sexta-feira, 26 de setembro de 2008

¿Por qué no te callas?


Estou farto de ouvir/ler o presidente da UEFA, Michele Platini.

Como jogador foi porventura um dos melhores de sempre - porventura porque não tive a felicidade de o ver jogar - mas como dirigente fica bem aquém do esperado, ou se calhar não. Se calhar fica bem ao jeito da UEFA e dos interesses subjacentes.

Não havia necessidade é de dizer tantas besteiras pela boca fora.

Primeiro as criticas à entrada do FC Porto na Liga dos Campeões, a meu ver sem razão nenhuma, uma vez que, em primeira instância, foi um órgão da própria UEFA, a que ele preside quem assim decidiu e depois porque a confirmar a primeira posição está o Tribunal Arbitral do Desporto e ao que sei o senhor Platini não está acima da Lei nem do tribunal.

Depois veio dizer que estava "desolado" com o afastamento do Guimarães da fase de grupos da Liga dos Campeões, devido a um erro de arbitragem, mas não consta que o senhor Pieter Vink tenha sofrido qualquer sanção por parte da UEFA.

A finalizar o conjunto de disparates que tem dito ultimamente estão as críticas ao treinador do Arsenal, a quem acusou de se preocupar mais com os negócios do que com futebol e mostrou-se satisfeito pelo triunfo do Cluj em Roma, no arranque da Liga dos Campeões e usou esse resultado para mais uma crítica. "É isto que faz o futebol maravilhoso. E é isto que as pessoas como o Wenger não querem ver: uma equipa pequena a ganhar a um dos grandes. Eles só estão interessados nos negócios. Eu falo de futebol e ele de negócios. Por favor, parem com o Wenger e outros como ele", atirou.

Ora o que Wenger fez e que deixou o presidente da UEFA tão furioso foi defender "uma boa gestão dos clubes de forma a serem equilibrados financeiramente e a UEFA também devia apoiar esta ideia".

Não podia estar mais de acordo. Com a crise económica a afectar cada vez mais clubes de futebol, se os dirigentes não optarem por uma gestão equilibrada, em vez dos projectos megalómanos/galácticos, um dia destes arriscámo-nos a ver desaparecer alguns dos emblemas que marcaram a história do futebol.

Não satisfeito com a triste figura, Platini veio ontem dizer que o pai lhe deu um puxão de orelhas pelas criticas ao treinador francês.

Ora posto isto, só posso citar o Rei de Espanha: "¿Por qué no te callas?"

Sem comentários: