quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Assim vai o Sporting europeu...


Já defendi por várias vezes que o plantel do Sporting carece de estaleca e que se apaga nos momentos importantes. É assim dentro de portas, pois já por mais do que uma vez os comandados de Paulo Bento tiveram, ao longo dos últimos três anos, hipóteses de isolarem na liderança da Liga, mas teimam em escorregar desperdiçando tal oportunidade.

Porém, é na Europa do futebol que este aspecto mais se faz notar, sobretudo quando do outro lado estão alguns dos maiores colossos europeus. Esta época tem sido um bom exemplo disso, mesmo tendo em conta que o apuramento leonino para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões aconteceu pela primeira vez na história e que, por si só, é um elemento extremamente positivo.

No dia 27/08/08 o Sporting deslocou-se a Madrid para defrontar o Real numa partida amigável, tendo saído vergado ao poderio blanco, ao perder por 5-3. No dia 16 do mês seguinte, em partida da fase de grupos da Champions, Paulo Bento e os seus homens viajaram até Barcelona, onde perdeu por 3-1. A 26 de Novembro em novo combate com a equipa de Messi, o Sporting foi novamente afundado por um esclarecedor 5-2 em Alvalade.

O dia de ontem serviu para confirmar esta minha teoria. A jogar em casa, num momento histórico, os leões até se bateram bem até ao momento em que Derlei coloca a bola nos pés de Ribéry que arranca para o 1-0. A partir daí, a equipa nunca mais se encontrou e acabou humilhada por um 5-0 que a deixa sem hipóteses de discutir a eliminatória.

Assim vai o Sporting europeu e tudo começou ainda na era Peseiro, com a derrota na final da Taça UEFA, em casa, perante o CSKA de Moscovo. Este jogo parece ter deixado marcas profundas no universo leonino, que desde então teima em claudicar em momentos importantes das competições europeias, à imagem do que faz quando em jogo está a Liga nacional.

FOTO:AP

1 comentário:

Jotas disse...

A convite do meu afilhado, que me arranjou um convite, fui ver o jogo a Alvalade e de facto, este Bayern é de outra dimensão, embora a eficácia tenha feito a diferença.
Acho mesmo que não se pode comparar o adversário do Sporting ao do Porto.