domingo, 17 de maio de 2009

Joge Costa e o regresso do Algarve


Como se pode ver por aqui a cidade de Olhão está em festa, após a equipa local ter garantido hoje a conquista do título da Liga de Honra e o consequente regresso ao principal escalão do futebol nacional. A Olhanense de Jorge Costa esteve quase desde início da época nos lugares de subida, pelo que a vitória no escalão secundário é inteiramente justa e merecida, para uma região que, desde os tempos do Farense, estava arredada da elite do futebol português. O seu regresso saúda-se para que o nosso principal Campeonato seja cada vez mais Nacional.

Além da direcção do emblema algarvio, há um rosto por trás da vitória que importa destacar. Falo do técnico Jorge Costa. Quando o antigo capitão do FC Porto abandonou os relvados fui dos que defendeu que poderia ter sucesso como treinador. Os conhecimentos sobre o jogo estão lá e a capacidade de liderança que sempre demonstrou enquanto jogador levaram-me a acreditar que pode ser um excelente condutor de homens.

Porém, a carreira de Jorge Costa como técnico principal começou de pernas para o ar, quando foi chamado a liderar a equipa do Sporting de Braga. Num ano conturbado, a equipa não correspondeu ao que se esperava e Jorge Costa que, se não me falha a memória havia rendido Carvalhal, não conseguiu chegar ao final da época. Era cedo para estar no comando de uma equipa com o peso e a importância do Braga. Independentemente de ser um grande campeão, como treinador, Jorge Costa nada havia provado e aquilo que muitos consideraram como uma despromoção, quando rumou ao Algarve, deu-lhe a tranquilidade que não teve em Braga para poder evoluir como técnico. O título acaba por ser a cereja no topo do bolo para um homem que, estou convicto, ainda irá chegar aos grandes de Portugal.

Sem comentários: