domingo, 28 de setembro de 2008

Chegou a competitividade


A edição 2008/09 da Liga portuguesa de futebol está a ser a mais competitiva dos últimos anos.

Quando estão decorridas quatro jornadas constatamos que entre o primeiro e o décimo classificados, apenas há três pontos de diferença. O que numa competição disputada por (apenas) 16 equipas é um facto assinalável.

Destaque para o Nacional da Madeira, que até desperdiçou a hipótese de se isolar no comando, com a derrota sofrida em casa diante do Estrela, outra das equipas que surpreende pela positiva, com o oitavo lugar na tabela, à imagem da Naval 1º de Maio que nesta altura ocupa o sexto posto.

Outra das formações em destaque é o Vitória de Setúbal, que depois da prestação da época passada já não pode ser considerado uma surpresa.

A fechar os destaque pela positiva temos o Leixões, que se vencer hoje no Restelo, cola-se a Sporting e Nacional na liderança. Um feito notável para que passou a última época a lutar contra a descida.

A liderar o campeonato das decepções está o Sp. Braga. A equipa de Jorge Jesus soma pensa uma vitória e um empate ao cabo de quatro jogos, o que é muito pouco, quer pelo plantel e equipa técnica que possuiu, quer pelas ambições traçadas no início da temporada.

Decepcionante tem sido também o Marítimo, que apesar de tudo, lá conseguiu vencer pela primeira vez nesta jornada.

Depois, bem depois há um estranho Rio Ave. A equipa de João Eusébio parece talhada para roubar pontos aos grandes - empates com Benfica e FC Porto em casa -, mas não consegue os mesmos resultados com adversário do «seu» campeonato.

Face a tudo isto, sem dúvida que a Liga está mais competitiva, pena é que a qualidade continue a mesma de sempre - nivelada por baixo.

Sem comentários: