terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Devia era levar cinco...


A Liga Portuguesa de Futebol Profissional divulgou, nesta terça-feira, o mapa de castigos relativos à última jornada das competições profissionais. Conforme esperado, o lateral do FC porto, Fucile, foi punido com um jogo de castigo, face à expulsão frente ao Belenenses. O jogador fica assim afastado da meia-final da Taça da Liga, frente ao Sporting, mas estará apto a defrontar o Benfica no próximo Domingo, em partida da Liga.

É claro que Fucile forçou a expulsão para poder actuar diante do Benfica, acto que se tem visto muitas vezes nos campos de futebol espalhados pelo globo. Penso que nestes casos os jogadores deveriam ser severamente punidos, embora reconheça a dificuldade que seria regulamentar uma situação deste tipo, por ser complicado enquadrar o acto propositado. Também é verdade que o jogador poderia simplesmente cometer uma falta mais dura sobre um adversário de modo a cumprir os seus objectivos e ver o cartão que mais lhe convém, mas nestes casos confesso que gostaria de os ver levar cinco jogos.

É um acto legal é certo, mas é também uma forma de adulterar a verdade desportiva.


FOTO: REUTERS

5 comentários:

rui disse...

Sr Carlos Saraiva,

a verdade desportiva foi adulterada quando lhe foi mostrado o primeiro cartao amarelo...só quem nao tem olhinhos na cara é que não percebe que ele foi mostrado para que o jogador não defrontasse o benfica...e isso sim é que é uma vergonha, e era isso que devia comentar.

RuiBonga

Camilo disse...

Verdade desportiva !....com um amarelo mostrado daquela forma ??!!!! ridículo meu amigo

Jotas disse...

De facto o acto é legal, podendo apenas ser contestdo moralmente.
Julgo contudo que já todos os clubes tiraram evidentes proveitos das lacunas regulamentares, lembro inclusive, o Sporting ter pago ao Pampilhosa para antecipar um jogo da taça, para limpar o 5º amarelo a Liedson , foi aliás a partir daí que ao 5º amarelo o jogador teria de cumprir castigo na competição em causa e a solução passa por aí, os cartões, sejam eles quais forem, apenas serem contabilizados nas competições em que são exibidos.
Relembro aos menos atentos, que o amarelo ao Fucile não foi pela mão (que foi casual na minha opinião), mas sim pelos protestos longos e evidentes com o fiscal de linha e só não vê isso, quem não tem olhnhos na cara.

rui disse...

Ele so protestou depois do fiscal de linha ter chamado o arbitro principal para lhe mostrar o amarelo e nao pela falta.Mas pronto se calhar nao viu o jogo ou se calhar foi outro belenenses-porto. ISto pk eu tnh olhinhos e presumo que o senhor tb

Anónimo disse...

o amarelo a fucile ja tava preparado foi uma habilidade so sr duarte gomes e depois ele foi mais inteligente e foi expulso axim pode jogar!essa inteligencia nao ta ao alcance de todos!ate ao lisanddro tentou amarelar kdo este inda estava no banco!e agora vem falar em verdade desportiva?por amor de deus