sábado, 14 de março de 2009

Mea culpa


Confesso que, quando o treinador espanhol Quique Flores chegou a Portugal para treinar o Benfica, que apresentava Rui Costa à frente do futebol e que ia trazendo para a Luz jogadores como Reyes e Suazo, acreditei que este podia ser o ano dos encarnados.

O plantel parecia o mais fortes dos últimos 10 anos e o treinador parecida ser o melhor dos últimos 15. A época começou de feição, vitória diante do Sporting, empate com o FC Porto e a eliminação do Nápoles na Taça UEFA, bem como a tomada da liderança da Liga, pareciam trazer à Luz a estabilidade necessária para que a equipa tivesse uma época gloriosa.

Oito meses depois o Benfica está fora das competições europeias depois de ter sido afastado num grupo acessível, foi eliminado pelo Leixões da Taça de Portugal e é terceiro no campeonato e pode ficar a 5 pontos do líder. Pelo meio consegue estar na final da Taça da Liga, onde defronta o Sporting no próximo fim-de-semana.

Muito pouco dirão alguns. Por mais que não queira sou forçado a concordar, mas o que mais me preocupa é que ao fim de 8 meses de trabalho Quique Flores não consiga que a equipa tenha qualquer fio de jogo e seja batida em casa perante o Vitória de Guimarães por 1-0, numa partida em que aos 60 minutos troca um avançado por outro, que aos 72 minutos apresente Urreta como arma secreta e aos 82 coloque em campo o inenarrável Balboa.

É mau de mais para ser verdade. Sempre pensei que Quique Flores pudesse trazer para este Benfica, que apresentava contratações prometedoras, alguma da espectacularidade do futebol espanhol. Enganei-me. Mea culpa.

FOTO:AP/PAULO DUARTE

4 comentários:

Anónimo disse...

É incrivel como sempre que o Benfica perde lá vem o post da praxe a dizer mal do Sr. Quique.

rui disse...

Para quem não percebe a culpa nao é dos sucessivos treinadores que tem passado pelo clube...o problema esta no pp clube cuja imagem não é nada mais do que uma miragem. O benfica já nao é um grande clube...e quando mais depressa meterem isso na cabeça e elegerem alguem que possa começar do zero novamente ai sim pode ser que cheguem a algum lado...mas para isso teriam de estar 5 anos sem ganhar nada e nao estou a ver os adeptos "fanaticos" benfiquistas a aceitar isso...o benfica é apenas uma ilusao e os benfiquistas ha muito que andam a ser enganados...

A minah opiniao é que enquanto os adeptos nao fizerem mea culpa e realmnt adimitirem que o seu clube é uma miséria, que o benfica já nao é "o maior clube do mundo" nunca mais se indireitam...O porto por ex nunca pretendeu ser o maior do mundo, sp soube qual o seu lugar e vejam onde esta agora...

RuiBonga

Jotas disse...

há jogadores que vivem do nome e um treinador que com o seu discurso retira ambição à equipa e é esse discurso que deve ser mudado.
Com o futebol que vem apresentando, era óbvio, que mais jogo, menos jogo, isto ia acontecer.
Mas mantenho a minha convicção, há que manter a mesma estrutura, de modo a encurtar distâncias para os rivais, caso contrário é recuar e voltar à estaca zero e esse é o maior erro que Benfica pode cometer.

Anónimo disse...

é bem o post, temos que nos expressar...e qualquer treinador de bancada entende mais rapido que algo vai mal, agora a questao? Sera incapacidade do treinador, dos jogadores ou de quem os dirige?

nufaa aveiro