sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Lisandro: Castigar ou não castigar, eis a questão


Como quase sempre acontece, semana à qual se segue um clássico, deixa normalmente várias situações para debater. O FC Porto-Benfica de Domingo não foi excepção. Depois do 1-1 do Dragão, os encarnados pedem à Comissão Disciplinar da Liga que castigue Lisandro por ter simulado o penálti no lance com Yebda, que resultou no golo do empate.

Vamos então ver o que diz a Lei. O Artigo 122.º, n.º 2, do Regulamento Disciplinar da Liga, diz que um jogador "que provoque uma decisão errada da equipa de arbitragem" por ter "simulado de forma evidente falta inexistente", e que leve à marcação de um penálti "com benefício para a sua equipa na atribuição final dos pontos em disputa", "é punido com pena de suspensão de um jogo na primeira infracção ou de dois jogos em caso de reincidência".

A Lei é clara. Quem simula deve ser castigado. O problema será qual a interpretação a fazer do próprio lance. Lisandro simulou ou não simulou?

No meu entender o lance não é passível de grande penalidade e já aqui o escrevi, mas julgo que não há intenção de Lisandro em simular, porque existe mesmo um toque de Yebda no peito do jogador do FC Porto e, por isso, entendo que a Liga não deve castigar o portista.

Contudo, aceitarei com naturalidade uma opinião contrária dos responsáveis da Liga, porque este é de facto um lance de muito difícil análise, sobretudo por parte de Proença, que na posição onde se encontra, vê claramente o toque de Yebda em Lisandro e daí ter assinalado erradamente a grande penalidade.

E vocês, o que dizem?

FOTO:REUTERS

4 comentários:

LDP disse...

"sobretudo por parte de Proença, que na posição onde se encontra, vê claramente o toque de Yebda em Lisandro e daí ter assinalado erradamente a grande penalidade."

Mas o sr. Proença escreveu no relatòrio que o Yebda rasteirou o Lisandro de modo a causar a queda. Nao falou em braços.

Falemos claro. Em qualquer parte do mundo, uma pessoa que veja aquelas imagens exclamarà que o avançado se fez ao penalty. Nem o pròprio Lisandro veio a publico dizer nada em sua defesa, sintomàtico.

No dia a seguir ao jogo, a Gazzetta dello Sport, em Italia, começou a noticia sobre o jogo com a palavra "furto".

Anónimo disse...

SE o Lisandro se fez ao penalty, o k dizer dos marcados em alvalade para o jogo da taça da liga?!!!
também não simularam penalty o POlga e o Postiga? Alguem veio logo a publico pedir e suspensão desses jogadores?
Porque será , k só quando envolve jogadores do porto é k toda a gente vem logo reclamar punições?!!!

Tony Blas disse...

Simular penales es tan viejo como el futbol.

Saludos de Argentina.

Carlos Saraiva disse...

Caro low desert puke o que Proença escreveu no relatório é um problema dele, quando digo que viu claramente o braço de Yebda no peito de Lisandro, é a minha análise, até porque me parece que o árbitro nem sequer está a olhar para os pés dos jogadores, logo não poderá ter visto uma rasteira.
O que escreveu no relatório é uma outra questão, que me lembra muito um tal de Inocêncio Calabote, que por muito menos, foi corrido da arbitragem.

Caro miguel ribeiro, simulações irão existir sempre e darão sempre motivo de discussão. Até Quique admitiu que se fartou de as fazer.

Tony Blas és un placer recebir usted en el Chuto de Letra. Saludos.