quarta-feira, 4 de março de 2009

Varela no FC Porto


Depois da contratação de Miguel Lopes ao Rio Ave, o FC Porto chegou a acordo com Silvestre Varela para a próxima temporada. Estes dois negócios parecem mostrar uma mudança na política de contratações dos tricampeões nacionais, que nos últimos anos têm insistido no mercador argentino, mas nem sempre com sucesso.

Já aqui escrevi que o negócio com Miguel Lopes foi mais uma demonstração da eficácia que, normalmente, a SAD do FC Porto apresenta quando recorre ao mercado. Não tenho dúvidas que estamos perante um excelente jogador, que a breve prazo terá lugar na Selecção Nacional. Já quanto a Varela tenho as minhas dúvidas. O avançado formado no Sporting virá para o Dragão para actuar nas faixas, posição que se encontra fragilizada na equipa de Jesualdo Ferreira. Desviar Lisandro, ou mesmo Hulk para as alas é retirar estes importantes jogadores do seu habitat natural e penso que a equipa perde mais do que o que ganha.

Porém, tenho sérias reservas quanto à capacidade de afirmação deste jogador no FC Porto. Varela não teve sucesso no Sporting e apenas está a dar nas vistas no modesto Estrela da Amadora. O povo diz que em terra de cegos quem tem olho é rei e penso que o ditado assenta perfeitamente no jovem jogador português.

Será jogador para uma equipa de segunda linha como Braga ou Guimarães, mas não acredito que vá ter sucesso num grande, ainda por cima tratando-se do FC Porto, onde a exigência dos adeptos é, muitas vezes, levada ao exagero.

FOTO: Christopher Lee

Sem comentários: