terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Nas catacumbas só há estupidez?


O Internacional Board vai realizar o seu 123º encontro anual, a 28 de Fevereiro, no País de Gales. O organismo responsável pela criação das leis do jogo prepara-se para fazer mais um disparate, como aliás é seu timbre. Os sábios do futebol vão sair das catacumbas para tentar criar algo a que deram o nome de «caixas de castigo».

No fundo, trata-se de uma exclusão temporária de um jogador sempre que vir um cartão. Algo semelhante ao que acontece no andebol e no hóquei no gelo, onde o jogador é excluído por dois minutos e se senta numa «caixa de castigo».

Faço desde já votos para que esta medida não seja aprovada. Percebo o que pretendem os anciãos com esta proposta, mas não creio que seja a melhor maneira de fazer valer a disciplina. O futebol é um jogo de contacto e as faltas acontecem com uma certa naturalidade. Temos jogos em que os cartões chegam às dezenas, que seria o número de vezes que uma equipa ficaria reduzida. O pior é que se visse dois cartões enquanto o tempo de uma primeira exclusão ainda estivesse a contar, a equipa ficaria reduzida a 9 e por aí em diante. Não me parece solução, além de se estar a desvirtuar a essência do futebol e a torná-lo mais parecido com outras modalidades.

Curioso, é que estes mesmos senhores se opõem à introdução das novas tecnologias para auxiliar os árbitros nas suas decisões, medida já adoptada em muitos outros desportos. Mas como nas catacumbas parece só morar estupidez, vamos mesmo ter que levar com mais dois árbitros, um atrás de cada baliza.

Sem comentários: