terça-feira, 31 de março de 2009

Outra vez Sir Alex!


Alex Ferguson parece estar convencido que já eliminou o FC Porto da Liga dos Campeões. O técnico do Manchester considera o Barcelona o principal rival na luta pela «Champions» deste ano.

Em entrevista à revista oficial do clube inglês, o treinador do actual campeão europeu fala já das ameaças ao seu reinado, prevendo um confronto com o Barcelona na final, desvalorizando, de certa forma, as duas partidas que irá disputar com o tricampeão nacional.

É certo que as hipóteses do FC Porto seguir em frente são diminutas, mas também o eram em 2004, quando Sir Alex cometeu o mesmo erro ao desprezar a equipa de Mourinho, quando afirmou que o FC Porto comprava títulos no Continente.

Da última vez deu-se mal e parece não ter aprendido a lição é que, às vezes, a história repete-se senhor Alex!

FOTO: AP

segunda-feira, 30 de março de 2009

Que grande galo

O guarda-redes da selecção polaca deu um frango monumental no encontro do passado fim-de-semana diante da Irlanda do norte, condenando a equipa à derrota por 3-2, diante de um adversário teoricamente inferior. Apesar de se tratar de um «frango», creio que o que teve Boruc foi na verdade um grande galo. Como poderão ver nas imagens, o guarda-redes é traído por um ressalto da bola no relvado. Porém, o pesadelo do guardião não acabou aqui. "Informei-o honesta e abertamente de que não conto mais com ele e não precisa de preparar o jogo com San Marino", as palavras são do técnico Leo Beenhakker.
Digam lá se isto não é mesmo um galo dos diabos.


Nova sondagem

Depois do empate frente à Suécia, a campanha da Selecção Nacional voltou a estar na berlinda embora pelos piores motivos. Sendo certo que Portugal só estará no Mundial se vencer todos os restantes jogos até final da qualificação, a questão que deixo é precisamente essa: Conseguirá a Selecção vencer todos os jogos até final do apuramento para o Mundial? Não quero saber se acreditam que vamos ao Mundial, pois mesmo vencendo esse cinco jogos, tal pode não ser suficiente para marcar presença em África.

domingo, 29 de março de 2009

Por Carlos Queiroz


A Selecção Nacional empatou ontem a zero diante da Suécia e deu mais um tiro - de canhão - no pé rumo ao Mundial do próximo ano. Em cinco encontros ( meia qualificação), Portugal venceu apenas uma vez, perdeu outra e empatou por três vezes a zero.

Não é necessário tirar nenhum curso na China para perceber que o que falta a esta selecção são golos, ou alguém que os marque (lembro-me de Liedson). Diante da Dinamarca Portugal fez o melhor jogo desde o 2004, mereceu claramente vencer, mas perdeu por 3-2, sofrendo todos os golos nos minutos finais da contenda. Na Suécia obteve outro nulo, com uma exibição algo pálida e em que procurou sobretudo não perder, porque a divisão de pontos até era um bom resultado. Diante da Albânia, sem fazer um jogo fantástico, os jogadores lusos fizeram o suficiente para garantir os três pontos, mas voltaram a ser ineficazes.

Ontem, vimos basicamente mais do mesmo. Portugal praticou durante largos períodos da partida um futebol de levada qualidade, com boas trocas de bola e com o colectivo a funcionar, mas voltou a falhar nos últimos metros, não conseguindo fazer um golito que nos desse a vitória.
Contudo, este post não é propriamente sobre o jogo de ontem, mas antes sobre porque defendi, defendo e continuarei a defender a continuidade de Carlos Queiroz, mesmo que, como já aqui escrevi, Portugal fique a ver o Mundial pela T.V.

A parte mais visível do trabalho de qualquer seleccionador assenta basicamente em dois pilares. Um está relacionado com a escolha dos jogadores e outro consiste em coloca-los a praticar um futebol que garanta vitórias e que seja atractivo. Ao nível da escolha de jogadores penso que Queiroz tem acertado, embora se possa sempre discutir uma ou outra opção, mas penso que qualquer português que tivesse o trabalho do seleccionador não iria fugir muito aquilo que têm sido as suas opções.

No outro ponto considero que a equipa cresceu ao nível do futebol jogado desde que Carlos Queiroz assumiu o comando. Não só dá melhores espectáculos - excluindo a tragédia no Brasil, penso que Portugal não fez nenhum jogo que tivesse sido verdadeiramente mau - como tem criado melhores e mais oportunidades. Porém, os golos não aparecem por duas razões. Não aparecem porque a pontaria não tem sido a melhor e porque Portugal simplesmente não tem um «matador».

O trabalho de Carlos Queiroz consiste então em escolher um bom lote de jogadores e colocar a equipa a jogar bem, mas não lhe compete a ele fazer os golos. Não estou a culpar os jogadores pelos maus resultados. Acredito que simplesmente é futebol. Portugal só venceu um jogo neste apuramento mas podia ter vencido os cinco. Jogou o suficiente para o fazer. Não o fez e no futebol o que interessa são os resultados, mas não me parece que Queiroz seja sequer culpado disso.
Continuo a acreditar no projecto Queiroz e penso que, neste momento, em Portugal, não há uma melhor alternativa.

Se vamos estar no Mundial? Se vencermos os cinco encontros que faltam acredito que sim, mas um só deslize e é mesmo o adeus que muitos já anunciaram.

P.S. - Agora podem bater à vontade a caixa de comentários está, como sempre, aberta a todos.

FOTO:REUTERS

sexta-feira, 27 de março de 2009

Simplesmente Mário Jardel

A piada do ano


Durante a conferência de imprensa de antevisão do encontro de qualificação para o Mundial-2010, frente à Suécia, Cristiano Ronaldo deu finalmente uma resposta aos que - como eu - defendem que rende mais em Manchester do que com a camisola das quinas. Só que respondeu com aquilo que considero a piada do ano: "Se todos fizessem o que fiz, Portugal já era campeão do mundo", atirou o Melhor Jogador do Mundo.

Que Ronaldo diga que, em Inglaterra, o entrosamento com os companheiros, com quem trabalha todos os dias, seja maior, posso aceitar, embora tal não justifique que, na maioria das vezes em que representa Portugal, o seu rendimento não seja comparável. Mas dizer que se todos fizessem como ele já éramos campeões do mundo é uma frase infeliz.

Assim de repente lembro-me de vários jogadores que, pela selecção, já fizeram mais do que Cristiano Ronaldo. Figo, Rui Costa, Maniche, Nuno Gomes e bem «puxadinho» até Ricardo - naquelas decisões através das grandes penalidades - já fez mais pela nossa selecção do que CR7.
Ronaldo é um craque nos relvados, mas quando lhe colocam o microfone à frente, ou entra mosca, ou sai...

FOTO: REUTERS

quinta-feira, 26 de março de 2009

Lembram-se dele?


A péssima arbitragem de Lucílio Batista na final da Taça Cerveja Sem Gás acabou por retirar o brilho a quem mais o mereceu. Falo claro está do guarda-redes do Benfica, Quim. Defendeu três grandes penalidades e desempenhou o papel principal na conquista do primeiro troféu para os «encarnados» em quatro anos.

Foi herói e provou que «frangos» só os Grandes os dão. Ainda assustou num lance na primeira parte, mas recompôs-se e arrancou para uma exibição que o elevou a figura maior da conquista benfiquista. No final mereceu um abraço de Quique. Foi justo embora não se possa esquecer que foi ele quem o condenou ao banco.

Quero ainda frisar o profissionalismo do guarda-redes que, apesar de ter passado de indiscutível para segunda e às vezes terceira opção, nunca se lhe ouviu grandes manifestações de desagrado, embora e, como é natural, nenhum jogador goste de ficar de fora.

FOTO: REUTERS

Gordo, Velho e Lento

O Corinthians enfrentou ontem a Ponte Preta e partida do Campeonato Paulista e empatou a duas bolas, com os dois golos do «Timão» a serem apontados e fabricados por Ronaldo. Pode estar gordo, lento e até velho, mas dentro da área há muito poucos como ele no mundo. Desde que regressou ao Brasil para representar a equipa de São Paulo o Fenómeno já marcou por quatro vezes e tem levado a «torcida» à loucura com a sua genialidade.
Quem sabe nunca esquece fica o vídeo com os dois golos apontados ontem. Atentem sobretudo na movimentação de Ronaldo no segundo golo. É de craque e mesmo gordo, velho e lento eu não me importava de o ver por cá.


Leitores querem renovação de Jesualdo



Terminou hoje a última sondagem levada a cabo pelo Chuto de Letra, onde se perguntava aos leitores se Jesulado Ferreira devia, ou não, renovar contrato com o FC Porto. Num total de 32 participantes, 18 (56%) responderam que sim e 14 (43%) disseram que não.

Já aqui expliquei qual o meu ponto de vista em relação a esta questão, pelo que não me vou alongar muito sobre o tema. Digo apenas que a minha opinião é a de que o FC Porto já não pode crescer mais internamente, pelo que resta-lhe virar-se para a Europa e tentar entrar no restrito grupo da elite que marca constantemente presença nas meias-finais da Liga dos Campeões. Assim, entendo que Jesualdo não é o homem certo para levar por diante esta tarefa e, por isso, entendo que chegou a hora de abandonar o tricampeão nacional.

Quanto aos resultados da sondagem penso que podem ser vistos de duas maneiras. Primeiro, votaram sim aqueles que apreciam o trabalho de Jesualdo no FC Porto, que do ponto de vista dos resultados, é quase inatacável; segundo, votaram sim aqueles que sentem que Jesualdo não colhe a simpatia dos portistas facto que, volta e meia, é um elemento de desestabilização da vida no «Reino do Dragão».

FOTO:REUTERS

quarta-feira, 25 de março de 2009

Lembram-se dele?

No início deste mês coloquei aqui um golo fantástico marcado por Mascara, jogador do Catania, da Série A italiana, que no desafio diante do rival Palermo fez um golo do meio campo. Pois bem, na última semana, diante da Udinese, o mesmo Mascara voltou a fazer das suas. Não foi do meio campo, mas vale a pena dar uma olhadela.

Só ao estalo...

Bruno Pereirinha e Rui Pedro vão ficar de fora do jogo da selecção sub-21 frente à selecção da Madeira, por ordem de Carlos Queiroz. A notícia é avançada pelo Maisfutebol, depois de na partida de ontem diante da congénere de Cabo Verde, os dois jogadores terem feito o maior disparate de que há memória.

A determinada altura o árbitro assinalou uma grande penalidade aos 84 minutos, mas em vez de rematar directo à baliza, o jogador do Sporting deu um ligeiro toque na bola para a frente, para a entrada de Rui Pedro, mas um defesa caboverdiano estava atento e conseguiu fazer o corte.

Se ainda não viram, espreitem aqui... e riam-se!

terça-feira, 24 de março de 2009

Com ele o Calcio ganha outra vida

Zlatan Ibrahimovic voltou a fazer das suas na vitória do Inter sobre a Reggina, por 3-0. Além de ter convertido em golo uma grande penalidade que deu o 2-0, o sueco fez o terceiro tento da equipa de José Mourinho. E que tento. Só ele para nos fazer ver os jogos do enfadonho campeonato italiano.

Em Portugal dava para toda a semana

O vídeo que se segue reporta ao encontro da Série A do último fim-de-semana, que opôs o Inter de Milão ao Reggina, que os milaneses venceram, por 3-0. Nele poderão ver o primeiro golo da equipa de José Mourinho, apontado por Cambiasso aos 5 minutos de jogo.
Como se constata é muito difícil observar se o posicionamento do médio do Inter é legal ou não. O assistente mandou seguir o lance e a meu ver com razão. Mesmo que, com aquelas linhas que agora se colocam nas imagens, para que possamos ter a certeza do fora-de-jogo, se provasse que, por milímetros, Cambiasso estava em posição irregular, continuaria a defender a posição da equipa de arbitragem, porque em caso de dúvida, deve beneficiar-se quem ataca, tal como fizeram os italianos.
Não penso seque que este tipo de lances seja susceptível de ser considerado um «caso de arbitragem», uma vez que ninguém, poderá afirmar que Cambiasso estava em posição irregular. Em Itália, o assunto morreu no dia a seguir a ter começado, em Portugal dava, pelo menos, para toda a semana.

Então e agora...

... Ainda há quem defenda que Vítor Pereira não deve abandonar, quanto antes, a presidência da Comissão de Arbitragem?

domingo, 22 de março de 2009

Pedro Silva: Não é bonito, mas compreendo


O lateral-direito do Sporting, Pedro Silva, era o rosto maior da indignação leonina após a escandalosa arbitragem de Lucílio Batista. O jogador está envolvido no lance que resultou no penálti e na sua própria expulsão, que acabou por contribuir decisivamente para a derrota sportinguista.

Frases como: "Para que quero a medalha? Dêem-na a ele, a esse ladrão" ou "Toda a gente viu o que aconteceu. Em todos os jogos há polémica, em todos os jogos os árbitros erram e ninguém faz nada. Acho que alguém tem que tomar medidas. Perguntei-lhe quem assinalou e ele diz que não sabe? Então se ele é o árbitro por que assinalou? Isto é uma brincadeira. Não foi penálti. Que o meu filho morra se foi penálti"; não são bonitas e como profissional que é muito bem pago, Pedro Silva, deveria saber conter as suas emoções.

Contudo, por outro lado, compreendo o seu estado de espírito. O lateral do Sporting sentiu que a equipa de arbitragem andou a brincar com o seu esforço e com o dos seus colegas. Certamente já todos vivemos nas nossas vidas profissionais que estávamos a ser «roubados», embora de uma outra forma e ficamos naturalmente frustrados com isso.

Pedro Silva fez mal em reagir desta maneira, mas não transformem o jogador do Sporting no bode expiatório para abafarem um castigo que se pede (muito) pesado à actuação de Lucílio Batista.

FOTO:DR

Taça da Liga? Não sabe a nada... nem a mofo!


Sobre as polémicas em redor da final da Taça da Liga, que o Benfica conquistou, não me vou alongar muito porque, em meu entender, elas são tão óbvias e o trabalho de Lucílio Batista foi tão mau que é escusado tecer qualquer comentário. Assim, vou centrar este post na importância, ou falta dela, que foi para o Benfica conquistar o primeiro troféu dos últimos quatro anos.

Numa temporada em que a direcção comandada por Luís Filipe Vieira colocou Rui Costa à frente da equipa, o Benfica apostou claramente na reconquista do campeonato. Contratou nomes sonantes para a realidade do futebol português (Suazo, Reyes e Aimar), que pagos a peso de ouro lá aceitaram representar os encarnados. Para o comando técnico foi escolhido um dos mais conceituados técnicos da nova geração espanhola que, digo eu, deverá ser o treinador mais caro a actuar no nosso país.

Feitas as contas, o Benfica conquistou uma Taça da Liga, saiu precocemente das competições europeias e da Taça de Portugal e pode ver fugir mais um campeonato. Além disso, o futebol praticado pela equipa de Quique Flores não só não convence os adeptos (mas afinal em Alvalade e no Dragão o público também não anda satisfeito com os espectáculos), como ainda por cima não produz resultados satisfatórios, excluindo, claro está, a estrondosa vitória na Taça Cerveja Sem Gás.

Tive a oportunidade de acompanhar as incidências da partida de ontem ao lado do meu futuro sogro, um benfiquista convicto, mas que, à imagem de tantos outros, não ficou convencido quando lhe atiraram para os olhos as «estrelas» supracitadas e promessas de um Benfica à Benfica.

No final dos 90 minutos, e após ver o seu clube do coração conquistar o único título dos últimos quatro anos, reagiu assim: "Esta vitória na Taça da Liga não tem sabor nenhum... nem a mofo sabe!"

Estou em crer que este sentimento de frustração invade o coração da grande maioria dos benfiquistas, que andam fartos de ver o seu clube gastar milhões na construção de super-equipas, que tudo o que lhes consegue oferecer é umas insossas vitórias nas Taças da Liga.
Até quando irão os adeptos aguentar? E quando a água transbordar do copo, em que estado irá ficar o «Maior Clube do Mundo»?

FOTO: REUTERS

sexta-feira, 20 de março de 2009

Pelo menos há consciência


Joga-se amanhã a final da Taça Cerveja Sem Gás. Em campo estarão duas equipas sedentas pela vitória, que lhes pode aliviar um final de época que promete ser indigesto. Durante a ante-visão da partida efectuada hoje pelos técnicos, Paulo Bento e Quique Flores mostraram-se cientes de que não importa quem vai ganhar, mas sim quem vai perder (provavelmente) a última hipótese de conquistar algo esta época.

"O pensamento não é elogiar quem vai ganhar, mas massacrar quem vai perder", referiu o técnico leonino, pensando na constante designação deste troféu como salvação da época para uma das duas equipas. "Tal como disse o Paulo, penso que é uma mentalidade fraca para abordar uma final", reforçou Quique Flores.

A final da Taça da Liga vai entrar para a história do futebol mundial como a única competição onde ninguém está preocupado com quem a vai vencer, mas sim com quem vai ficar de mãos a abanar. É mais um tiro na já ferida (quase) de morte competição, mas neste caso, pelo menos, os intervenientes estão conscientes do que os espera.

Finalmente... Beto


Finalmente Carlos Queiróz convocou o Guarda Redes do Leixões, Beto. Sou um admirador confesso das capacidades deste guardião, apesar da baixa estatura, Beto é muito agil e tem uma excelente noção de baliza que lhe permite compensar a falta de centimetros.
Beto é convocado para a Selecção numa altura em que encaixou oito golos em apenas dois jogos, facto que prova que Queiróz tem plena confiança nas capacidades do Leixonense. E eu concordo, Beto é um excelente guarda redes e nos oito golos que sofreu, nao ficou mal visto em nenhum deles, até porque grande parte deveram-se a erros defensivos.
Por isso aqui fica a primeira de muitas convocatórias nas quais Beto verá o seu nome inscrito nos próximos anos.
Guarda-Redes:Daniel Fernandes (VFL Bochum 1848)Eduardo (SC Braga)Beto (Leixões SC)
Defesas:Bruno Alves (FC Porto)Gonçalo Brandão (AC Siena)Pepe (Real Madrid)Ricardo Carvalho (Chelsea FC)Nélson (Bétis Sevilha)Bosingwa (Chelsea FC)Rolando (FC Porto)
Médios:Deco (Chelsea FC)João Moutinho (Sporting CP)Maniche (Atletico Madrid)Raúl Meireles (FC Porto)Duda (Málaga CF)Tiago (Juventus FC)
Avançados:Danny (FC Zenit)Simão (Atlético Madrid)Hugo Almeida (Werder Bremen)Nani (Manchester Utd)Cristiano Ronaldo (Manchester Utd)
FOTO: AP PHOTO

Da última vez deu sorte


O FC Porto acaba de saber que vai defrontar o Manchester nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Quis a sorte que os dois emblemas com mais participações na competição lutassem entre si por um lugar nas meias-finais.

Com uma convicção quase Lapaliciana Jesualdo tinha avisado que os tricampeões nacionais iriam ter pela frente uma equipa inglesa. Acertou em cheio. A primeira partida terá lugar em Inglaterra, o que deixa sempre a hipótese de resolver tudo no Dragão. Pela frente está nada mais, nada menos que o detentor do troféu, liderado por Cristiano Ronaldo, o Melhor Jogador do Mundo, que conduz uma autêntica máquina de jogar futebol.

O Dragão vai aproveitar para rever o brasileiro Anderson, momento que vai certamente marcar o encontro da segunda-mão. Vai também rever o adversário que em 2004 lançou o FC Porto à conquista do título mais apetecido. Será hercúlea a tarefa dos portugueses, mas convém lembrar que, da última vez, até deu sorte.

FOTO:DR

Assim custa mais...


O Sporting de Braga foi ontem eliminado da Taça UEFA ao perder, em casa, com o PSG, por 1-0. Depois de ter criado várias oportunidades para chegar à vantagem a equipa de Jorge Jesus sucumbiu da forma mais inesperada: com um monumental frango de Eduardo.

Os bracarenses mereciam melhor sorte; o seu treinador, pela ousadia e pelo bom futebol que colocou os seus jogadores a jogar por essa Europa fora, merecia melhor sorte e Eduardo, que tantas vezes foi o primeiro pilar de sustentação da equipa merecia melhor sorte. Os «Deuses» não estiveram com a «Legião» minhota que nos deu a todos uma grande lição. É possível, com um treinador português e com um plantel bem escolhido e orientado e sem estrelas, ombrear-mos com os poderosos do velho Continente, mesmo que em termos financeiros estejamos num patamar bastante inferior.

FOTO: AP

quarta-feira, 18 de março de 2009

Renovar ou não renovar


E de repente tudo mudou. Jesualdo Ferreira técnico que levou o FC Porto a dois títulos nacionais - e que pode este ano conquistar um terceiro -; que venceu por duas vezes o seu grupo na Liga dos Campeões; que nessa competição apurou duas vezes a equipa para os oitavos-de-final e uma para os «quartos» deve ou não renovar o seu contrato?

Esta é a questão do momento e que tem dado azo às mais diversas interpretações. Uns defendem que Jesualdo merece mais um ano, outros defendem que deveria sair. A verdade é que o técnico nunca conquistou o exigente público do Dragão.

Várias criticas lhe foram feitas em anos anteriores sustentadas pelo facto de Jesualdo não ter tido a necessidade de «montar» uma equipa. Esta época tudo mudou. Jesualdo perdeu a asa direita da equipa tricampeã com as saídas de Bosingwa e Quaresma, perdeu ainda um super-Tarik que esta temporada anda eclipsado, teve novamente que lidar com o problema da lateral-esquerda e, a verdade, é que quando a temporada futebolística entra na sua fase decisiva, o FC Porto tem tudo para conquistar o campeonato, pode sonhar com a chegada às «meias» da Champions e a tudo isto pode juntar uma vitória na Taça de Portugal. Em Outubro, nem os mais optimistas deveriam pensar que, em Março, o cenário seria tão positivo.

Os números defendem a continuidade de Jesualdo, mas há sempre o outro lado da moeda. Os adeptos nunca apoiaram o técnico terão cometido muitas vezes essa injustiça, mas noutras tanta tiveram razão para o fazer. Jesualdo por várias abdicou da identidade da equipa para jogar na retranca e os portistas não gostam de técnicos assim. Por outro lado tem os resultados e é por isso mesmo que defendo a não continuidade de Jesualdo Ferreira na próxima temporada. Provavelmente sairá com três campeonatos no bolso e deixará o Dragão pela porta grande. Jesualdo pode ter muitos defeitos mas merece e de que maneira este prémio.

Por outro lado o FC Porto entrou numa fase da sua expansão onde dentro de portas é difícil crescer mais, restando-lhe virar-se para a Europa, onde ainda tem que subir alguns degraus para entrar naquele restrito grupo que faz a elite e Jesualdo não me parece ser o homem para cumprir tal missão.

De todo o modo aceito as mais variadas interpretações e por isso acho pertinente abrir uma nova sondagem. Deve Jesualdo Ferreira renovar com o FC Porto? Participem!!

FOTO: AP

terça-feira, 17 de março de 2009

Baba é sinónimo de espectáculo

O mais provável é que em senegalês, Baba queira dizer espectáculo. O avançado que Lori Sandri descobriu na equipa B do Marítimo é uma das revelações do campeonato, pelo que joga e pelos grandes golos que marca. Ontem a vítima foi o rival Nacional da Madeira, com Baba a apontar o golo que ditou o 1-1 final. Fica o vídeo


Original Video- More videos at TinyPic

segunda-feira, 16 de março de 2009

Cardozo não pôde render


Quique Flores pode ter-me enganado quanto à sua capacidade para liderar a equipa do Benfica à conquista do campeonato, porém, o técnico espanhol tem uma característica que além de ser como o algodão, deveria servir de exemplo para todos os intervenientes do futebol nacional, nomeadamente para os treinadores.

Quique é um bom comunicador e torna qualquer conferência de imprensa num interessante debate sobre futebol, sem ter qualquer receio de justificar abertamente todas as opções que toma. Foi assim no passado sábado em relação à saída de Cardozo aos 60 minutos, quando o Benfica empatava em casa diante do Guimarães.

O técnico espanhol justificou a mexida com a necessida de colocar em campo um atacante mais móvel (Nuno Gomes), por forma a dificultar a marcação dos centrais adversários, que estavam a meter o paraguaio num bolso.

Concordo com a visão de Quique de facto, Cardozo estava a ser um doce para os defesas vitorianos, porém, não julgo que esse facto tivesse sido motivado pela acção do próprio avançado. Cardozo não rendeu porque não teve jogo e não o teve por duas razões. Primeiro, porque não teve um apoio próximo, uma vez que Aimar nem foi médio-ofensivo, nem segundo avançado; segundo, porque foi quase sempre mal servido pelos extremos.

Acredito que a melhor solução para o Benfica desatar a malha em que se enfiou fosse fazer entrar Nuno Gomes retirando Yebda, com Katsouranis a jogar como pivot defensivo e Aimar a assumir o papel de construtor de jogo e com os extremos a apoiarem.

O Benfica sofre, no meu ponto de vista, de um outro problema. A saída de bola - ou transição como agora lhe chamam - é feita quase sempre por um dos dois médios defensivos que recuam para pegar no esférico e enviá-lo de forma directa, e normalmente de muito longe, quer para os extremos, quer para Aimar. Claro que isto aumenta o risco da equipa perder rapidamente a posse da bola, como tantas vezes acontece, comprometendo seriamente a saída para o ataque. No meu entender esta é ainda a razão do Benfica não apresentar fio de jogo.

FOTO: AFP

Os chouriços da semana

As jornadas dos campeonatos europeus do último fim-de-semana mostraram-nos dois golos no mínimo estranhos. Falo do tento apontado por Kone, do Marselha, que no clássico com o PSG colocou a sua equipa em vantagem tendo feito muito pouco por isso. O outro lance aconteceu em Inglaterra, com Essien, do Chelsea, a fazer um golo de belo efeito com a canela. Vejam os vídeos e digam lá se não são dois enorme «chouriços».





sábado, 14 de março de 2009

Mea culpa


Confesso que, quando o treinador espanhol Quique Flores chegou a Portugal para treinar o Benfica, que apresentava Rui Costa à frente do futebol e que ia trazendo para a Luz jogadores como Reyes e Suazo, acreditei que este podia ser o ano dos encarnados.

O plantel parecia o mais fortes dos últimos 10 anos e o treinador parecida ser o melhor dos últimos 15. A época começou de feição, vitória diante do Sporting, empate com o FC Porto e a eliminação do Nápoles na Taça UEFA, bem como a tomada da liderança da Liga, pareciam trazer à Luz a estabilidade necessária para que a equipa tivesse uma época gloriosa.

Oito meses depois o Benfica está fora das competições europeias depois de ter sido afastado num grupo acessível, foi eliminado pelo Leixões da Taça de Portugal e é terceiro no campeonato e pode ficar a 5 pontos do líder. Pelo meio consegue estar na final da Taça da Liga, onde defronta o Sporting no próximo fim-de-semana.

Muito pouco dirão alguns. Por mais que não queira sou forçado a concordar, mas o que mais me preocupa é que ao fim de 8 meses de trabalho Quique Flores não consiga que a equipa tenha qualquer fio de jogo e seja batida em casa perante o Vitória de Guimarães por 1-0, numa partida em que aos 60 minutos troca um avançado por outro, que aos 72 minutos apresente Urreta como arma secreta e aos 82 coloque em campo o inenarrável Balboa.

É mau de mais para ser verdade. Sempre pensei que Quique Flores pudesse trazer para este Benfica, que apresentava contratações prometedoras, alguma da espectacularidade do futebol espanhol. Enganei-me. Mea culpa.

FOTO:AP/PAULO DUARTE

Atentado à liberdade


Todos aqueles que, no dia 25 de Abril de 1974, lutaram para instaurar em Portugal a democracia e a liberdade terão hoje ficado indignados com o que se passou nas bancadas do Estádio de Alvalade e nos acessos às mesmas.

Depois de, na passada quarta-feira, os sportinguistas terem vivido o pior dia de toda a história do seu clube, era natural que encarassem o desafio de hoje como uma forma de se fazerem ouvir e mostrarem a sua indignação. Foi o que fizeram ao exibirem várias tarjas onde, pelo que se pode ver através da televisão, não estava inscrito qualquer insulto à equipa, aos técnicos ou à direcção do emblema leonino.

Eram sobretudo palavras que mostravam o desapontamento de todos aqueles que vivem e sentem o seu clube. Talvez a faixa mais agressiva fosse aquela onde se podia ler simplesmente a palavra vergonha. Vergonha que todo e qualquer sportinguista terá sentido na passada quarta-feira. Hoje era o dia do desabafo, mas nem a isso tiveram direito aqueles que dão chama ao leão. Num acto estranho, o corpo de intervenção da PSP impediu a entrada de algumas dessas faixas em Alvalade e no início da segunda parte andou, qual PIDE, em perseguição daquelas que conseguiram entrar no interior do recinto.

Não ouve qualquer escaramuça entre o público presente pelo que a intervenção da PSP não se compreende. As faixas não eram insultuosas pelo que não deviam ter sido retiradas. E qual é a autoridade da nossa Policia para andar a perseguir quem as ostentava, quando tantas e tantas vezes falha naquela que é a sua função: garantir a segurança nos recintos desportivos.

Todos temos presente na memória as explosões dos famosos petardos, levados para o interior dos Estádios por indivíduos normalmente ligados às claques, que conseguem iludir a «apertada» revista efectuada à entrada.

O que se passou em Munique a meio da semana foi de facto vergonhoso e preocupante, mas os acontecimentos de hoje nas bancadas de Alvalade devem preocupar profundamente todos os portugueses. Num tempo em que o país vive uma profunda crise, não nos queiram tirar aquilo que, enquanto povo, mais nos orgulhamos de ter conquistado: A LIBERDADE.

terça-feira, 10 de março de 2009

Bento deveria colocar o lugar à disposição


O Sporting de Paulo Bento voltou a viver uma noite negra diante de um grande europeu. Depois dos 5-0 em Alvalade, vieram os 7-1 da Alemanha diante de um Bayern que, durante largos minutos jogou devagar, devagarinho e até parado, contrastando com a velocidade fulminante com que enfiava a bola na baliza de Rui Patrício.

Não me vou alongar muito sobre o jogo desta noite, pois penso que o resultado final fala por si. Certo é que Paulo Bento não conseguiu moralizar e motivar uma equipa que entrou em campo derrotada. São falhanços a mais e goleadas a mais diante dos colossos europeus. Fora isso, Bento está há 3 anos no Sporting para vencer umas Taças de Portugal e umas Supertaças. É pouco, muito pouco para um clube da grandeza do Sporting. Outro no seu lugar certamente já teria sido corrido de Alvalade, mas a Bento salva-o a crise - financeira e de abundância de treinadores de qualidade -, mas penso que terá chegado a hora de dar um murro na mesa.

Seria difícil a Paulo Bento fazer muito mais do que o que tem conseguido fazer, mas depois de duas humilhações na Europa penso ter chegado a hora de colocar o lugar à disposição. Não quero dizer que Paulo Bento deve abandonar o Sporting e que a sua saída seria o melhor para os leões, numa fase determinante da época, mas seria com certeza o melhor para Paulo Bento.

Ficaria protegido caso a direcção não aceite esse seu pedido e legitimado perante os sócios para continuar à frente de uma jovem equipa, que provou hoje, estar ainda em processo de formação.

FOTO: AP

segunda-feira, 9 de março de 2009

Revelação


Depois de algum tempo de ausência, aqui estou eu de volta ao Chuto para vos falar daquela que para mim está a ser uma das maiores revelações da nossa Liga Sagres, Daniel Carriço.
Este jovem central de apenas 20 anos, encostou por completo o já "consagrado" Tonel. Está a exibir-se numa forma fora do normal para um jovem de tão tenra idade, ainda para mais numa posição como a de defesa central, posição essa onde normalmente se exige mais experiência. Mas Carriço compensa a dita falta de experiência com outros valores igualmente importantes num central de eleição, velocidade, bom jogo aéreo, poder de antecipação e de colocação e um sentido táctico invulgar para quem tem apenas 20 anos.
Carriço já completou 19 jogos esta época e todos com um rendimento assinalável, tendo muitas vezes superado, no nível exibicional, o seu companheiro de sector Anderson Polga. Daniel Carriço tem também aparecido nas àreas contrárias a tentar facturar, mas ainda nao logrou conseguir qualquer golo, feito que se adivinha que esteja para breve.
Este jovem produto da formação leonina será com toda a certeza um central de referência do Sporting e da Selecção Nacional, estando já a vista a sua convocação para os AAs.
FOTO: REUTERS

quarta-feira, 4 de março de 2009

Mais um que vai fugir?

O avançado do Nacional da Madeira, Nené, tem estado na berlinda desde que chegou a Portugal. o melhor marcador da Liga portuguesa pode agora estar de saída para a Rússia, embora Rui Alves tenha já admitido que o negócio só deverá ser fechado no final da época, altura em que, segundo o dirigente, o brasileiro renderá mais do que os 3/4 milhões de euros que se fala neste momento.

O presidente do Nacional afirmou ainda que Nené está a ser seguido por Benfica e FC Porto, sendo que ambos os clubes já desmentiram o madeirense. Certo é que Nené continua a provar dentro do campo que teria pelo menos lugar no plantel das nossas principais equipas.

Em Paços de Ferreira fez mais um golão como ilustra o vídeo que se segue. Esperemos que Nené não seja mais um talento a fugir do futebol nacional, sendo improvável que continue na Madeira, era bom que uma das nossas grandes equipas olhasse com outros olhos para este brasileiro que pode fazer mais por elas do que os Farías, os Tiuís e os Suazos da vida.


Original Video- More videos at TinyPic

O génio em acção


José Mourinho voltou a animar os jornalistas italianos ao sair em defesa do seu Inter, falando em "manipulação" e "prostituição intelectual" da opinião pública, a propósito das polémicas em torno do Inter, a última das quais o penálti sobre Balotelli no louco empate frente à Roma (3-3).

"Houve enorme manipulação intelectual. Foi um grande trabalho organizado para manipular a opinião pública. Um trabalho fantástico de um mundo que não é o meu: eu trabalho no futebol, mas o meu mundo não é este". "Não me agrada a prostituição intelectual, agrada-me a honestidade intelectual e parece-me que nestes dias houve grande manipulação. Não se falou da Roma, que tem grandes jogadores, mas acabará a época com zero títulos. Não se falou do Milan, que tem menos 11 pontos que nós e acabará a época com zero títulos. Não se falou da Juventus, que conquistou tantos pontos com erros arbitrais. Nós só ganhámos um jogo com um erro arbitral, em Siena", disparou o técnico português, numa conferência de imprensa que servia para antecipar o encontro com a Sampdoria, da Taça de Itália.

Contudo, Mourinho não se ficou por aqui e atacou ainda os técnicos rivais: "Sempre que ligo a televisão vejo Spalletti (técnico da Roma), que é amigo de todos. A mim não me agrada o prime time, não sei se eles pagam para ser entrevistados, eu sei que a mim me oferecem dinheiro para dar entrevistas e eu recuso, porque a mim não me agrada o prime time. Eu não manipulo a realidade."

Como seria de esperar estas palavras estão a gerar uma grande polémica em Itália, com a Juventus a pedir mesmo um castigo severo e exemplar para Mourinho, com os responsáveis do emblema nerazzurro, a contra-atacarem ficando ao lado do técnico, alegando que este "expressou as suas ideias sem insinuações, sem malícia e com sinceridade, dentro do seu estilo, muito apreciado no clube".

Quem também reagiu foi Zlatan Ibrahimovic que diz que o estilo do treinador português funciona bem com ele. Incluindo quando o técnico do Inter o trata mal. "Agrada-me um treinador que às vezes me trata mal, que usa palavras fortes, duras, que me diz: Fizeste asneira. Já aconteceu e comigo funciona".

Ou seja, a genialidade de José Mourinho anda à solta em Itália. Com estas palavras e num momento importante da época, o português consegue unir à sua volta jogadores, dirigentes e adeptos do clube milanês. Tal como tantas vezes fez no FC Porto e Chelsea, o português encarna na perfeição o papel de vítima, levando todos os que consigo trabalham a tomarem a posição do «todos contra nós», para fazer das fraquezas forças e chegar ao final da época com mais uns quantos títulos conquistados. É de génio.

FOTO: AP/LUCA BRUNO

Varela no FC Porto


Depois da contratação de Miguel Lopes ao Rio Ave, o FC Porto chegou a acordo com Silvestre Varela para a próxima temporada. Estes dois negócios parecem mostrar uma mudança na política de contratações dos tricampeões nacionais, que nos últimos anos têm insistido no mercador argentino, mas nem sempre com sucesso.

Já aqui escrevi que o negócio com Miguel Lopes foi mais uma demonstração da eficácia que, normalmente, a SAD do FC Porto apresenta quando recorre ao mercado. Não tenho dúvidas que estamos perante um excelente jogador, que a breve prazo terá lugar na Selecção Nacional. Já quanto a Varela tenho as minhas dúvidas. O avançado formado no Sporting virá para o Dragão para actuar nas faixas, posição que se encontra fragilizada na equipa de Jesualdo Ferreira. Desviar Lisandro, ou mesmo Hulk para as alas é retirar estes importantes jogadores do seu habitat natural e penso que a equipa perde mais do que o que ganha.

Porém, tenho sérias reservas quanto à capacidade de afirmação deste jogador no FC Porto. Varela não teve sucesso no Sporting e apenas está a dar nas vistas no modesto Estrela da Amadora. O povo diz que em terra de cegos quem tem olho é rei e penso que o ditado assenta perfeitamente no jovem jogador português.

Será jogador para uma equipa de segunda linha como Braga ou Guimarães, mas não acredito que vá ter sucesso num grande, ainda por cima tratando-se do FC Porto, onde a exigência dos adeptos é, muitas vezes, levada ao exagero.

FOTO: Christopher Lee

terça-feira, 3 de março de 2009

Finalmente Quaresma


O Chelsea venceu hoje o Portsmouth, por 1-0, em jogo da 28ª jornada da Premier League com Quaresma a ser determinante. O extremo fez o cruzamento para o golo de Drogba, aos 79 minutos, mas fez muito mais do que uma assistência, desequilibrando a contenda a favor dos londrinos.

Finalmente um cheirinho de Quaresma esta temporada. Para quem como eu é fã da genialidade do antigo jogador do FC Porto é sempre bom ver como, quando quer, o cigano consegue estar ao lado dos melhores do mundo. Pena que seja só quando quer...

FOTO: AP/AKIRA SUEMORI

segunda-feira, 2 de março de 2009

A fé de Mascara

No último domingo, enquanto o Catania vencia o rival Palermo por duas bolas a zero no escaldante dérbi siciliano, Mascara decidiu encher-se de fé e com um balão do meio campo fez o golo da sua vida. Fica o vídeo.

O conselho de Figo


"O Cristiano Ronaldo devia deixar o United e procurar novos desafios". A frase é de Luís Figo e foi dita durante uma entrevista ao jornal espanhol «El Pais». O conselho do veterano não me espanta e até compreendo.

Luís Figo foi seguramente do melhor que alguma vez vimos nascer em Portugal, um craque em todo o seu esplendor, mas se há coisa que nunca teve foi fidelidade e grandes demonstrações de carinho para com os clubes por onde passou.

Quando saiu do Sporting assinou por dois clubes italianos, Inter e Juventus, se a memória não me atraiçoa, e acabou em Barcelona, onde podia ter marcado a história do clube, mas movido pelo dinheiro ou pela ambição de jogar noutro emblema e ganhar novos títulos, assinou pelo Real Madrid. Figo podia ter atingido o patamar que Cruijjf alcançou na Catalunha, mas não quis ficar agarrado a um clube, mudou de ares, logo para o eterno rival, mas será que isso é condenável?

Claro que os adeptos nunca gostam de ver estas atitudes por parte dos jogadores dos seus clubes, mas não é o que todos fazemos? Na vida, se temos uma proposta que melhora a nossa actual condição, seja em que aspecto for, por norma, aceitamos.

Foi o que fez Figo e, estou certo, é o que fará Cristiano Ronaldo um dia destes.

FOTO:AFP

O clássico foi enorme


O último fim-de-semana foi animado por mais um clássico, e que clássico. Espectáculo, emoção e golos, muitos golos. A incerteza no marcador foi sempre um aliciante que apimentou, e de que maneira, as incidências de uma partida que ninguém conseguiu largar antes do último apito do árbitro. Afinal, quem teve oportunidade de ver o jogo, assistiu certamente ao encontro do ano.

Normalmente é assim, sempre que Atlético de Madrid e Barcelona se encontram. Um regalo para os olhos dos espectadores, um verdadeiro hino ao futebol. Entre estes dois não há medo de perder o jogo, não existem tácticas defensivas e os jogadores apresentam-se na disputa de cada lance como se fosse o últimos das suas carreiras.

Desta o Atlético venceu por 4-3 e vingou os 6-1 sofridos em Barcelona na primeira volta, mas o verdadeiro vencedor foi o público que se deslocou ao Estádio. A equipa da Catalunha até mostrou vontade de resolver a coisa cedo e à meia hora já ganhava por 2-0, mas os madrilenos não estiveram pelos ajustes, reduziram a desvantagem e mesmo quando Henry fez o 3-1 não baixaram os braços e tiveram força para dar a volta e conquistar uma importante vitória que reabilita o adversário do FC Porto na Champions.

Ao longo da transmissão televisiva houve algo que retive na memória. Faltavam cerca de 10 minutos para os 90 quando o comentador revela um dado estatístico que penso que diz tudo sobre este jogo: "Neste momento já foram feitos 27 remates à baliza". Sublinho o à baliza.

Em Itália também houve clássico e dos bons. Menos exuberante do que o espanhol é certo, mas mesmo assim um enorme espectáculo de futebol. Inter e Roma empataram 3-3, sendo que os romanos cedo se viram a vencer por 2-0. Ao intervalo Mourinho deve ter dito das boas aos seus jogadores, que voltaram ao relvado determinados em evitar a derrota. A Roma ainda chegou ao 3-1, mas o campeão italiano soube sofrer e procurar a felicidade que acabou por lhe ser concedida por um herói improvável, o argentino Crespo.

Foram de factos dois jogos enorme e que valeram a pena ver, ao contrário do que por cá se passou no último sábado. FC Porto e Sporting no Dragão, com o campeonato ao rubro e a estourar de emoção. Na ementa estavam ainda os artistas. Moutinho, Liedson e Izmailov de um lado, Hulk, Lisandro e Lucho do outro. Os ingredientes estavam lá, podia ter sido servido um grande prato, mas tudo o que as equipas quiseram do jogo foi não perder. Objectivo cumprido com o 0-0 final, porém e, como quase sempre acontece, quem joga para o empate, normalmente perde. Foi o que aconteceu no Dragão. O Sporting perdeu a oportunidade de se colocar a um ponto da liderança, o FC Porto de reduzir a disputa pelo título a dois.

Resumindo, em Espanha e Itália os clássicos foram enormes, em Portugal, foi uma enorme seca.

FOTO:AP