segunda-feira, 2 de março de 2009

O conselho de Figo


"O Cristiano Ronaldo devia deixar o United e procurar novos desafios". A frase é de Luís Figo e foi dita durante uma entrevista ao jornal espanhol «El Pais». O conselho do veterano não me espanta e até compreendo.

Luís Figo foi seguramente do melhor que alguma vez vimos nascer em Portugal, um craque em todo o seu esplendor, mas se há coisa que nunca teve foi fidelidade e grandes demonstrações de carinho para com os clubes por onde passou.

Quando saiu do Sporting assinou por dois clubes italianos, Inter e Juventus, se a memória não me atraiçoa, e acabou em Barcelona, onde podia ter marcado a história do clube, mas movido pelo dinheiro ou pela ambição de jogar noutro emblema e ganhar novos títulos, assinou pelo Real Madrid. Figo podia ter atingido o patamar que Cruijjf alcançou na Catalunha, mas não quis ficar agarrado a um clube, mudou de ares, logo para o eterno rival, mas será que isso é condenável?

Claro que os adeptos nunca gostam de ver estas atitudes por parte dos jogadores dos seus clubes, mas não é o que todos fazemos? Na vida, se temos uma proposta que melhora a nossa actual condição, seja em que aspecto for, por norma, aceitamos.

Foi o que fez Figo e, estou certo, é o que fará Cristiano Ronaldo um dia destes.

FOTO:AFP

1 comentário:

João Pedro disse...

Figo é um modelo dentro do campo mas é o contrário fora dele.
Sempre foi desprovido de carácter e a sua mola foi sempre o dinheiro.
Apenas uma correcção histórica: Figo assinou por Parma e Juventus e não pelo Inter.
Recordo até a rábula em que o próprio jogador admitia ter assinado um dos contratos com uma "assinatura falsa".
Ao contrário de C.Ronaldo e Nani, figo fugiu do Sporting mas todos parecem esquecer-se disso.
Para ilustrar a personalidade deste grande jogador basta a sua recente colaboração com o "compêndio de corrupção" que é o BPN...