quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Esclarecimento

Tem sido sugerido nas caixas de comentários dos textos relativos à eleição de Cristiano Ronaldo como Melhor Jogador do Mundo pela FIFA, nomeadamente neste, onde é feita uma análise da votação, que o seleccionador do Burkina Faso, o português Paulo Duarte, não votou em Cristiano Ronaldo por estar impedido de o fazer pelos regulamentos, uma vez que o jogador é compatriota do técnico.
Tal não é verdade. Para a eleição do FIFA World Player, a FIFA não permite que um seleccionador ou capitão vote em alguém da mesma equipa, mas isso não impediu que Ronaldo tivesse alguma ajuda de compatriotas.
Isto porque Tunísia, Jordânia, Lituânia e Vietname têm seleccionadores portugueses. Humberto Coelho, Nelo Vingada, José Couceiro e Henrique Calisto estiveram entre os 136 votos que o jogador português recebeu para o primeiro lugar. Só Paulo Duarte, seleccionador do Burkina Faso, é que escolheu Kaká, não atribuindo qualquer voto a Ronaldo, alegadamente por ter entendido que não podia votar no compatriota.
A FIFA impede sim que o seleccionador de determinado país, vote num jogador dessa nacionalidade. Ou seja, se Scolari ainda fosse o responsável técnico de Portugal, não poderia votar em CR7, mas poderia ter eleito um compatriota, como por exemplo Kaká.

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo

Atenção que Paulo Duarte recebeu instruções expressas da FIFA para não poder votar em CR7!

Abraço

Futebolartte