sábado, 7 de fevereiro de 2009

Velocidade: A chave do clássico?


FC Porto e SL Benfica disputam amanhã aquele que pode ser considerado como o jogo do ano em Portugal. Os dois primeiros da tabela classificativa têm passado o campeonato a brincar ao gato e ao rato, disputando a liderança, enquanto o Sporting vai perdendo oportunidades de se chegar à frente.

As duas equipas jogam amanhã grande parte das expectativas da época e a chave do vencedor poderá estar na velocidade. É sabido que os portistas têm provavelmente a equipa mais rápida do campeonato do meio-campo para a frente, mas do outro lado poderá estar também a defesa que maior velocidade possui.

Digo poderá, porque só assim o será se Quique Flores escalar para o seu quarteto defensivo aqueles que são os defesa mais rápidos de Portugal. Falo de Maxi, Sidnei, Miguel Vítor e David Luiz. Entendo que esta será a melhor defesa para se opor ao melhor ataque da prova. Deste modo, Luisão terá que ficar de fora, algo que não acredito que o técnico espanhol venha a fazer.

Não percebo a predilecção de Quique, que à imagem dos seus antecessores, insiste em colocar o internacional brasileiro a titular. Nunca fui fã de Luisão. Tacticamente é o pior central encarnado, é demasiado lento e penso que a sua altura aliada a um bom jogo de cabeça, nunca poderá ser suficiente para ser titular de uma equipa como o Benfica.

O outro factor que me leva a ter esta opinião tem nome e chama-se Hulk. O jogador mais rápido e explosivo da Liga Sagres vai com certeza ter instruções para aparecer muitas vezes na zona de Luisão, que será assim obrigado a cometer muitas faltas para o travar, correndo o risco de ser expulso.

Sendo verdade que o Benfica também possuiu um tridente atacante bastante veloz, este problema já não se coloca do ponto de vista dos portistas, porque neste aspecto, Bruno Alves, Rolando, Fucile e Cissokho, não ficam em nada a dever a Suazo, Reyes e Di María.

Penso que temos tudo para ter um clássico vibrante e com muitas ocasiões de golo, assim como acredito que a velocidade será a chave deste duelo, que pode decidir muita coisa na luta pelo título.

1 comentário: