segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

E eles a tentar comer o Belém...


A Liga Portuguesa de Futebol Profissional publicou no seu sítio oficial o seguinte esclarecimento, após ter sido levantada a polémica em torno de qual equipa (Belenenses ou Vitória de Guimarães) acompanharia os grandes nas meias-finais da Carlsberg Cup.


"Em face de dúvidas suscitadas na comunicação social relativamente ao apuramento para as meias-finais da Taça da Liga, entende a Liga Portuguesa de Futebol Profissional prestar o seguinte esclarecimento:
O 1º ponto do nº 3 do artigo 7º do Regulamento da Taça da Liga elege o melhor "goal-average" como primeiro critério de desempate entre clubes que tenham alcançado a mesma pontuação. A referida expressão "goal-average" reporta-se à diferença entre golos marcados e sofridos; tal corresponde ao entendimento comum na linguagem corrente do futebol e, certamente por isso, como tal, foi interpretado pela generalidade da comunicação social, designadamente as televisões quando traçaram os cenários de apuramento em face dos resultados que se iam verificando nos jogos da última jornada da 3ª fase.
Dito pela negativa, não se significou nem se quis significar através da referência a "goal-average" a qualquer tipo de quociente entre golos marcados e sofridos. Sendo certo que, actualmente, em todas as competições internacionais, a referência ao "goal-average" expressa a diferença entre golos marcados e sofridos.
Acresce que o critério baseado na diferença entre golos marcados e sofridos harmoniza-se com o espírito geral do Regulamento, que é o de estimular e premiar a marcação de golos, como está claramente expresso no ponto 2º do nº 3 do artigo 7º da Taça da Liga."


Estou a perceber mal ou a Liga está mesmo a anunciar que vai com esta história até ao fim, para ver se «come» o Belenenses?! Espero que os dirigentes do emblema do Restelo levem este caso até às últimas consequências.

Sem comentários: