quarta-feira, 8 de abril de 2009

Por um Benfica mais forte em 2009/10



Como o título indica, neste texto irei expor as minhas ideias para que, na próxima temporada, o Benfica deixe de ser aquela equipa triste e que joga um futebol horrível que temos neste momento, e que consiga de facto cimentar as bases para poder efectivamente lutar pela conquista do campeonato.

Partirei do principio de que os encarnados não conseguirão conquistar o título esta época - essa é a minha convicção - e que, muito possivelmente, não conseguirão o acesso à Liga dos Campeões pelo segundo ano consecutivo, com o respectivo impacto negativo nas finanças da SAD, depois de uma época em que o Benfica muito investiu na sua equipa de futebol.

Deste modo, parece-me evidente que Quique Flores não terá condições de continuar. Vencer a Taça Cerveja Sem Gás é muito pouco para um clube da dimensão do Benfica. Ainda por cima, em termos de futebol jogado este será o pior ano do Benfica na última década. Para o seu lugar acredito que Rui Costa deveria apostar na contratação de um técnico português, conhecedor do nosso futebol e dos jogadores que por cá actuam, uma vez que não me parece que o Benfica vá conseguir contratar grandes nomes lá por fora, devido à falta de liquidez financeira para o fazer.

Sugiro Jorge Jesus, Manuel Cajuda e talvez até Manuel Machado. Os dois primeiros já fizeram coisas importantes com equipas de segundo plano e são homens experientes. Quanto ao técnico do Nacional, gosto da sua abordagem táctica aos jogos e apesar de já ter falhado em Guimarães, penso que é um dos técnicos portugueses que merecia a oportunidade num grande.

Relativamente ao plantel, tendo em conta que dificilmente o Benfica conseguirá um grande encaixe financeiro através da venda de jogadores, sugiro que Luisão seja transferido por uma verba entre os 5 e os 10 milhões de euros - no actual panorama de crise será complicado almejar uma verba maior. Ainda relativamente a saídas, jogadores como Balboa, Urreta, Fellipe Bastos e Bynia seriam dispensas óbvias.

Em sentido contrário, penso que o Benfica deveria começar por reforçar a sua lateral esquerda com as aquisições de Sílvio ao Rio Ave e de Evaldo ao Sporting de Braga, para o centro da defesa poderia chegar o peruano Rodriguez, colega de Evaldo no Braga. Já para o lado direito sugiro o empréstimo de Paulo Ferreira do Chelsea, desde que não signifique grandes gastos financeiros, ou então regresso de João Pereira. Como terceira hipótese apresento Vasco Fernandes do Leixões.

Devo dizer que estou a pensar num Benfica cujo sistema táctico seria preferencialmente um 4-4-2 losango. Primeiro porque o plantel não terá grandes alternativas para as alas e segundo porque, no mercado nacional, será mais fácil encontrar jogadores de qualidade para um sistema sem extremos. A tudo isto junto os laterais que enumerei mais Maxi, jogadores com boa propensão ofensiva e que dariam profundidade à equipa.

Assim, assegurar a contratação de um número 10 seria prioritário para lutar com Aimar pelo papel de organizador de jogo. Sugiro Luís Aguiar do Braga ou Ruben Micael do Nacional ou até mesmo os dois. Outro homem que recomendo é Bruno China do Leixões para ocupar o lugar de trinco, uma vez que estou a olhar para Katsouranis como um dos interiores.

No ataque, apostaria na contratação de Nené do Nacional, que seria um complemento ao «Plano A», que passaria por garantir a continuidade de Reyes, que nesta equipa iria jogar na frente de ataque, ao lado de um ponta-de-lança mais fixo como Cardozo ou Nené. Sobravam ainda Nuno Gomes cujo contrato deve ser renovado e claro, a alegria do povo, Pedro Mantorras. O angolano é importante para os adeptos e mexe com equipa sempre que salta para o aquecimento, seria uma opção para jogos teoricamente mais fáceis realizados na Luz.

Tendo em vista que o objectivo máximo passaria por chegar ao título, acredito que deste modo teríamos um Benfica mais forte na próxima época, com jogadores que mostraram o seu valor na nossa Liga. E vocês, o que dizem?

14 comentários:

Anónimo disse...

Eu digo que é também por isto que não estás no Benfica. Falar em dispensar os muito promissores Urreta e Filipe Bastos e sugerir a contratação de jogadores como Vasco Fernandes,Sílvio ou Bruno China como mais valias para a equipa tem que se lhe diga.

E depois Manuel Cajuda ou Manuel Machado a treinar a equipa, cruzes credo!
Em relação aos 4-4-2 losango, ainda gostava de perceber como é que o Ruben Micael poderia ser um vértice ofensivo.

Depois, esquecer a posição de GR como uma das principais a ser reforçada, não se pode fazer! E ainda gostava de saber quem seriam os médios interiores (além de Katsouranis e Ruben Amorim - interiores direitos) sugeridos para alinhar.

LDP disse...

Temos os dois melhores guarda redes portugueses, por isso falar de GR è ridiculo.

Ridìculo tambèm è o conceito do post. Mais uns 10 gajos contratados para a pròxima època. Quer isso dizer que a coisa mais òbvia, e melhor, que è manter a actual estrutura e limar algumas arestas nao vale nada.. Continuem a mudar meia equipa todos os anos e depois queixem-se que nao ganhamos nada porque nao temos fio de jogo, mìstica, ou jogadores que "sabem" o que è o Benfica.

Para ter um plantel muito melhor do que o deste ano basta fazer regressar o Coentrao, ir buscar o Evaldo e o Nènè. Nao precisarìamos de mais ninguem.

Anónimo disse...

Utilizar como justificação para não contratar um guarda redes o facto de o Benfica ter os dois melhores portugueses diz bem sobre a mentalidade sofrível que atingiu os benfiquistas nos últimos anos.

Primeiro nem concordo que sejam os dois melhores nacionais, e depois, pensava eu que para o grande Benfica não era suficiente ter os dois melhores guarda-redes de um país que reconhecidamente passa por uma crise neste posto desde Vítor Baía.

Parece claro que falta ao Benfica um guarda-redes que decida jogos, garanta pontos e dê confiança à equipa. E já nem digo um Preud Homme mas alguém lá perto.

Anónimo disse...

Se nao fosses parvo o que gostarias de ser?

Carlos Saraiva disse...

Caro Anónimo das 20:49 eu já percebi que você é do contra só porque sim, mas baseado em quê ou em quem jogos, consegue afirmar que Urreta e Fillipe Bastos são jogadores muito promissores?!
O primeiro fez meia dúzia de jogos e nunca mostrou qualidades especiais, o segundo nem a meia dúzia de jogos fez! Quanto a Ruben Micael já percebi que nunca o deve ter visto jogar e nem vou perder tempo.
O treinaor é uma questão de gosto/simpatia. Cajuda já fez mais do que Quique e Camacho por exemplo sem nunca ter treinado um grande, as suas equipas jogam, por norma, melhor que as dos espanhóis, por isso não vejo porque não. Reconheço que Manuel Machado seja a escolha mais arriscada, mas por isso é terceiras opção.
Meu caro para médio interiores teria: Jorge Ribeiro, Ruben Amorim, Carlos Martins, o próprio Di Maria poderia ser experimentado, embora pense nele como um jogador mais de ataque, teria Luís Aguiar e Micxael que podem fazer o lugar, num total de 6 opções para dois postos. Chega não?


Caro low desert puk não são 10 contratações são 7 e explico: dois laterais esquerdos porque por mais basurdo que possa parecer o Benfica não tem nenhum de nível aceitável. Entra um central para colmatar uma eventual saída de Luisão, óbvio que se o brasileiro ficar não é preciso o peruano, baixando o número de aquisições para 6. Entra um lateral direito, não os três que aparecem no post. São apenas mewra hipóteses, dos três contrate-se um. Dos seis que temos escolhemos entre Luís Aguiar e Ruben Micael e ficamos com 5. Não me parecem muitas aquisições e mesmo que se chegasse à meia dúzia, com a falta de qualidade da equipa nalguns sectores, não me parece demasiado.

Anónimo disse...

O seu problema Saraiva, é que apenas vê um palmo à frente dos olhos. Vá pesquisar jogos do Urreta e do Filipe Bastos pelas suas selecções jovens, e diga-me qualquer coisa. Enfim, no comment mesmo!
E quando não se joga sempre, não é por falta de qualidade, antes porque alguém está mais preparado para jogar e porque se pretende uma integração progressiva...Enfim!

Jorge Ribeiro e Carlos Martins a interiores esquerdo de um Benfica de volta à luta? Você é quem, o novo Artur Jorge??

Quanto a Ruben Micael, até lhe poderia explicar o porquê de ele não poder ser o vértice ofensivo do Benfica, antes um interior, mas consigo não vou perder tempo.

E Manuel Cajuda a treinar o Benfica, é uma piada de mau gosto, volto a dizer.

Carlos Saraiva disse...

Meu caro anónimo cego não é aquele que não vê. Então Urreta e Bastos são jogadores muito promissores porque você viu no youtube uns vídeos onde estes faziam coisas fantásticas. Deixe-me rir! Primeiro no youtube até você seria o novo Maradona, segundo como penso que sabe Portugal foi duas vezes campeão do Mundo de juniores e como penso que sabe também, a maioria desses jogadores não deu em nada. Lembro-lhe só o caso de Peixe que era apontado por toda a gente como o futuro melhor jogador português e nunca deu em craque. Urreta e Bastos são claramente dois desses casos, mas lá está voltamos à teoria da cegueira...
Para terminar digo-lhe que os seus comentários serão, como sempre, publicados, mas já perdi a paciência para discutir com alguém que é do contra simplesmente porque sim e que diz que bom bom era o Urreta e o F. Bastos. Haja paciência!

Anónimo disse...

Então o caríssimo Saraiva diz que gosta e agora diz que já não tem paciência? Em que ficamos?

Portanto, você, voltando à sua característica de tentativa de adivinhação, diz que só vim jogos no youtube.
Ok! Supondo que seja verdade, para que você fique contente, eu faço a pergunto ao contrário: que raio de blogger de futebol é você, que tece considerações definitivas sobre dois jogadores jovens(!!) com base nos pouquíssimos jogos (palavras suas) que realizaram??

Ao mesmo tempo que utiliza como justificação o título do campeonato do mundo ganho por Portugal para desmistificar a teoria de que estes jovens não merecerão a oportunidade. Pois bem, para si portanto, deve apostar-se nos jovens que não se destacam, e deixar de lado os que se destacam. Só porque sofre do "complexo de Peixe".

Poupe-nos, tenha humildade, discuta com isenção e qualidade e respeite os seus leitores!
Ah! Não sou eu o anónimo que o apelidou de parvo.

Sílvio, Vasco Fernandes e Bruno China é que são bons!! Urreta e Filipe Bastos não! Porqueê? Oh pa, porque sim.
"E o do contra sô eu?", "O cego sô eu?"

Anónimo disse...

Ah! Saraiva:
o Youtube não é o melhor local para apreciar jogadores, nem sequer está perto disso.

Mas eu um dia destes digo-lhe pelo menos três canais bons para obter essas informações. E para deixar de dizer asneiras.
Se você merecer, claro.

Cumprimentos

Luís disse...

Boa análise

http://romanticfootball.blogspot.com/

Anónimo disse...

caro saraiva....desde da criaçao do teu blog k o sigo atentamente mantendo me sempre na sombra, nunca comentando...pha mas chega uma altura em que basta....

n entendo mt bem este teu "amigo" anonimo, os comentarios dele estao na fronteira do ridiculo, nc vi tamanha asneira aqui escrita....urreta? filipe bastos?onde no pes2009? com um pach manhoso ate podem ser fora de serie agora na vida real!


nao sei porque parece me um benfiquista desesperado pois sempre que é aqui falado do FCP, ele comenta contra ou entao do benfica ele descasca porque considera que o benfica tem uma grande equipa isto e aquilo...

so para ele, se o benfica tem uma equipa tao boa com quem é k eles vao jogar pa taça uefa(sim, pk a champions nem pensar), este ano vao acabar em que lugar no campeonato? com um bocadinho de sorte ainda vao pa 4...


sem mais nada a dizer...


abraço saraiva

PIPINHA

Anónimo disse...

"Pipinha", "Patch manhoso" "PES2009"?? Não combina, este anónimo é uma farsa.

Neste caso nada como dar tempo ao tempo e observar a evolução de ambos os jogadores.
O sr Saraiva é favorável a revoluções e não dá grande tempo a jovens valores (que principalmente vêm de outro campeonato). Eu prefiro aguardar e ver no que dá, principalmente se já vi deles bons apontamentos. Falta uma coisa, continuidade.

Agora desde que se mantenha correcção na discussão e não se recorra ao insulto, por mim está tudo bem. Até gosto de discutir com o sr Saraiva, muito embora tenha visões radicalmente diferentes das dele e ache que ele não perceba muito de futebol.

Ele concerteza pensa o contrário sobre mim.

Voltando à anónima (que deve ser um bug...) dizer-lhe para estar mais atenta, primeiro porque nunca me viu aqui escrever mal do Porto, e depois porque não sou benfiquista. Apenas comento os artigos com os quais discordo.

Bjoca, Pipinha Jardim

Anónimo disse...

Substituir "ele concerteza pensa o contrário sobre mim" por "ele concerteza pensa o mesmo sobre mim"

Carlos Saraiva disse...

Caro Pipinha genericamente a minha tese sobre Urreta e F. Bastos é a seguinte: Quique Flores não é grande treinador de futebol, mas para nunca apostar, nem mesmo na maioria dos jogos da Taça da Liga, nestes jogadores é por que, se calhar eles não assim tão bons. Pelos poucos jogos que se viu, definitivamente sou obrigado a concordar com o espanhol e não lhes auguro grande futuro no Benfica. Talvez venham a ser craques... na Naval.
Quanto ao nosso anónimo é como digo, é do contra só porque sim. Eu adoro discutir futebol e quem me conhece sabe, mas uma coisa é discutir futebol com alguém que tem ideias contrárias, outra coisa é discutir com alguém que acredita que Urreta e F. Bastos é que são o futuro do Benfica. Por mim tudo bem, mas ninguém se admire se por acaso os encarnados acabarem a lutar para não descer.
Volta sempre.