quarta-feira, 4 de março de 2009

O génio em acção


José Mourinho voltou a animar os jornalistas italianos ao sair em defesa do seu Inter, falando em "manipulação" e "prostituição intelectual" da opinião pública, a propósito das polémicas em torno do Inter, a última das quais o penálti sobre Balotelli no louco empate frente à Roma (3-3).

"Houve enorme manipulação intelectual. Foi um grande trabalho organizado para manipular a opinião pública. Um trabalho fantástico de um mundo que não é o meu: eu trabalho no futebol, mas o meu mundo não é este". "Não me agrada a prostituição intelectual, agrada-me a honestidade intelectual e parece-me que nestes dias houve grande manipulação. Não se falou da Roma, que tem grandes jogadores, mas acabará a época com zero títulos. Não se falou do Milan, que tem menos 11 pontos que nós e acabará a época com zero títulos. Não se falou da Juventus, que conquistou tantos pontos com erros arbitrais. Nós só ganhámos um jogo com um erro arbitral, em Siena", disparou o técnico português, numa conferência de imprensa que servia para antecipar o encontro com a Sampdoria, da Taça de Itália.

Contudo, Mourinho não se ficou por aqui e atacou ainda os técnicos rivais: "Sempre que ligo a televisão vejo Spalletti (técnico da Roma), que é amigo de todos. A mim não me agrada o prime time, não sei se eles pagam para ser entrevistados, eu sei que a mim me oferecem dinheiro para dar entrevistas e eu recuso, porque a mim não me agrada o prime time. Eu não manipulo a realidade."

Como seria de esperar estas palavras estão a gerar uma grande polémica em Itália, com a Juventus a pedir mesmo um castigo severo e exemplar para Mourinho, com os responsáveis do emblema nerazzurro, a contra-atacarem ficando ao lado do técnico, alegando que este "expressou as suas ideias sem insinuações, sem malícia e com sinceridade, dentro do seu estilo, muito apreciado no clube".

Quem também reagiu foi Zlatan Ibrahimovic que diz que o estilo do treinador português funciona bem com ele. Incluindo quando o técnico do Inter o trata mal. "Agrada-me um treinador que às vezes me trata mal, que usa palavras fortes, duras, que me diz: Fizeste asneira. Já aconteceu e comigo funciona".

Ou seja, a genialidade de José Mourinho anda à solta em Itália. Com estas palavras e num momento importante da época, o português consegue unir à sua volta jogadores, dirigentes e adeptos do clube milanês. Tal como tantas vezes fez no FC Porto e Chelsea, o português encarna na perfeição o papel de vítima, levando todos os que consigo trabalham a tomarem a posição do «todos contra nós», para fazer das fraquezas forças e chegar ao final da época com mais uns quantos títulos conquistados. É de génio.

FOTO: AP/LUCA BRUNO

Sem comentários: