domingo, 24 de maio de 2009

Grande Porto pode ter perdido (mais) dois clubes

No dia em que terminaram os campeonatos profissionais, a região do Grande Porto pode ter dito o seu último adeus a dois dos seus emblemas. Falo de Boavista e Gondomar, os dois despromovidos à II Divisão.

Muito se vai falar do Boavista, pelo que reservarei para este caso apenas algumas linhas. É inadmissível o que fizeram ao Boavista. Não estou, neste caso, a criticar a decisão tomada pela CD da Liga que na época passada mandou os portuenses para a Liga de Honra. Critico apenas a falta de coragem para traçar o mesmo destino a clubes que cometeram, segundo a própria CD, actos semelhantes - desde logo o FC Porto -, mas critico ainda a estrutura directiva da Liga por não mandar para a Liga de Honra os clubes, e são muitos, que não cumprem com os seus compromissos.

A descida do Boavista à II Divisão é um momento trágico para o futebol nacional, não por se tratar do Boavista, mas pela forma como a equipa foi prejudicada nas últimas 10 jornadas do campeonato em favor de uma outra, que acabou por se manter. Por tudo isto penso que o fim do Boavista será anunciado em breve, talvez haja força nos boavisteiros para, humildemente, imitarem o Salgueiros e evitarem que o ocaso seja definitivo.

Já o caso do Gondomar é diferente, embora se trate de um clube que também esteve envolvido nas questões dos Apitos. No início desta época os responsáveis do clube viram-se negros para conseguir inscrever a equipa, facto que só ficou confirmado no final dos prazos previstos para o efeito.

Adivinhava-se um ano difícil como acabou por acontecer com a equipa a estar constantemente nos lugares de descida, porém, tiro desde já o chapéu aos dirigentes do Gondomar que mantiveram o treinador até ao final, mesmo que tenha sido por motivos económicos. Caiu para a II na última jornada, mas merecia melhor sorte o técnico Daniel Ramos. Agora, despromovido e em agonia financeira será muito difícil ao Gondomar escapar da extinção.

Curiosamente, tudo acontece num dia em que o principal clube da cidade festeja o Tetra e em que o Salgueiros garantiu a subida à I Distrital.

Sem comentários: