domingo, 22 de março de 2009

Taça da Liga? Não sabe a nada... nem a mofo!


Sobre as polémicas em redor da final da Taça da Liga, que o Benfica conquistou, não me vou alongar muito porque, em meu entender, elas são tão óbvias e o trabalho de Lucílio Batista foi tão mau que é escusado tecer qualquer comentário. Assim, vou centrar este post na importância, ou falta dela, que foi para o Benfica conquistar o primeiro troféu dos últimos quatro anos.

Numa temporada em que a direcção comandada por Luís Filipe Vieira colocou Rui Costa à frente da equipa, o Benfica apostou claramente na reconquista do campeonato. Contratou nomes sonantes para a realidade do futebol português (Suazo, Reyes e Aimar), que pagos a peso de ouro lá aceitaram representar os encarnados. Para o comando técnico foi escolhido um dos mais conceituados técnicos da nova geração espanhola que, digo eu, deverá ser o treinador mais caro a actuar no nosso país.

Feitas as contas, o Benfica conquistou uma Taça da Liga, saiu precocemente das competições europeias e da Taça de Portugal e pode ver fugir mais um campeonato. Além disso, o futebol praticado pela equipa de Quique Flores não só não convence os adeptos (mas afinal em Alvalade e no Dragão o público também não anda satisfeito com os espectáculos), como ainda por cima não produz resultados satisfatórios, excluindo, claro está, a estrondosa vitória na Taça Cerveja Sem Gás.

Tive a oportunidade de acompanhar as incidências da partida de ontem ao lado do meu futuro sogro, um benfiquista convicto, mas que, à imagem de tantos outros, não ficou convencido quando lhe atiraram para os olhos as «estrelas» supracitadas e promessas de um Benfica à Benfica.

No final dos 90 minutos, e após ver o seu clube do coração conquistar o único título dos últimos quatro anos, reagiu assim: "Esta vitória na Taça da Liga não tem sabor nenhum... nem a mofo sabe!"

Estou em crer que este sentimento de frustração invade o coração da grande maioria dos benfiquistas, que andam fartos de ver o seu clube gastar milhões na construção de super-equipas, que tudo o que lhes consegue oferecer é umas insossas vitórias nas Taças da Liga.
Até quando irão os adeptos aguentar? E quando a água transbordar do copo, em que estado irá ficar o «Maior Clube do Mundo»?

FOTO: REUTERS

2 comentários:

Jotas disse...

Caro Saraiva e depois acusa-me de anti portismo. aí aí.
Nem me vou dignar a responder a um post com este cariz de desvalorização primária, apenas lamento.

Carlos Saraiva disse...

Caro Jotas mostre-me lá onde leu essa acusação de anti-portismo de que fala!
Quanto ao post, não se trata de desvalorizar a conquista do Benfica, trata-se antes de mostrar quanto os benfiquistas desvalorizaram (a meu ver com razão) a sua própria conquista.