quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O que hoje é verdade, amanhã é mentira


Já aqui escrevi que Javier Balboa, reforço do Benfica para esta temporada pode ser muita coisa, mas não um jogador de futebol. Não é inteligente, não assume riscos, não cria desequilibrios. Enfim, a única coisa que tem de bom é mesmo a velocidade, que raramente aproveita, pois corre quase sempre mal. Talvez fosse melhor o Benfica aproveitar as suas potencialidades no atletismo, para correr os 100 metros, porque no plantel principal está mais que visto, não tem lugar.

Recordo agora algumas frases proferidas pelo jogador e por Rui Costa aquando da sua apresentação, em Junho passado.

Balboa:

[Sobre o factor decisivo: a grandeza do Benfica ou o facto do treinador chamar-se Quique Flores, que já o havia orientado nas camadas jovens do Real] "As duas coisas. É importante a confiança do Quique como o facto de continuar num clube importante a nível europeu e o melhor de Portugal."

[Sobre a pressão que vai viver na Luz] "O Real Madrid é um dos clubes mais importantes de Espanha e do Mundo. A pressão vive-se todos os dias."

[Conhecimento que tem do Benfica] "Conheço a sua história. Falei com alguns colegas do Atlético, como o Simão, que me disse maravilhas do clube e da cidade. Quero ser campeão."

De facto, no futebol, o que hoje é verdade, amanhã é mesmo mentira e Balboa é um exemplo flagrante. Meia ano depois da sua chegada, não se impôs na equipa, perdeu a confiança de Quique e provou que não soube lidar com a grandeza do Benfica.

Rui Costa:

[Avalizando o novo reforço] "É um jogador de muito talento".

Como? Talento? Onde?!

O Comunicado à CMVM:
"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do Artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários e do Regulamento da CMVM nº 24/2000, informa que adquiriu 100% dos direitos desportivos do jogador Javier Ángel Balboa Osa ao Real Madrid F.C. pelo montante de 4 milhões de euros, tendo celebrado com o referido jogador um contrato com término a 30 de Junho de 2012, o qual inclui uma cláusula de rescisão no valor de 20 milhões de euros."

Quatro milhões de euros por um jogador que provavelmente vai acabar a carreira como suplente do Rio Ave! Cláusula de rescisão de 20 milhões? Mas será que neste momento alguém dá 20 mil euros?!

Conclusão: Estamos perante mais um flop à Benfica, só que este foi substancialmente mais caro.

Sem comentários: