domingo, 15 de fevereiro de 2009

O que é Nacional é bom



Bem, este será então o meu post de estreia no Chuto de Letra. Quero começar por agradecer ao meu grande amigo Carlos Saraiva pela oportunidade que me concedeu para dar a conhecer a minha paixão pelo desporto rei e as minhas opiniões sobre o mesmo.

Passemos então ao post. Sim, eu sei que este título está mais que visto, mas não encontro um melhor para definir a excelente campanha do Nacional da Madeira na Liga Sagres. A equipa de Manuel Machado, um treinador que parece destinado a levar os insulares ao sucesso, tem estado em grande, ocupa neste momento a 5ª posição do campeonato e é já uma das mais sérias candidatas a um lugar na Europa. Manuel Machado tem uma equipa bastante jovem, a média de idades é de apenas 23,16 anos, e mesmo assim consegue por a equipa a praticar um futebol maduro, atractivo, como provam os 30 golos marcados até agora, e acima de tudo eficaz.

O líder natural desta equipa é claramente Nené, que com 14 golos em 17 jogos é o melhor marcador do campeonato. Este brasileiro de 25 anos tem larga margem de progressão e já deve figurar com toda a certeza na lista de compras dos grandes clubes portugueses. Outro destaque que dou a esta equipa é Ruben Micael, este jovem madeirense de 22 anos está a assumir-se como o patrão do meio campo nacionalista e tem aliado as boas exibições aos golos, já leva 3 na liga e marcou um na Carlsberg Cup. É na minha opinião um jogador a seguir com atenção.

Claro que estes dois destaques são apenas isso mesmo, destaques, porque como é óbvio, esta equipa do Nacional vale pelo seu todo. Para concluir deixo duas questões: até quando este Nacional conseguirá manter este nível exibicional? E será que Nené vai continuar a fazer balançar as redes adversárias?

Foto: Hélder Santos

3 comentários:

Carlos Saraiva disse...

Caro Telmo para começar bem-vindo ao Chuto de Letra, certamente irás contribuir para o crescimento do blogue.
Para entrar na galeria dos melhores treinadores portugueses da actualidade, Manuel Machado terá ainda que provar que consegue ter resultados fora da Madeira. No entanto, penso que está no bom caminho, sendo que tacticamente é um dos melhores técnicos da Liga.

Telmo Filipe disse...

Caro Saraiva, muito obrigado pelo voto de confiança... Espero poder corresponder... no que diz respeito a manuel machado, concordo q a nivel tactico este treinador e bastante bom, mas la esta, tem tido dificuldades em orientar equipas com jogadores mais "mediaticos". vamos ver o que o futuro reserva a este treinador...

Anónimo disse...

Tão....fófinhos!