quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Sporting geriu mal o caso Vukcevic


Quando a história falar sobre a prestação Sporting em 2008/09, há um nome que será referência obrigatória, o de Simon Vukcevic. O montenegrino começou a temporada com problemas disciplinares que tardaram em ser resolvidos e mostrou, por várias vezes, a vontade de deixar Alvalade, sobretudo depois de ter sido relegado para o banco de suplentes.

Entretanto, o tempo foi passando e só em Dezembro é que a situação foi resolvida e Paulo Bento devolveu finalmente Vukcevic ao onze titular. Até à partida com o Estrela da Amadora, o montenegrino só havia sido utilizado em três partidas oficiais, sempre como suplente utilizado.

Contudo, a chegada do atacante à equipa coincidiu com o melhor período do Sporting nesta temporada. Em 13 jogos efectuados após a resolução do «Caso Vukcevic», a equipa de Paulo Bento venceu 9, empatou 3 e perdeu apenas por uma ocasião, tendo o jogador sido decisivo ao apontar seis golos.

O montenegrino é um dos melhores interpretes do nosso campeonato e é pedra fundamental na manobra da equipa sportinguista. Por isso, a estrutura do Sporting, podia e deveria ter resolvido este caso mais cedo.

Defendi sempre que Vukcevic deveria ser severamente punido, mas nunca deveria ter sido afastado da equipa por tanto tempo. Quantos pontos perdeu o Sporting por não ter o montenegrino em campo? Como estaria a classificação da equipa?

São perguntas que julgo pertinentes e para as quais ninguém tem respostas. Mas, sem querer roubar o papel à vidente Maya, julgo que este Sporting com Vukcevic a este nível, estaria seguramente na liderança da Liga.

O Sporting só perdeu com o «Caso Vukcevic. Não só não contou com um dos seus jogadores mais influentes durante boa parte da época, como não o conseguiu vender e realizar um precioso encaixe financeiro. Julgo até que o regresso do atleta no mês de Dezembro, foi uma tentativa desesperada por parte da estrutura leonina para tentar encontrar um comprador em Janeiro.
Contudo, o comprador não apareceu, para bem do Sporting, do nosso futebol e do próprio Paulo Bento.

Mas a perdas, são a meu ver maiores que os ganhos e mesmo que o Sporting se venha a sagrar campeão nacional, ficarei sempre com a sensação de que geriu mal o «Caso Vukcevic» penalizando a prestação da equipa tanto ou até mais do que as arbitragens.

FOTO: REUTERS

1 comentário:

Jotas disse...

Caro Saraiva, essa questão ficará sempre no ar,até porque não sabemos no que se teria transformado Vuck, caso Paulo Bento nada fizesse, podia até dar-se o caso de se perder um alento em vez de o ganhar como se viu.
às vezes mais vale perder um jogador que uma equipa.