segunda-feira, 16 de março de 2009

Cardozo não pôde render


Quique Flores pode ter-me enganado quanto à sua capacidade para liderar a equipa do Benfica à conquista do campeonato, porém, o técnico espanhol tem uma característica que além de ser como o algodão, deveria servir de exemplo para todos os intervenientes do futebol nacional, nomeadamente para os treinadores.

Quique é um bom comunicador e torna qualquer conferência de imprensa num interessante debate sobre futebol, sem ter qualquer receio de justificar abertamente todas as opções que toma. Foi assim no passado sábado em relação à saída de Cardozo aos 60 minutos, quando o Benfica empatava em casa diante do Guimarães.

O técnico espanhol justificou a mexida com a necessida de colocar em campo um atacante mais móvel (Nuno Gomes), por forma a dificultar a marcação dos centrais adversários, que estavam a meter o paraguaio num bolso.

Concordo com a visão de Quique de facto, Cardozo estava a ser um doce para os defesas vitorianos, porém, não julgo que esse facto tivesse sido motivado pela acção do próprio avançado. Cardozo não rendeu porque não teve jogo e não o teve por duas razões. Primeiro, porque não teve um apoio próximo, uma vez que Aimar nem foi médio-ofensivo, nem segundo avançado; segundo, porque foi quase sempre mal servido pelos extremos.

Acredito que a melhor solução para o Benfica desatar a malha em que se enfiou fosse fazer entrar Nuno Gomes retirando Yebda, com Katsouranis a jogar como pivot defensivo e Aimar a assumir o papel de construtor de jogo e com os extremos a apoiarem.

O Benfica sofre, no meu ponto de vista, de um outro problema. A saída de bola - ou transição como agora lhe chamam - é feita quase sempre por um dos dois médios defensivos que recuam para pegar no esférico e enviá-lo de forma directa, e normalmente de muito longe, quer para os extremos, quer para Aimar. Claro que isto aumenta o risco da equipa perder rapidamente a posse da bola, como tantas vezes acontece, comprometendo seriamente a saída para o ataque. No meu entender esta é ainda a razão do Benfica não apresentar fio de jogo.

FOTO: AFP

1 comentário:

Anónimo disse...

Andas melhor Saraiva! Parabéns