sábado, 10 de janeiro de 2009

Aly Cissokho: Mais do mesmo?


O FC Porto acaba de contratar mais um defesa-esquerdo - conquistando assim o título de campeão entre os clubes que mais recrutam atletas para a função. Chama-se Aly Cissokho e chega ao Dragão proveniente do Vitória de Setúbal. Cissokho foi claramente uma das grandes figuras da equipa de Daúto Faquirá, onde foi mesmo totalista durante o período em que esteve no emblema do Sado.

Ao longo das últimas épocas o FC Porto tem procurado, procurado, mas tem acertado pouco nas escolhas para o lugar. De Lucas Mareque, passando por Lino - transferido para o PAOK - e Leandro, até Marek Cech e mesmo Nelson Benítez, foram muitas as tentativas para encontrar alguém que conseguisse, pelo menos, copiar Nuno Valente. É esta a missão de Cissokho, fazer pelo menos tanto como o actual jogador do Everton, ao serviço dos dragões.

Porém, vejo esta aquisição com alguma desconfiança. É certo que o francês tem qualidades interessantes. É rápido, forte fisicamente, sabe cruzar bem e é expedito no apoio ao ataque. Contudo, de um defesa-lateral, exige-se que, antes de mais, seja isso mesmo, um defesa. É neste ponto que tenho algumas dúvidas quanto ao que Cissokho pode trazer à equipa de Jesualdo Ferreira.

Relembro até o encontro disputado no Bonfim entre as duas equipas, concretamente o lance em que Hulk oferece o golo a Guarín, que nasce, é certo, de um azar, ou aselhice, de Cissokho, que no entanto, podia, numa primeira instância, ter cometido falta impedindo a progressão do brasileiro. Não teve essa clarividência e o FC Porto acabou por matar o jogo nesse mesmo lance.

No mesmo jogo - vejam o primeiro lance do resumo - Cissokho mostra que a atacar é um dos melhores jogadores a actuar em Portugal, a jogada não termina com êxito, mas o trabalho do francês é mesmo mais de meio golo.

Todavia, o francês é jovem - tem apenas 21 anos - o que lhe garante uma enorme margem de progressão e de predisposição para aprender e evoluir. Outro factor que joga a seu favor, é o facto de ter custado muito menos que os seus antecessores - digo eu, porque os contornos do negócio ainda não foram divulgados.

Cabe agora a Cissokho provar que pode acrescentar qualidade à lateral-esquerda dos tricampeões nacionais e que não vem para o Dragão mostrar mais do mesmo.
FOTO: DR



Sem comentários: