quinta-feira, 16 de abril de 2009

A importância das vitórias morais


Nada melhor do que começar um post sobre a eliminação do FC Porto da Liga dos Campeões pelo Manchester United com os resultados na nossa última sondagem. Perguntamos aos leitores se os portistas seriam capazes de afastar o colosso europeu depois da brilhante exibição de Inglaterra. Os resultados são o espelho da confiança que reinava em torno da equipa de Jesualdo Ferreira: 45 leitores (72%) acreditavam nas hipóteses do campeão nacional e apenas 17 (28 %) afirmaram que não.

Devo salientar que, por motivos profissionais, não pude ver a partida de ontem, tendo acompanhado as emoções do encontro através do relato da TSF. Um golo do outro mundo de CR7 aos seis minutos acabou por esfumar as esperanças portistas de seguir em frente, contudo, esta eliminatória pode ser o início da consolidação do FC Porto como emblema de topo europeu e com capacidade para estar com frequência nos momentos decisivos da maior competição de clubes do mundo.

Com a supremacia que tem demonstrado dentro de portas, só resta aos portistas procurar crescer na Europa construindo equipas que possam repetir a cada época a boa prestação dos homens de Jesualdo Ferreira.

A queda aos pés do campeão europeu e mundial já era expectável, mas apenas antes da partida disputada em solo inglês, onde o FC Porto encostou durante quase toda a partida a equipa de Sir Alex às cordas. O jogo de ontem foi um pouco diferente mas não muito.

Anderson, Berbatov, Ferdinand e Giggs não são propriamente Evans, Scholes, Park e Fletcher. Ou seja, o Manchester que se apresentou no Dragão é seguramente mais forte do que o que vimos em Inglaterra. Porém, tal não impediu que os portistas se voltassem a bater de igual para igual, criando 5/6 oportunidades claras de golo que podiam muito bem ter-lhe dado o apuramento. Neste jogo, tal como há uma semana e sobretudo nos últimos 20 minutos, o Manchester foi empurrado para a sua grande área e foi mesmo obrigado a perder tempo. Só o FC Porto para o conseguir? Tenho que concordar. Em Portugal não há mais nenhuma equipa capaz de fazer igual aos dragões e na Europa há muito poucas. O Inter de Mourinho não o conseguiu.

Todavia, o 0-1 de ontem com a respectiva eliminação é tudo o que ficará para a história. De pouco serve dizer que o FC Porto foi mais forte que os ingleses e que merecia ter seguido em frente. As vitórias morais de pouco ou nada valem, a menos que delas se tire o respectivo aproveitamento.

O FC Porto voltou a aumentar o seu prestigio na Europa com uma equipa jovem e formada por jogadores que, na sua maioria, não têm qualquer experiência do que é jogar a este nível. Vários estavam na última época em equipas de 4ª categoria perdidos em Campeonatos secundários de França ou Japão.

De modo que, esta vitória moral, pode muito bem ser o início de um FC Porto com capacidade para, ano após ano, estorvar os colossos do Velho Continente. Segurando a base da actual equipa e contratando bem no próximo defeso, o FC Porto ganhará certamente essa capacidade aumentando as possibilidades de voltar a erguer a mais apetecida das Taças.

FOTO:AP

1 comentário:

Anónimo disse...

Quais foram as 5/6 oportunidades claras de golo do FCP, caro Saraiva?