terça-feira, 19 de maio de 2009

Benfica e a aposta no mercado brasileiro


Ao que parece, o Benfica está determinado em reforçar o plantel para a próxima temporada com contratações oriundas do mercado brasileiro. Depois de garantido o concurso do lateral Patric, as águias parecem interessadas em adquirir os direitos desportivos do central Chicão, como ontem aqui escrevi, embora o presidente do Corinthians tenha hoje negado que o negócio esteja para ser fechado. Outro brasileiro que tem sido apontado ao clube da Luz é o trinco do Cruzeiro, Ramires, que segundo escreve o Globoesporte também chamou a atenção do CSKA da Rússia, que pode ter no facto de ser treinado por Zico, uma vantagem sobre o emblema português.

Tenho defendido que os encarnados deveriam apostar em contratações que já estão habituadas ao futebol português e que conhecem o significado de envergar a camisola de um clube como o Benfica, a sua história e os seus adeptos, além de a maioria ser significativamente mais barata.

Vejo frequentemente os jogos dos Campeonatos disputados em terras de Vera Cruz, pelo que tenho algum conhecimento dos três jogadores enumerados acima. Antes de mais devo dizer que me parecem ser atletas que podem valorizar e muito o plantel encarnado, porém necessitarão sempre de um período de habituação, que poderá dificultar a sua afirmação na Luz.

De Patric basta dizer que, no currículo do jovem lateral consta o titulo de campeão sul-americano ao serviço da selecção nacional de Sub-20 do Brasil. Trata-se de um defesa bastante ofensivo, que marcou muitos golos no Brasil, utilizando como arma a velocidade. O facto de ir disputar o Mundial de juniores, entre 25 de Setembro e 16 de Outubro, fará com que perca a pré-temporada, o que significará um atraso em termos de preparação da época, mas também na sua integração. Por tudo isto continua a acreditar que João Pereira do Braga seria melhor solução.

Relativamente a Chicão, defesa-central de 27 anos, que se notabilizou sobretudo pelos golos que marca, além de uma enorme consistência defensiva. Dos três penso que é aquele que melhor representa o paradigma do jogador à Benfica, fruto de uma capacidade de luta assinalável. Segundo a imprensa custa 1.5 milhões pelo que só posso dizer: faça-se o negócio.

Já Ramires é um dos valores emergentes do futebol brasileiro. No meu entender é um jogador ao estilo de Fernando do FC Porto. Muito bom na marcação e no posicionamento em campo, destaca-se sobretudo pela capacidade de ter a bola nos pés, o que lhe permite iniciar com segurança as saídas para o ataque. Aos 22 anos, o médio do Cruzeiro é pretendido por vários clubes europeus, mas ao que tudo indica o Benfica é o melhor posicionado para fechar a sua contratação por um valor a rondar os 7,5 milhões de euros, garantindo um reforço muito elogiado no Brasil.

São muitos milhões embora a qualidade do jogador o justifique, no entanto, continuo a pensar que Bruno China seria um melhor negócio, porque além de mais barato é igualmente bom jogador e conhece o nosso futebol. Contudo, se Katso sair por um valor entre os 10 e 15 milhões de euros, penso que não seria de descartar a contratação de Ramires.

FOTOS:DR

5 comentários:

Anónimo disse...

"O facto de ir disputar o Mundial de juniores, entre 25 de Setembro e 16 de Outubro, fará com que perca a pré-temporada" - Oi???

"Já Ramires é um dos valores emergentes do futebol brasileiro. No meu entender é um jogador ao estilo de Fernando do FC Porto." - Como???
"continuo a pensar que Bruno China seria um melhor negócio" - Ahn?!?!

"Contudo, se Katso sair por um valor entre os 10 e 15 milhões de euros" LOLOLOLOL, nem por metade!!!

Oh pa, demita-se ihihih :)

SIDNEY (BRASIL) disse...

GOSTARIA PRIMEIRAMENTE DE PERGUNTAR O SEGUINTE, PORTUGAL E A HOLANDA SÃO BARRIGA DE ALUGUEL DA ESPANHA, ITÁLIA E INGLATERRA, POIS PRIMEIRAMENTE O JOGADOR BRASILEIRO PASSA POR ESSES PAISES PARA SE ADAPTAREM, E DIFICIL IREM DIRETO, A NÃO SER UM JOGADOR FORA DE SÉRIE, POR OUTRO LADO O INTERRESE EM CHICÃO DO CORINTHIANS (O TIME MAIS ODIADO DO BRASIL) O JOGADOR JÁ ESTA COM MAIS DE 27 ANOS E NÃO JOGA NADA, MUITO FRACO. E COISA DE EMPRESÁRIOS.

Carlos Saraiva disse...

Caro Sidney foi o próprio jogador quem deu para a imprensa a notícia do interesse do Benfica, como tal o meu comentário é feito tendo em conta essas declarações. Não julgo que seja um craque, mas Chicão não é tão mau como diz.

Caro Anónimo você volta sempre não é? E o burro sou eu?

Anónimo disse...

Saraiva, em primeiro lugar vou colocar as minhas iniciais em cada comentário que assine, isto para que você não pense que sou o único anónimo a visitá-lo com opiniões discordantes das suas.

Aliás, eu gostava era que depois das minhas aspas - afirmações suas completamente estapfúrdias, as comentasse com base no diálogo e troca de ideias, e não com 'burros sou eu', que nesse sentido até ja deve imaginar a minha resposta :)

Eu vou passar sempre que possa, e continuar a comentar as barbaridades que diz. Mas não passo muito mais tempo, porque em breve, e se for homem de palavra, o seu blog fecha.
Repare, eu não tenho absolutamente nada pessoal contra si. Dou-lhe o mérito de ser uma pessoa proactiva, mas essa proactividade tira-lhe discernimento e diz muitas asneiras.

Já dizia a minha falecida avó, falar muito e bem há pouco quem, e você definitivamente não é uma dessas pessoas. E pior, não se convenceu ainda disso, achando aliás, arrogantemente que a razão está sempre do seu lado. Enfim, feitios.

A verdade é que quando vir coisas bastante interessantes escritas por si também lho direi, como já o fiz (penso que uma vez). O problema da blogosfera, falo no caso da futebolística, é que está a ficar na moda. E como qualquer coisa que está na moda, aparece muita gente, muita erva daninha que não diz nada de jeito. Você é um deles.

Resto de uma boa tarde.
RS

Anónimo disse...

Ah! E a do Chicão, como diz aqui o Sidney, valha-nos Deus!!

Para ter uma ideia, o Chicão é o equivalente ao blogger Saraiva, mas dentro das quatro linhas.

Você nao deve gostar mesmo nada do Benfica!
RS