segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Motivação não ganha jogos, mas ajuda


Ainda sobre o Benfica-Sporting, que os «encarnados» venceram por 2-0.

Veio-me à memória aqueles que defendem que a motivação é muito importante no futebol e que ajuda a ganhar os jogos.

Pois bem, não acredito que a motivação transforme um mau jogador num verdadeiro craque da bola e não acredito que ela consiga vencer um jogo.

O problema é quando a motivação invade jogadores de pura classe, aí sim, eles ficam bem mais perigosos do que normalmente já são.

Foi um pouco o que aconteceu no Benfica-Sporting. Paulo Bento bem que tentou motivar o plantel «leonino» com a conversa de que já não perdia na Luz há três e que nunca lá tinha provado o sabor da derrota enquanto treinador.

O «tiro» saiu furado e a estratégia de motivação do técnico, resultou em adormecimento da sua própria equipa, talvez ela própria convencida de que não há três sem quatro.

Do outro lado, Quique Flores pautou o discurso pela humildade, foi avisando para a importância do encontro e penso que acabou por ver a sua equipa ser motivada pelo adversário.

Só para servir de exemplo: Reyes fez provavelmente o melhor jogo de águia ao peito e recordemos os festejos de Carlos Martins aquando do golo de Sidnei - embora também possam ser explicados pela saída conturbada de Alvalade.

A verdade é que quem pareceu motivado foi o Benfica, certamente não foi isso que ganhou o jogo, mas lá que ajudou, ajudou.

2 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais quero deixar os parabéns pelo espaço vejo k ainda é recente mas têm tudo para ser um bom cantinho da bola. A motivação ganhasse nestes jogos e com estas vitórias, a ver vamos se esta "dinâmica positiva" se mantêm no jogo de quarta.

Carlos Saraiva disse...

Caro afilak obrigado pelo elogio e já agora parabéns para si também por ser o primeiro a comenta no meu humilde cantinho.

Saudações desportivas