quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

FC Porto: Recordar o Schalke 04 II


Quando foi conhecido o adversário do FC Porto para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões tive a oportunidade de aqui fazer uma analogia com os acontecimentos da última edição da prova milionária.

Há um ano, a equipa de Jesualdo Ferreira também teve pela frente um adversário teoricamente mais fraco, mas acabou por ser eliminada em pleno Estádio do Dragão após o desempate na marcação de grandes penalidades, depois de ter passado os 90 minutos desse jogo a desperdiçar sucessivas oportunidades de golo perante uma frágil equipa do Schalke 04.

Escrevi na altura que este confronto com o Atlético de Madrid teria bastantes semelhanças com a eliminatória da última época e o jogo de ontem deu-me razão.

Este Atlético está mais do que ao alcance da equipa portuguesa, porém, o melhor que os azuis e brancos conseguiram foi um empate a duas bolas. Em condições normais, todos deveríamos considerar que se trata de um resultado bastante positivo e que abre grandes perspectivas de apuramento. Porém, embora concorde, tenho uma visão algo diferente.

Quase todas as épocas há uma equipa portuguesa que se destaca na Europa do futebol, mas que acaba eliminada. Normalmente ficamos com aquele sentimento que só as vitórias morais nos trazem: “Fomos eliminados, mas mostramos que somos superiores ao adversário”. É isto que tem acontecido às nossas equipas e que temo que volte a acontecer.

Ontem, o FC Porto fez um jogo quase perfeito, podia e deveria ter goleado, mas duas falhas defensivas quase deitaram tudo a perder. Este filme é recorrente nas prestações euefeiras das nossa equipas. Criamos um número de oportunidades suficiente para seguir em frente, mas os nosso jogadores teimam em não acertar na baliza. Do outro lado, não se joga tão bem, não se criam tantas oportunidades, mas quando elas aprecem são concretizadas.

É isto que tem feito a diferença e ontem assistimos a mais um destes episódios. O Atlético de Madrid não tem uma única oportunidade além do lance do primeiro golo e Helton tem o azar de dar um frango de proporções bíblicas, passando pelo jogo quase sem fazer uma defesa. A eliminatória está em aberto, quando deveria estar resolvida.

Até quando ficaremos com esta estranha sensação?
FOTO:AP

Sem comentários: