sexta-feira, 22 de maio de 2009

Cristiano Ronaldo nunca será enorme


Por estes dias, um dos melhores jogadores portugueses de sempre, Luís Figo, anunciou a intenção de abandonar o futebol ao mais alto nível, depois de 18 anos como profissional. Figo construiu uma carreira como nenhum outro atleta luso conseguiu, tendo sido estrela em Espanha onde conquistou tudo e mais alguma coisa, mas também em Itália, país em que se retira depois de conquistar quatro campeonatos pelo Inter de Milão. Pelo meio fez o bastante para entra directo no Hall Of Fame do futebol nacional, cotando-se como o mais importante jogador da nossa selecção nos últimos 20 anos.

Além de todas as qualidades técnicas que mostrou nos relvados, Figo sempre soube manter uma postura séria e humilde fora deles, cotando-se como um excelente exemplo para os nossos jovens. Em resumo Figo foi, é e será sempre recordado como um jogador enorme, daqueles sobre quem faremos questão de falar aos nossos netos.

Em contraste está aquele que é considerado como o Melhor Jogador do Mundo, Cristiano Ronaldo. Dentro de campo faz coisas incríveis, cotando-se como um dos jogadores mais completos que alguma vez vimos dentro de um relvado. Técnica, velocidade, força, visão de jogo, capacidade aérea, cultura táctica, finalização, CR7 tem todas estas coisas e provavelmente algumas mais, mas falta-lhe a personalidade.

Como prova, temos esta notícia do Maisfutebol que dá conta da indignação de Belén Rodrigo, presidente da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP), pelo facto de ter sido obrigada a cancelar a entrega do prémio à personalidade do ano (CR7), uma vez que desde a atribuição do mesmo em Dezembro, o jogador do Manchester ainda não deu resposta ao convite para o receber.

Mais uma vez Ronaldo prova que dentro de campo pode até ser génio, mas fora dele não passa de um puto mimado que, depois de chegar ao estrelato, ficou convencido que o mundo girava à sua volta. Não gira e é bom que se lembre que quanto mais se sobre, maior é a queda.
O jogador português tinha tudo para atingir o patamar de Figo, mas a sua personalidade mesquinha fará com que nunca seja um jogador enorme, dentro e fora dos relvados.

FOTO: DR

2 comentários:

Anónimo disse...

És portista, está visto. :)

RS

Carlos Saraiva disse...

Eu sei que você gostava de saber o meu clube, mas eu prefiro divertir-me a vê-lo a tentar adivinhar. Talvez um dia, se você merecer eu lhe diga qual é!