segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

CR7: Trabalhar compensa


Cristiano Ronaldo foi eleito melhor jogador do mundo em 2008 pela FIFA. O anúncio foi hoje feito por Pelé, em Zurique. Depois de um 2008 perfeito, onde venceu a Bola de Ouro, a Bota de Ouro, o FIFA World Player of the Year, o World Soccer Award e a nomeação para o Onze de Ouro, igualando deste modo o feito do brasileiro Ronaldo, o português viu todo o seu trabalho ser recompensado.

E trabalho é algo de que temos que falar quando avaliamos Cristiano Ronaldo. Não é certamente o melhor do mundo em termos de genialidade - esse título pertence a Messi -, mas não tenho dúvidas de que em 2008 Ronaldo foi o melhor do mundo e que é o jogador mais poderoso - se calhar de sempre - do futebol mundial.

Ronaldo tem velocidade, técnica, capacidade goleadora, é forte no jogo aéreo, faz assistências, é bom tacticamente e sabe defender, quando necessário. Por tudo isto penso que é o jogador mais poderoso do futebol mundial e só o é, porque desde tenra idade trabalhou para o ser, mesmo quando era suplente na formação do Sporting ou nas selecções jovens.

Aos 23 anos, Cristiano poderá ainda fazer 9/10 épocas em grande nível, mas vai ter de continuar a fazer o de sempre, trabalhar, porque sem trabalho, Ronaldo certamente não passará de um grande jogador e nunca será elevado a Rei do futebol, como foram Pelé e Maradona.

Dar a Portugal um título europeu ou mundial também será necessário para que daqui por 50 anos ainda falemos da marca que CR7 deixou no futebol mundial.
FOTO:AFP

Sem comentários: