vêem e cima, decidi também publica-la no Chuto de Letra e pedir-vos que, na caixa de comentários, deixem a vossa interpretação da mesma.

A imagem foi tirada no encontro ente o Benfica e o Belenenses para a Taça da Liga e refere-se ao momento em que os do Restelo chegam ao golo, tendo o árbitro anulado o lance por alegada falta sobre Moretto.

Quando observarem a fotografia atentem em dois pormenores: o braço do jogador do Belenenses no guarda-redes do Benfica, e o que está Maxi a fazer ao mesmo. Vocês decidem: lance legal, falta contra o Belém, grande penalidade contra o Benfica, enfim, a palavra é vossa?

Continuo a dizer que através das imagens televisivas, o lance é completamente legal, mas ao ver a fotografia compreendo a decisão de Bruno Paixão.
FOTO:DR

Empresários: Sempre os mesmos habilidosos


O Paços de Ferreira apresentou na passada terça-feira o defesa Jorge Luiz, oriundo do Vasco da Gama, do Brasil, mas afinal, o jogador não vai ficar na Mata Real. Dois dias depois, o acordo foi anulado por divergências financeiras entre o clube e os responsáveis pela colocação do jogador na Capital do Móvel.

"O jogador veio com umas condições, mas, à chegada, o grupo de investidores que detém os direitos sobre o atleta mudou o discurso e começou a fazer exigências financeiras que não estavam combinadas", explicou o vice-presidente do P. Ferreira, Jaime Sousa, que citado pelo Maisfutebol acusa a Ability (habilidade) Sports, grupo de investidores com direitos sobre o passe do central, de faltar à palavra.

Ora digam lá se os empresários, são ou não, sempre os mesmo habilidosos, que só querem encher os bolsos à custa do futebol? Ainda bem que os dirigentes do Paços não cederam à pressão, preferindo abdicar de um futebolista que chegava a Portugal com credenciais, e que poderia colocar um final da oscilação defensiva da equipa de Paulo Sérgio, em prol da sustentabilidade financeira do clube.


FOTO: GAZETAONLINE

Testes de QI no Chelsea


O Chelsea decidiu fazer testes de QI ao plantel orientado por Scolari. A ideia partiu do médico do clube, Bryan English, mas não para saber quem era mais inteligente, mas para procurar eventuais lesões cerebrais, decorrentes da prática da modalidade.

Frank Lampard foi quem conseguiu o melhor resultado, tendo o médico revelado que o jogador teria tido um melhor resultado que o próprio Bryan English. Porém, ao ler a noticia, veio-me à cabeça um pensamento: Então e qual foi o resultado de Scolari? Continuei a ler o texto, cheguei ao fim e nada. Nem uma observação ao QI do antigo seleccionador nacional. Ao que parece o teste não se estendia à equipa técnica dos blues.

Será que os ingleses já perceberam o que têm entre mãos?! Se a resposta for afirmativa, então devem ter um QI bastante superior ao do presidente da Federação Portuguesa de Futebol...


FOTO:AFP

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

"Se as pessoas não acreditam no futebol então não vão ao futebol"


A frase que serve de título a este post foi dita ontem, por Vítor Pereira, por ocasião da entrega das insígnias da FIFA para 2009. Confesso que quando li estas palavras do responsável pela nossa arbitragem, tive que voltar a trás e reler umas 10 vezes até me convencer que não estava a ser traído pelos meus olhos.

Basicamente, Vítor Pereira mandou os adeptos do futebol à merda - desculpem, mas foi isto que eu entendi - por estes exigirem mais e melhor da nossa arbitragem.

Confesso que quando o antigo árbitro assumiu a liderança da Comissão de Arbitragem, fiquei esperançado num passo em frente do sector, porque enquanto exerceu a actividade dentro dos relvados, Vítor Pereira foi do melhor que já houve em Portugal e no Mundo.

Porém, não só não conseguiu melhorar a arbitragem portuguesa, como se compromete cada vez que nos tenta explicar o porquê de tantas polémicas. Primeiro, lamentou o facto de não lhe ser permitido reforçar o «plantel» em Janeiro e agora despreza o papel dos adeptos.

Posto isto, só lhe resta uma alternativa, pedir a demissão.

FOTO:DR

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Nani é grande

O Manchester United garantiu esta terça-feira a qualificação para a final da Taça da Liga inglesa ao bater o Derby County, por 4-2, com um monumental golo de Nani a abrir caminho à vitória.
Confesso que, quando Nani abandonou o Sporting para rumar a Inglaterra, pensei que fossemos assistir ao seu eclipse. Ainda bem que me enganei e que o extremo conseguiu tornar-se no que todos esperavam, provando que é um grande jogador e que tem lugar entre os titulares da selecção nacional.
Fica o vídeo.


O Salgueiros (ainda) é grande

O Estádio do Bessa recebe no próximo domingo um jogo da II Divisão Distrital, da Associação de Futebol do Porto. Trata-se do Ramaldense-Salgueiros, confronto que coloca frente-a-frente dois históricos emblemas da cidade do Porto. Para esta partida são esperados cerca de 5 mil adeptos. Sim leram bem, são esperados 5 mil adeptos numa partida da II Divisão Distrital, o mais baixo escalão da AF Porto.

Tudo, porque a Alma Salgueirista tem provado, desde que o clube regressou ao futebol sénior, através da criação do Sport Clube e Salgueiros 08, que está viva e de boa saúde. Sem casa própria, os homens de Paranhos têm efectuado os seus encontros no Estádio do Senhora da Hora, que tem registado sucessivos recordes de afluência. Não raras vezes estão mais de 2 mil pessoas a assistir aos encontros do novo Salgueiros.

É isto que faz um clube ser grande e o Salgueiros está a provar que faz falta ao panorama futebolístico nacional. O melhor de tudo, é que esta prova de vitalidade, chega num altura em que a equipa nem sequer está em primeiro lugar. Aliás, creio que nunca esteve nessa posição ao longo de toda a época, ocupando neste momento o quarto lugar, a cinco pontos do líder Rio Tinto, sendo que apenas o campeão é promovido à I Distrital.

De facto, o Salgueiros (ainda) é um clube grande e teria muito mais para nos oferecer do que alguns clubes que militam na Liga Sagres.

Fiquem com o vídeo do empate do Salgueiros diante do Vilar do Pinheiro (1-1) e atentem nas bancadas. Há Estádios da Liga que não levam tanta gente.

Lisandro: O reconhecimento por Maradona


"Parece-me que chegou a hora de lhe dar minutos na selecção". A frase é de Maradona e refere-se a Lisandro Lopez, ponta-de-lança do FC Porto. Custou, mas foi e Lisandro parece ter agora lugar garantido na convocatória da Argentina, bem como a sua utilização, por um período razoável de tempo, em vez dos 5/10 minutos habituais.

O antigo astro reconhece com estas palavras o enorme talento e capacidade do jogador que mais admiro em Portugal. Lisandro é fabuloso, não só pelos golos que marca, mas também pela garra e capacidade de sacrifício que traz à equipa. O futebol é um jogo colectivo e Lisandro interpreta esta premissa como poucos. O FC Porto é a equipa da Liga Sagres que consegue defender e pressionar «mais alto» e acredito que o atacante é o principal responsável por este facto, sendo quase sempre o primeiro homem a encostar nos adversários, tentando travar as suas saídas para o ataque.

Defendo que o argentino teria lugar em qualquer equipa de topo do futebol europeu e que um dia, esse será o seu destino. Talvez nessa altura consiga o reconhecimento de todos quantos gostam de bom futebol e seja elevado ao patamar que merece, juntos dos melhores interpretes que o mundo da bola tem.

E pensar que os dirigentes portistas parecem duvidar que Lisandro merece ser um dos mais bem pagos do plantel!


FOTO: Reuters

Nova Sondagem

Concorda com a candidatura conjunta entre Portugal e Espanha para a organização do Mundial 2018/2022? É esta a nova pergunta que deixo aos leitores do Chuto de Letra. Participem!

Leitores não acreditam em Cissokho


Terminou hoje mais uma sondagem do Chuto de Letra, onde perguntamos aos leitores se Cissokho vai ser capaz de resolver os problemas do FC Porto na lateral-esquerda?

A esmagadora maioria dos 27 participantes respondeu que não, num total de 18 votos (66 por cento), quatro (14 por cento) votaram que Cissokho apenas resolve os problemas do FC Porto a atacar e cinco (18 por cento) responderam que sim.

Na minha opinião Cissokho não é o jogador que o FC Porto necessitava para acabar de vez com os constantes problemas na lateral-esquerda, embora reconheça no francês algumas características interessantes, sobretudo ao nível físico. Força e velocidade é algo que não falta ao mais recente reforços dos tricampeões nacionais. É ainda de destacar a sua juventude (tem apenas 21 anos) o que denota uma grande margem de progressão.

Confesso que após ter assistido à estreia de Cissokho no passado sábado, diante da Académica, fiquei um pouco mais convencido e até surpreendido, porque a nota de maior destaque na sua exibição, foi a forma descontraída como se apresentou ao exigente público do Dragão. A defender esteve melhor do que a atacar, o que para mim foi mais uma surpresa, pois reconheço-lhe maior eficácia no apoio aos avançados.


FOTO:AP/Joao Henriques

Parabéns


"Todas as mensagens que me chegavam diziam que eu deveria escolher com o coração. Foi o que fiz. Não foi uma escolha pelo lado económico". "Houve tantas notícias, tantas vozes, tanta especulação, que chegaram a fazer uma ideia ruim do meu pai. Nunca briguei com o meu pai. As minhas decisões são sempre tomadas em família. A minha esposa foi excelente, esteve comigo e apoiou-me sempre nas minhas decisões. A minha família foi excelente e em momento algum pressionou para ir para um lado ou para o outro. No fim contou a minha história, onde eu tenho um legado e onde mora o meu coração". "O Milan é a minha casa, nem mesmo por 30 segundos pensei em ir para o Manchester City".

Estas frases foram ditas hoje por Kaká, após ter sido divulgado oficialmente que o jogador e o emblema italiano rejeitaram a pornográfica proposta do Manchester City. Estão de parabéns, tanto o jogador como o clube, por provarem a estes milionários sem vergonha que, felizmente, o dinheiro ainda não é tudo na vida.


FOTO:AP/LUCA BRUNO


segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

E eles a tentar comer o Belém...


A Liga Portuguesa de Futebol Profissional publicou no seu sítio oficial o seguinte esclarecimento, após ter sido levantada a polémica em torno de qual equipa (Belenenses ou Vitória de Guimarães) acompanharia os grandes nas meias-finais da Carlsberg Cup.


"Em face de dúvidas suscitadas na comunicação social relativamente ao apuramento para as meias-finais da Taça da Liga, entende a Liga Portuguesa de Futebol Profissional prestar o seguinte esclarecimento:
O 1º ponto do nº 3 do artigo 7º do Regulamento da Taça da Liga elege o melhor "goal-average" como primeiro critério de desempate entre clubes que tenham alcançado a mesma pontuação. A referida expressão "goal-average" reporta-se à diferença entre golos marcados e sofridos; tal corresponde ao entendimento comum na linguagem corrente do futebol e, certamente por isso, como tal, foi interpretado pela generalidade da comunicação social, designadamente as televisões quando traçaram os cenários de apuramento em face dos resultados que se iam verificando nos jogos da última jornada da 3ª fase.
Dito pela negativa, não se significou nem se quis significar através da referência a "goal-average" a qualquer tipo de quociente entre golos marcados e sofridos. Sendo certo que, actualmente, em todas as competições internacionais, a referência ao "goal-average" expressa a diferença entre golos marcados e sofridos.
Acresce que o critério baseado na diferença entre golos marcados e sofridos harmoniza-se com o espírito geral do Regulamento, que é o de estimular e premiar a marcação de golos, como está claramente expresso no ponto 2º do nº 3 do artigo 7º da Taça da Liga."


Estou a perceber mal ou a Liga está mesmo a anunciar que vai com esta história até ao fim, para ver se «come» o Belenenses?! Espero que os dirigentes do emblema do Restelo levem este caso até às últimas consequências.

Mais um motivo para acabarem com a Taça da Liga


Ao que parece, que vai seguir para as meias-finais da Taça da Liga é o Belenenses e não o Vitória de Guimarães. Tudo porque, de acordo com o ponto sete do anexo III (página 55) do Regulamento da competição, o critério de desempate é o seguinte: "Na 2.ª fase e 3.ª fase da Competição caso se venha a verificar um empate de pontuação entre os Clubes, o apuramento para a fase seguinte é efectuado por aplicação dos seguintes critérios: 1.º Melhor goal-average; 2.º Maior número de golos marcados; 3.º Média etária mais baixa dos jogadores utilizados durante a respectiva fase."

Agora os factos. Vitória e Belenenses terminaram com os mesmos pontos, os de Guimarães com 3-2 em golos, os do Restelo com 2-1. Assim, o goal-average - quociente entre os golos marcados e sofridos, critério que foi usado durante muito tempo, mas que premiava as equipas mais defensivas - do Vitória seria 1,5, enquanto o do Belenenses seria 2,0. Ou seja, segundo os regulamentos criados pela própria Liga, o apurado para as meias-finais é o Belenenses.

Então, porque raio é que a Liga informa em comunicado que os apurados são FC Porto, Benfica, Sporting e Vitória?!

Ora aqui está mais um motivo para acabarem com a Taça da Liga.

Ouçam Luís Filipe Vieira


O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, disse este fim-de-semana, que os jogadores passavam pouco tempo no Seixal. Regra geral, quando Vieira fala é para dizer asneira, mas as suas mais recentes palavras constituem a melhor afirmação que ouvi um dirigente desportivo dizer no nosso país nos últimos tempos.

Durante anos, foi-nos vendida a ideia de que o futebol português só daria um salto em frente, quando os principais clubes tivessem os tão badalados Centros de Treino, que dariam aos jogadores todas as condições de trabalho.

Hoje, os três grandes do nosso futebol têm ao seu dispor alguns dos melhores Centros de Treinos da Europa, mas não se verifica que tal facto tenha melhorado a qualidade do futebol que apresentam. E não melhorou, porque no futebol português se trabalha pouco.

Normalmente, os jogadores chegam aos Centros de Treino por volta das 8h30 da manhã, sendo que o treino só começa por volta das 10 horas, prolongando-se até às 13 horas, altura em que os atletas regressam a casa, para no dia seguinte cumprirem a mesma rotina.

Num cálculo simples - e talvez exagerado - os jogadores de futebol trabalham cerca de 10 horas semanais, mais o tempo dos respectivos jogos oficiais.

É manifestamente pouco. Claro que para se trabalhar bem e com qualidade, não é necessário que os atletas entrem nos Centros de Treino às 8h00 e apenas os abandonem às 19h00, com intervalo para almoço. Também é descabido pensar que, durante todo esse tempo, estivessem a ensaiar uma qualquer jogada de laboratório ou a correr desalmadamente atrás da bola.

Treinar não significa obrigatoriamente calçar as botas e correr durante horas a fio. Há muitas formas de treinar. Uma delas e pouco utilizada em Portugal, é simplesmente reunir o grupo à volta de uma televisão, onde se analisa e estuda o adversário ao pormenor, para que no Domingo, tudo saia mais fácil e a vitória fique mais perto.

Voltando ao presidente do Benfica, não só compreendo e concordo com as suas palavras, como entendo a sua preocupação, num ano em que o clube fez um esforço financeiro enorme, para dotar o grupo de trabalho das melhores condições.


FOTO:LUSA

As tretas da candidatura ao Mundial


As Federações de Futebol de Portugal e Espanha assinaram, nesta segunda-feira, o protocolo de candidatura conjunta aos Mundiais de 2018 e 2022. O processo está em andamento e, muito provavelmente, já nada o fará parar. A meu ver esta candidatura é um erro e está envolta numa série de tretas, que os senhores do nosso futebol e da nossa política nos andam a contar.

É falso que, uma vez que Portugal já construiu uma série de Estádios para a realização do Euro 2004, não terá que ser feito investimento nesta área. E é falso por dois motivos. Primeiro porque, segundo as exigências da Fifa, só serão considerados Estádios com capacidade para 40 mil espectadores. Ou seja, em Portugal, apenas a Luz, Alvalade e o Dragão, são hipóteses para receber partidas do Mundial. Há sempre a possibilidade de se construir mais um, ou outro Estádio, mas onde será que vão fazer mais elefantes brancos? Será que vão fazer um estádio em Bragança, na Guarda ou em Portalegre para 40000 pessoas sem qualquer uso, como fizeram no Algarve, em Leiria e Aveiro.

Isto sem esquecer que em 2018/22, os actuais Estádios já vão necessitar de alguns melhoramentos e tudo isso custará dinheiro. O nosso dinheiro. Por isso, entendo que esse investimento seria melhor empregue a desenvolver o país noutro sentido.

Por exemplo? Evitando a desertificação do interior e o consequente fecho de hospitais, escolas, e serviços de apoio do estado. Um investimento que fizesse com que a nossa agricultura não estivesse a ser entregue aos espanhóis, ou que ajudasse a melhorar o nosso sector das pescas, para que os mesmos espanhóis não invadam a nossa costa, levando o peixe que depois nós lhes vamos comprar.

Isto para não dizer que, em termos turísticos, o retorno não justificará o investimento. Com apenas três Estádios disponíveis, Portugal irá receber um baixa quantidade de jogos, o que se traduzirá, numa baixa quantidade de turistas.

Mas, como sempre, a malta não quer nada saber da crise, o que importa é que possamos afogar as mágoas durante um mês com o futebol e depois, logo se vê...


FOTO:REUTERS

Chamem a polícia ou a Prosegur


O Belenenses recebe no próximo fim-de-semana o Benfica em partida da Liga Sagres, pelo que aproveito desde já para aconselhar os dirigentes do emblema do Restelo a chamarem a polícia, ou a Prosegur, não para prestarem a normal segurança em torno dos espectáculo, mas para que possam evitar que os «azuis» sejam roubados.

Isto, porque depois do Benfica de ter sido escandalosamente beneficiado pela arbitragem nos encontros com o Guimarães (Taça da Liga), o Sp. Braga (Liga Sagres) e o próprio Belenenses (Taça da Liga), parece que os árbitros perderam de vez a vergonha e, não vá o diabo tecê-las, é melhor prevenir que remediar.

Já se sabe que os árbitros em Portugal são por natureza fracos e incompetentes, mas nos últimos jogos do Benfica temos assistido a coisas surreais, com os juízes a terem influência directa nos resultados.

Curiosamente, tudo começou após o Benfica-Nacional, partida na qual o árbitro Pedro Henriques anulou - quanto a mim bem, mas isso nem é o mais importante como verão em seguida - um golo a Cardozo obtido em cima do minuto 90, o que motivou largos protestos dos dirigentes encarnados.

A diferença entre este lance e aqueles em que o Benfica foi beneficiado nos jogos supracitados é apenas uma. O golo anulado por Pedro Henriques é num lance tão difícil de analisar, que ainda hoje não existe consenso e logo fica o beneficio da dúvida para o juiz. Já quanto ao penálti não assinalado em Guimarães, a favor do Vitória; quanto ao golo de David Luiz em fora-de-jogo e penálti cometido por Luizão diante do Braga e legalidade do golo do Belenenses na partida de ontem, não fica qualquer dúvida.

Outra coisa que não deixa dúvidas é que (para alguns) berrar compensa, mesmo que sem razão.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Feito?


De acordo com o site árabe Arabian Business, que foi a primeira publicação a anunciar no ano passado a compra do Manchester City por um grupo de investimentos, Kaká já é jogador do clube inglês. Por enquanto, nem o Milan, Kaká e o próprio Manchester City – por intermédio do seu site oficial - confirmaram o negócio.

Ibra faz do guarda-redes do Génova... uma cabaça

Foi ontem em partida da Taça de Itália, na qual o Inter de José Mourinho, Quaresma e Figo venceu o Génova por 3-1. Ibrahimovic faz uma maldade de todo tamanho ao guardião adversário. Este merecia, mais do que Kaká, estar entre os cinco melhores do mundo.
Fica o vídeo, porque por palavras é muito difícil explicar...


quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Obsceno


A direcção do Manchester City apresentou uma proposta de 134 milhões de euros aos italianos do AC Milan pela compra da totalidade do passe de Kaká. Desta feita o clube italiano não teve outro remédio e terá autorizado hoje o brasileiro a negociar directamente com os ingleses. Neste momento o negócio parece estar iminente.

Numa altura de grave crise económica, em que milhares de pessoas perdem o emprego todos os dias, os negócios do futebol parecem estar, afinal, de boa saúde. Poderemos estar mesmo perante aquela que será a mais cara transferência da história do futebol mundial, superando a verba - pouco mais de 70 milhões de euros - que o Rela Madrid pagou à Juventus para ter Zidane.

Uma verdadeira obscenidade...


FOTO: DR

O adeus esperado de Faquirá


Daúto Faquirá já não é treinador do Vitória de Setúbal. A direcção do clube sadino decidiu rescindir com o técnico após o jogo de ontem com a Académica, para a Taça da Liga, que o Vitória perdeu por 2-1. Entretanto, Carlos Cardoso - o eterno bombeiro do Sado - aceitou, a nível transitório, assumir o comando técnico até que seja encontrada um alternativa.

A decisão da direcção do Vitória não me surpreende, uma vez que a equipa se tem mostrado algo descrente e apática nos últimos encontros. Nunca fui admirado de Faquirá. Penso que se trata de um técnico resultadista e que pensa primeiro em não perder e só depois em ganhar.

Treinar na Liga, apesar de tudo, não é o mesmo que treinar o Odivelas ou o Barreirense nos distritais e nas divisões secundárias e Daúto ainda não me convenceu enquanto técnico.
FOTO: DR

Em semana de roubos, olha mais outro!


A Liga Portuguesa de Futebol Profissional ainda não entregou o troféu referente à conquista do campeonato da época passada ao FC Porto. Pinto da Costa lamentou esse facto em entrevista à revista Tribuna Douro: "O FC Porto ganhou o campeonato em Maio. A Federação entregou-nos a taça logo no final da época, mas a Liga ainda não entregou a taça. Nem nos diz para ir lá buscá-la, nem nos manda! Tive de escrever ao Secretário de Estado do Desporto, Dr. Laurentino Dias, a pedir a sua intervenção para que a Liga nos entregue aquilo que é nosso: a taça que foi ganha com vinte pontos de avanço".

Embora menos prejudicial este é o terceiro roubo a que assistimos no futebol português esta semana. Depois do Braga ter sido roubado na Luz pela arbitragem, tendo o mesmo sucedido ontem em Vila do Conde ao Rio Ave diante do Sporting, agora é a Liga quem parece querer roubar o troféu aos tricampeões nacionais.

A Liga desculpa-se dizendo que o FC Porto deve indicar um dia para receber o troféu, mas diz que disse à parte, porque não se faz como em Inglaterra, onde o campeão recebe o troféu na última jornada da época que acaba de conquistar?

Ainda tinha espaço no FC Porto


O lateral eslovaco Marek Cech, que foi comprado pelo WBA de Inglaterra ao FC Porto no último verão, por 1,7 milhões de euros, está de saída do emblema britânico, com a falta de oportunidades motivarem nova transferência. Tony Mowbray, treinador do WBA, já terá dito à BBC que está disposto a prescindir do defesa, que tem assim porta aberta para deixar o clube.

Esta notícia não deixa de ser curiosa. O FC Porto tem passado os últimos anos à procura de um defesa-esquerdo que lhe garanta segurança defensiva e eficácia no apoio ao ataque, tendo o eslovaco sido o melhor que conseguiu. Cech tem ainda a vantagem de poder alinhar no meio-campo, como tantas vezes aconteceu no Dragão.

É minha convicção que, olhando para as opções que Jesualdo tem, Cissokho incluído, o internacional eslovaco ainda teria espaço no FC Porto. Que tal um empréstimo?
FOTO: AP/SIMON DAWSON

Di María só joga para a Argentina

Di María é daqueles casos de sucesso que me custa a compreender. Desde o interesse do Real Madrid, que estaria disposto a largar 20 milhões de euros na Luz para levar o argentino, até ao facto de ser apontado como uma das maiores promessas do futebol mundial, diz-se um pouco de tudo do extremo do Benfica, que parece ter uma óptima imprensa.
Contudo, a minha opinião é que Di María não passa de um miúdo com talento, que está a desperdiçar a sua passagem pelo Benfica, onde nunca se conseguiu afirmar como indiscutível. Na verdade, com a camisola encarnada, Di María pouco mostrou.
O mesmo não se pode dizer quando é chamado a representar a selecção argentina. Aí sim, Di María é um jogador que vale fácil, fácil 20 milhões de euros, cotando-se claramente como uma grande esperança. Di Maria só joga para a Argentina e foi precisamente isso que aconteceu ontem.
Aquele fantástico golo, onde mostra categoria e uma habilidade técnica acima da média surgiu, porque o extremo estava a pensar numa eventual chamada à equipa principal da Argentina e queria mostrar-se a Maradona. Na sua cabeça só dava Argentina mas, por acaso, tinha a camisola do Benfica vestida.


Cuidado Makukula: Quem muito escolhe pouco acerta


Afinal, Ariza Makukula não vai para o West Bromwich Albion de Inglaterra. O avançado explicou ao Maisfutebol o motivo da sua recusa em jogar no clube: "Primeiro queria ver como estava o contrato. O treinador era simpático, a organização do clube boa, mas penso que não é um projecto para mim".

Makukula não o diz, mas creio que a nega do jogador está ligada à fraca prestação que o WBA tem vindo a fazer na Liga Inglesa, onde ocupa o último lugar. Ou então, terá recebido uma proposta mais aliciante, o que legitima a posição do ainda jogador do Benfica.

Porém, acredito que Makukula comete um erro se não for jogar para o futebol inglês, onde as suas características encaixam perfeitamente. Já o disse anteriormente, o português já mostrou algumas coisas interessantes, mas nunca será jogador para uma equipa de topo e que lute por títulos.

Certa é a saída do Benfica durante esta reabertura do mercado, conforme disse o próprio ao Maisfutebol: "É certo que vou sair do Benfica. Serei emprestado ou vendido". Provavelmente Makukula não lê este blog, mas se por acaso eu estiver enganado, fica o conselho: Cuidado, porque quem muito escolhe, pouco acerta...
FOTO: AP/Daniel Roland

Criminalidade aumenta

Não é só na sociedade portuguesa que a criminalidade tem vindo a aumentar nos últimos anos. No nosso futebol ela está claramente a atingir proporções nunca vista, sobretudo a de índole mais violenta.
Depois do Sporting de Braga ter sido claramente roubado na Luz, foi o Rio Ave quem foi autênticamente assaltado no seu Estádio, por um fiscal de linha que não conseguiu ver que Vukcevic estava em fora-de-jogo no lance que dá o golo ao Sporting.
No final da partida da Luz, o técnico bracarense disse que David Luiz estava 3 metros em fora-de-jogo, num protesto de algum exagero. Mas ontem, o montenegrino do Sporting estava pelo menos 4 metros para além do último defensor do Rio Ave, mas o assistente de Jorge Sousa não viu. Ora se um árbitro assistente não consegue descortinar um lance tão simples e de fácil avaliação, simplesmente não pode voltar a ser chamado para arbitrar qualquer jogo de futebol.
As imagens são de interpretação mais do que pacífica...


quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Um jogo que ninguém viu


O Nacional bateu hoje o FC Porto por 2-1 em partida da Taça da Liga disputada debaixo de um intenso nevoeiro. Não queria estar na pele do editor da Sportv que transmitiu um jogo que ninguém viu.

Nem sequer os técnicos que estão junto às quatro linhas conseguiram ter visibilidade para fazer uma análise pormenorizada, conforme se pode perceber pelas suas próprias declarações.

Manuel Machado disse: "O espectáculo se calhar até foi bom, mas não foi visível. Admito que isso tenha dificultado a acção dos jogadores, que não tiveram a visibilidade normal".
Jesualdo Ferreira acompanhou o colega: "Não vi o jogo, não faço ideia. Acho que não havia grandes condições para se realizar o jogo, tenho de compreender que para a calendarização era importante realizar-se o jogo. De qualquer forma, temos mais um jogo pela frente e queremos garantir o apuramento. Quando a uma eventual paragem do jogo, faz parte das atribuições do árbitro. Não tenho grandes imagens para me pronunciar o encontro".

Destas palavras podemos tirar uma conclusão muito simples: ninguém percebeu porque raio este jogo não foi adiado. E eu também não...

Esclarecimento

Tem sido sugerido nas caixas de comentários dos textos relativos à eleição de Cristiano Ronaldo como Melhor Jogador do Mundo pela FIFA, nomeadamente neste, onde é feita uma análise da votação, que o seleccionador do Burkina Faso, o português Paulo Duarte, não votou em Cristiano Ronaldo por estar impedido de o fazer pelos regulamentos, uma vez que o jogador é compatriota do técnico.
Tal não é verdade. Para a eleição do FIFA World Player, a FIFA não permite que um seleccionador ou capitão vote em alguém da mesma equipa, mas isso não impediu que Ronaldo tivesse alguma ajuda de compatriotas.
Isto porque Tunísia, Jordânia, Lituânia e Vietname têm seleccionadores portugueses. Humberto Coelho, Nelo Vingada, José Couceiro e Henrique Calisto estiveram entre os 136 votos que o jogador português recebeu para o primeiro lugar. Só Paulo Duarte, seleccionador do Burkina Faso, é que escolheu Kaká, não atribuindo qualquer voto a Ronaldo, alegadamente por ter entendido que não podia votar no compatriota.
A FIFA impede sim que o seleccionador de determinado país, vote num jogador dessa nacionalidade. Ou seja, se Scolari ainda fosse o responsável técnico de Portugal, não poderia votar em CR7, mas poderia ter eleito um compatriota, como por exemplo Kaká.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Chama a isto reforçar Emílio Macedo?


O Vitória de Guimarães continua muito activo no mercado de Inverno, depois do presidente Emílio Macedo ter anunciado no mês passado, que a direcção iria proceder à contratação de cinco reforços.

O primeiro a chegar foi o médio Custódio, proveniente do Dínamo de Moscovo, onde esteve nas últimas duas épocas. É de facto um bom jogador e que pode dar mais consistência defensiva ao meio-campo do Vitória, porém, há um enorme problema. O jogador esteve dois anos «encostado» na Rússia onde nunca se afirmou como opção válida, para além de chegar a Portugal sem as condições físicas ideais para «pegar de estaca» na equipa de Cajuda.

Seguiu-se a contratação do avançado angolano, Santana Carlos. Pelas indicações que conseguiu recolher, é de facto um atacante de bom nível e com capacidade goleadora, mas que certamente precisará de tempo para se adaptar ao futebol português, muito diferente, sobretudo em termos defensivo, do africano.

O terceiro foi o brasileiro Gustavo Lazzaretti. Deste defesa-central tenho pouco conhecimento, mas se era titular do Atlético Paranaense, equipa que apesar de ter ficado apenas no 13º lugar do Brasileirão, costuma ser das mais fortes do Brasil.

Hoje chegou à cidade berço mais um atacante. Trata-se de Cícero, que também estava a jogar na Rússia, ao serviço do Dínamo de Moscovo. Mais um que falhou a aposta feita a Leste, onde nunca se impôs, regressando a Portugal numa altura em que atravessa a pior fase da carreira.

Resumindo, dos cinco reforços prometidos chegaram até ao momento quatro e a conclusão não podia ser mais simples. Manuel Cajuda vai ter muito que trabalhar para integrar estas novas opções na primeira equipa. Sobretudo nos casos de Custódio e Cícero.

Entretanto, o Vitória confirmou hoje a saída do camaronês Momha, que foi negociado com os turcos do Gençlerbirliği. O lateral-esquerdo, que também jogava como extremo, ou mesmo a meio-campo, era um dos melhores jogadores deste Vitória de Guimarães e certamente vai fazer muita falta a Manuel Cajuda.

Ou seja, o treinador recebeu até agora quatro incertezas e vê sair um dos seus jogadores mais influentes. É caso para questionar: Chama a isto reforçar Emílio Macedo?
FOTO:DR

A (estranha) rescisão de Leo


Léo já não é jogador do Benfica. A SAD encarnada anunciou nesta terça-feira, através do site oficial, que o contrato com o jogador brasileiro foi rescindido, por mútuo acordo.

O Benfica perde assim um dos seus melhores jogadores dos últimos anos - embora Quique Flores pense de maneira diferente - e o único lateral-esquerdo de grande valor do futebol nacional.

A saída do brasileiro começou a precipitar-se em Outubro passado, altura em que o pai, Jarbas Bastos, de 76 anos, sofreu um acidente vascular cerebral, facto que motivou a ida de Léo para o Brasil, tendo regressado apenas ontem, para rescindir o vinculo com o Benfica.

Na época, o emblema da Luz, através de Rui Costa, prestou todo o apoio ao jogador, facto que é de louva. Porém, que se saiba, o Benfica não é, nem pode ser, uma instituição de caridade, ao ponto de perder um dos seus maiores activos, depois de toda a polémica a que assistimos no Verão, com o renova e não renova.

Não coloco em causa os problemas familiares do atleta, nem a boa vontade do clube em todo processo, mas julgo que a explicação para o abandono de Léo, estará noutros factores, como por exemplo, no facto de Quique ter deixado bem claro que o brasileiro seria segunda ou terceira escolha para a lateral-esquerda encarnada.


FOTO:REUTERS

Queiroz e Nuno Gomes: Que raio de escolhas!


Na sua votação para a eleição do Melhor Jogador do Mundo, tanto o seleccionador nacional, Carlos Queiroz, como o capitão, Nuno Gomes, apresentam umas escolhas algo estranhas... ou se calhar nem tanto!

Nuno Gomes optou por nomear três avançados: Nistelrooij; Drogba e Eto'o. Já Carlos Queiroz escolheu Xavi, Kaká e Ibrahimovic. Que raio de escolhas! Desde logo fica no ar pergunta: Não terão visto jogar Messi? É que se Ronaldo não tem feito uma época fabulosa a todos os níveis, não tenho dúvidas que o argentino seria o escolhido para ser Melhor do Mundo.

A única forma de ficar tranquilo e com a certeza de que, quer o seleccionador, que o capitão da equipa de todos nós, percebem um pouco que seja de futebol, é interpretar estas escolhas como uma forma de proteger Cristiano Ronaldo, não atribuindo votos aos seus principais adversários (Messi e Torres) potenciando assim a sua eleição.

Mas isso, só eles saberão...
FOTO:REUTERS

Votos estranhos na eleição do melhor do mundo


Depois de uma leitura atenta da lista de votos, para a eleição do Melhor Jogador do Mundo em 2008, conquistada por Cristiano Ronaldo, retiro algumas constatações que importa registar.
Desde logo, percebemos que a fama de Ronaldo não chegou, ainda, a todos os cantos do Mundo, sobretudo aos mais recônditos.

No total, 10 países não atribuíram qualquer voto ao português. A saber: Belize; Burkina Faso; Taipé; Republica Dominicana; Grécia; Quirguistão; Peru; Sri Lanka; Uruguai e Uzbequistão. Destes salta à vista o Burkina Faso, que tem como seleccionador nacional o português Paulo Duarte, que em vez da escolha lógica em CR7, optou por nomear Kaká, Drogba e Messi. Temos ainda aquilo que considero de (mais um) gozo dos gregos. Nem o capitão Basinas, nem o técnico Rehhagel deram qualquer voto a Ronaldo. Têm piada estes gregos! Se olharmos para o que foi a votação do Quirguistão, vemos que o seleccionador Anarbeck não votou em Ronaldo, mas conseguiu escolher Arshavin. Vá lá entender-se porquê? No Sri Lanka, não sei que raio de futebol passará por lá, mas tanto o capitão Maduranga, como o seleccionador Jang Jung, elegeram o médio alemão, Ballack! Do Uruguai veio mais uma mão cheia de nada para Ronaldo, mas o técnico Tabarez teve a audácia de reparar, no que poucos viram: que Villa fez mais que CR7 em 2008!

Destaque ainda para o voto do capitão do seleccionado da ilha de Santa Lucia, Valcin, que conseguir enviar para a FIFA dois votos inválidos - os dois primeiros - e no terceiro lá conseguiu eleger Casillas. Para o capitão da Tanzânia, Ronaldo não foi o melhor em 2008, já o mesmo não se pode dizer de Iniesta! Na Tunísia, o capitão da equipa local também não gostou muito de Ronaldo, mas parece ter adorado a prestação de Ribéry!

Voltando aos seleccionadores, vemos que o técnico de Moçambique, o senhor Nooij, também não elegeu Ronaldo, mas votou em Nistelrooij! Na Namíbia, Saintfiet dispensou Cristiano, para eleger Adebayor, critério também seguido pelos técnicos da Holanda e da Costa Rica! Em Singapura, um tal de Avramovic - não confundir com o dono do Chelsea - preferiu Fabregas ao português! Otmar Hitzfeld, seleccionador suíço, também não quis CR7, preferiu o ex-pupilo Ribéry - será coincidência (?) -, sendo seguido no raciocínio pelo técnico da Albânia! Já o holandês que treina a Rússia, Gus Hiddink, trocou o português por Gerrard, tendo sido imitado pelos técnicos de Chipre, de Hong Kong e da Coreia do Sul! Curiosa é também a votação do francês Domenech - o que este senhor me irrita (!) - que decidiu preterir Ronaldo, para apoiar a eleição de Arshavin, medida seguida ainda pelo técnico do Cazaquistão! Nas Honduras e na Republica Checa, os seleccionadores locais optaram por Iniesta, em vez de Ronaldo! A fechar esta sequência de votos estranhos está o seleccionador da Hungria que, para apoiar o sueco Ibrahimovic, dispensou o voto em CR7!

É certo, que a liberdade de escolha e de expressão, de todos estes intervenientes no processo de eleição do Melhor Jogador do Mundo não pode ser posta em causa, mas há, de facto, alguns votos muito estranhos. Alguns percebe-se que se trata de favorecer compatriotas - o que até nem é criticável -, mas outros há em que fica a sensação que não deverão ter visto Cristiano Ronaldo jogar em 2008. Para esses fica o vídeo dos melhores golos de CR7 em 2007/08...
FOTO: REUTERS



Descubra as diferenças


Duas fotos, o mesmo interprete, jogos diferentes, situações semelhantes. A de cima foi tirada no encontro com o Trofense, a de baixo, na partida com o Marítimo. Ambos os jogos foram disputados no Estádio do Dragão e terminaram com empate a zero. A ilustração perfeita do que se passou nos dois desafios: uma exasperante falta de pontaria dos atacantes portistas, Lisandro incluído.



FOTOS: AFP e AP/Paulo Duarte

Mantorras: Foi-se o jogador ficou o embaixador


O avançado Pedro Mantorras foi um dos maiores talentos que passou pelo Benfica nos últimos anos. Apesar do ar franzino, a técnica individual, a velocidade, a finta curta e espontaneidade de remate fizeram dele uma das principais esperanças do Benfica.

Porém, a lesão no joelho foi fatal e acabou por desaparecer, assassinado pelo departamento médio do próprio clube. Mantorras não o assume, mas a verdade é que já mais voltará a ter lugar na equipa. Resta-lhe a memória e o facto de poder gabar-se de ter sido pedra influente no último título nacional conquistado pelo emblema da Luz.

Nesta segunda-feira, Mantorras voltou a garantir que é um jogador activo e afirmou que pode fazer parte das opções de Quique a qualquer momento: "As coisas não estão a correr bem, mas estou a trabalhar. Sou um jogador activo do Benfica embora haja quem pense que não. Quem sabe se já no próximo sábado não volto a jogar".

Estas declarações foram feitas em Cabo Verde, na companhia do presidente Luís Filipe Vieira e de Eusébio, onde está a ajudar a promover a marca Benfica. Mantorras já tinha viajado para Newark (Estados Unidos) e para a Guiné-Bissau, em representação do clube.

Para o Benfica, e acredito que para o próprio Mantorras, está claro que o jogador já se foi e que é tempo de aproveitar a empatia que este criou com os adeptos, bem como a reputação que tem em África para ajudar a promover o clube.

Mantorras é agora uma espécie de embaixador do Benfica, mas que será do angolano quando Vieira abandonar a presidência e deixar sozinho o «afilhado»? Será esquecido pelos responsáveis do clube e votado ao abandono?

Esperemos que não, a bem da dignidade do homem, que um dia Vieira prometeu vender por 20 milhões de contos, equivalente a 100 milhões de euros.

FOTO: REUTERS

Cissokho resolve?

Na nova sondagem do Chuto de Letra queremos saber a opinião dos leitores sobre a mais recentemente contratação FC Porto, o lateral-esquerdo Aly Cissokho. Será que Cissokho vai ser capaz de resolver os problemas do FC Porto na lateral-esquerda?
Participem!!

Leitores esperavam mais de Aimar...e eu também


Fechou hoje mais um sondagem do Chuto de Letra. Desta vez perguntamos aos leitores qual dos três (Rodriguez, Rochemback e Aimar) justificou menos a sua contratação.

Sem surpresa e com o meu voto, o eleito foi Pablo Aimar com um total de 19 votos (67 por cento), seguido por Rochemback com 5 votos (17 por cento) e por Rodriguez com 4 (14 por cento).

Apesar de reconhecer que Pablo Aimar já não é, aos 29 anos, o jogador que passou pelo Valência, confesso que esperava algo mais do argentino. Desde logo que fizesse regularmente dois jogos seguidos e que neles fosse mais influente. Pelo ordenado que ganha e pelo preço que o Benfica pagou pelo seu passe, uma assistência a cada três jogos era o mínimo que se exigia e já agora um golito ou outro não ficava mal.

A ver se na segunda metade da época o argentino sobe de produção e consegue fugir ao rótulo de flop que ameaça ficar colado à sua passagem por Portugal.
FOTO: REUTERS

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Finalmente a tranquilidade


Primeiro foi o caso Stojkovic, depois veio Moutinho dizer que queria sair, seguiu-se novo caso, desta feita com Vukcevic, veio então a alegada pressão de Veloso e Yanick para jogarem em determinadas posições, pelo meio alguns resultados e exibições menos conseguidos, com elas as criticas a Paulo Bento, a seguir o presidente diz que vai embora, mas a verdade, é que no meio de tudo isto, a tão famosa tranquilidade chegou mesmo a Alvalade.

Cinco vitórias e um empate nas últimas seis jornadas e um inédito apuramento para os oitavos da «Champions» deram confiança à equipa e colocaram-na na liderança a par do Benfica. Sem se dar muito por ela a formação do Sporting está mesmo na luta pela conquista do título, embora para mim, continue a faltar estaleca nos momentos decisivos.

Aquela chama, ou garra se quiserem, que faz as grandes equipas ainda não foi vista em Alvalade, mas a verdade é que, neste momento, é a equipa mais estável de Portugal. Quem diria?
FOTO: REUTERS

Agora é que dava jeito FC Porto


O Atlético de Madrid adversário do FC Porto nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, atravessa uma crise de resultados, tendo saído derrotado dos últimos três jogos.

A falta de resultados no campo está também a gerar várias sub-crises, com os adeptos a pedirem (outra vez) a cabeça do técnico Javier Aguirre e os jogadores a criticarem tomadas de atitude do presidente Enrique Cerezo, que passa a vida a falar mal deles na comunicação social.

O confronto ente espanhóis e portugueses está para breve, mas ao FC Porto dava jeito que fosse já amanhã.
FOTO:AFP

Makukula no devido lugar


O Benfica anunciou o empréstimo de Makukula, até final da época, ao West Bromwich Albion, de Inglaterra, que fica com opção de compra do passe no final da temporada. O português deixa o Benfica um ano depois de ter sido contratado e com um pecúlio fraco: oito jogos oficiais, com dois golos apontados.

A noticia não pode espantar ninguém, uma vez que o atleta nascido no Congo não tem categoria para jogar num grande de Portugal. Makukula pode ser uma boa opção para clubes de segunda linha, como o Braga, Guimarães ou Marítimo, mas nunca será solução para uma equipa que quer lutar por títulos.

Em Inglatera, Makukula estará onde deve estar. Poderoso fisicamente e forte no jogo aéreo, encaixa que nem uma luva no típico futebol inglês praticado pelo WBA. Dúvidas há é se o emblema inglês estará disposto a pagar os mesmos 3,5 milhões de euros que o Benfica pagou ao Sevilha. Isto para não falar na absurda clausula de rescisão de 40 milhões de euros!
FOTO: REUTERS

CR7: Trabalhar compensa


Cristiano Ronaldo foi eleito melhor jogador do mundo em 2008 pela FIFA. O anúncio foi hoje feito por Pelé, em Zurique. Depois de um 2008 perfeito, onde venceu a Bola de Ouro, a Bota de Ouro, o FIFA World Player of the Year, o World Soccer Award e a nomeação para o Onze de Ouro, igualando deste modo o feito do brasileiro Ronaldo, o português viu todo o seu trabalho ser recompensado.

E trabalho é algo de que temos que falar quando avaliamos Cristiano Ronaldo. Não é certamente o melhor do mundo em termos de genialidade - esse título pertence a Messi -, mas não tenho dúvidas de que em 2008 Ronaldo foi o melhor do mundo e que é o jogador mais poderoso - se calhar de sempre - do futebol mundial.

Ronaldo tem velocidade, técnica, capacidade goleadora, é forte no jogo aéreo, faz assistências, é bom tacticamente e sabe defender, quando necessário. Por tudo isto penso que é o jogador mais poderoso do futebol mundial e só o é, porque desde tenra idade trabalhou para o ser, mesmo quando era suplente na formação do Sporting ou nas selecções jovens.

Aos 23 anos, Cristiano poderá ainda fazer 9/10 épocas em grande nível, mas vai ter de continuar a fazer o de sempre, trabalhar, porque sem trabalho, Ronaldo certamente não passará de um grande jogador e nunca será elevado a Rei do futebol, como foram Pelé e Maradona.

Dar a Portugal um título europeu ou mundial também será necessário para que daqui por 50 anos ainda falemos da marca que CR7 deixou no futebol mundial.
FOTO:AFP

domingo, 11 de janeiro de 2009

Roubo na Luz


Há dias alertei para a forma como a equipa do Sporting de Braga vem evoluindo no campeonato. Depois de um início menos positivo, os homens de Jorge Jesus estavam finalmente a produzir tudo o que deles se espera e chegaram-se à frente da classificação, com possibilidades de discutir algo mais que o simples apuramento para a Taça UEFA.

Se há equipa que pode perturbar e até desarmar completamente os grandes na luta pelo título é, de facto, o Sp. Braga, conforme ficou provado hoje na Luz. Os minhotos jogaram melhor e não mereciam ter perdido, sobretudo daquela forma.

Ao contrário do que diz Jorge Jesus, David Luiz não estava 3 metros em fora-de-jogo, mas estava pelo menos 1 metro e qualquer coisa. A equipa de arbitragem não viu o lance desta forma e assim se afastou mais um incómodo no futebol português.

Tem razão o técnico Jorge Jesus no veemente protesto que deixou na conferência de imprensa, embora tal lhe vá valer uma multa e, quem sabe, uma suspensão.
FOTO: REUTERS