terça-feira, 12 de maio de 2009

Boas e más opções


A viagem de Luís Filipe Vieira e Rui Costa na passada semana a Londres terá tido, segundo a imprensa da especialidade, como principal propósito a tentativa de negociar o defesa brasileiro Luisão e o atacante Óscar Cardozo.

Segundo o «Record», Manchester City e Portsmouth estariam de olho no defesa de 28 anos e avaliado em 25 milhões de euros. Já o paraguaio, que não sai de Portugal por menos de 11 milhões, também estaria na mira da equipa de Manchester.

Sendo certo que para a próxima época o Benfica não terá liquidez para investir o mesmo que há um ano, parece-me razoável que se pense em vender jogadores, o problema é que poucos atletas do actual plantel encarnado poderão ser negociados por valores interessantes, daí que seja necessário vender um ou dois dos seus principais nomes.

A ser verdade, vender Luisão, um central mediano, mas que em Portugal parece ter convencido todos, incluindo o seleccionador brasileiro, que é um Deus do futebol, por 25 milhões de euros seria um autêntico negócio da China e aprovo naturalmente a sua saída, embora não acredite que tais números cheguem à Luz.

Porém, fazer sair Cardozo apenas por 11 milhões será um duplo erro. O paraguaio pode não ser nenhum craque, mas sabe jogar dentro da área e melhor que tudo, faz golos, pelo que acredito que pode ainda valorizar-se mais. Além claro de fazer falta ao plantel que, a consumar-se a saída, ficaria apenas com Nuno Gomes para o ataque, além de Makukula, caso regresse de Inglaterra o que não é de todo provável.

Está também a ser intensamente noticiado que o Benfica pondera contratar um treinador para o lugar de Quique Flores. Se a saída do espanhol é claramente necessária, acredito que o seu substituo tem obrigatoriamente de ser português.

Dois nomes estão em cima da mesa: Scolari (que por razões óbvias não vou sequer comentar) e Jorge Jesus. Já por mais do que uma vez defendi que o actual técnico do Braga é um solução de enorme qualidade e garantia para qualquer dos três grandes. Tem provas mais do que dadas e conhece profundamente o nosso futebol, conhecimento adquirido ao longos dos vários anos de carreira que já leva, desde que começou na 3ª Divisão ao serviço do Amora.

Resumindo, mais uma vez o Benfica entra em processo de reconstrução, resta aos adeptos esperar que Vieira e Rui Costa acertem nas opções. Vender Luisão é bem pensado, já o mesmo não se passa no caso de Cardozo. Contratar Jesus é para ontem, Scolari é para...descer de divisão?

FOTO:DR

1 comentário:

Anónimo disse...

Como lhe disse, espero que tenha visto a exibição de Urreta frente ao Trofense e consequentes elogios de Tulipa e Luis Freitas Lobo.

cumprimentos