terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Votos estranhos na eleição do melhor do mundo


Depois de uma leitura atenta da lista de votos, para a eleição do Melhor Jogador do Mundo em 2008, conquistada por Cristiano Ronaldo, retiro algumas constatações que importa registar.
Desde logo, percebemos que a fama de Ronaldo não chegou, ainda, a todos os cantos do Mundo, sobretudo aos mais recônditos.

No total, 10 países não atribuíram qualquer voto ao português. A saber: Belize; Burkina Faso; Taipé; Republica Dominicana; Grécia; Quirguistão; Peru; Sri Lanka; Uruguai e Uzbequistão. Destes salta à vista o Burkina Faso, que tem como seleccionador nacional o português Paulo Duarte, que em vez da escolha lógica em CR7, optou por nomear Kaká, Drogba e Messi. Temos ainda aquilo que considero de (mais um) gozo dos gregos. Nem o capitão Basinas, nem o técnico Rehhagel deram qualquer voto a Ronaldo. Têm piada estes gregos! Se olharmos para o que foi a votação do Quirguistão, vemos que o seleccionador Anarbeck não votou em Ronaldo, mas conseguiu escolher Arshavin. Vá lá entender-se porquê? No Sri Lanka, não sei que raio de futebol passará por lá, mas tanto o capitão Maduranga, como o seleccionador Jang Jung, elegeram o médio alemão, Ballack! Do Uruguai veio mais uma mão cheia de nada para Ronaldo, mas o técnico Tabarez teve a audácia de reparar, no que poucos viram: que Villa fez mais que CR7 em 2008!

Destaque ainda para o voto do capitão do seleccionado da ilha de Santa Lucia, Valcin, que conseguir enviar para a FIFA dois votos inválidos - os dois primeiros - e no terceiro lá conseguiu eleger Casillas. Para o capitão da Tanzânia, Ronaldo não foi o melhor em 2008, já o mesmo não se pode dizer de Iniesta! Na Tunísia, o capitão da equipa local também não gostou muito de Ronaldo, mas parece ter adorado a prestação de Ribéry!

Voltando aos seleccionadores, vemos que o técnico de Moçambique, o senhor Nooij, também não elegeu Ronaldo, mas votou em Nistelrooij! Na Namíbia, Saintfiet dispensou Cristiano, para eleger Adebayor, critério também seguido pelos técnicos da Holanda e da Costa Rica! Em Singapura, um tal de Avramovic - não confundir com o dono do Chelsea - preferiu Fabregas ao português! Otmar Hitzfeld, seleccionador suíço, também não quis CR7, preferiu o ex-pupilo Ribéry - será coincidência (?) -, sendo seguido no raciocínio pelo técnico da Albânia! Já o holandês que treina a Rússia, Gus Hiddink, trocou o português por Gerrard, tendo sido imitado pelos técnicos de Chipre, de Hong Kong e da Coreia do Sul! Curiosa é também a votação do francês Domenech - o que este senhor me irrita (!) - que decidiu preterir Ronaldo, para apoiar a eleição de Arshavin, medida seguida ainda pelo técnico do Cazaquistão! Nas Honduras e na Republica Checa, os seleccionadores locais optaram por Iniesta, em vez de Ronaldo! A fechar esta sequência de votos estranhos está o seleccionador da Hungria que, para apoiar o sueco Ibrahimovic, dispensou o voto em CR7!

É certo, que a liberdade de escolha e de expressão, de todos estes intervenientes no processo de eleição do Melhor Jogador do Mundo não pode ser posta em causa, mas há, de facto, alguns votos muito estranhos. Alguns percebe-se que se trata de favorecer compatriotas - o que até nem é criticável -, mas outros há em que fica a sensação que não deverão ter visto Cristiano Ronaldo jogar em 2008. Para esses fica o vídeo dos melhores golos de CR7 em 2007/08...
FOTO: REUTERS



6 comentários:

Miguel Nunes disse...

Sinceramente, mais ridiculo foi o facto dos treinadores portugueses n terem votado no Messi, nem para 3º

acho uma grande tristeza. Se é para eleger o melhor,n nos devemos reger por interesses.

Segundo Queiroz e N.Gomes, Messi n esteve nos 3 primeiros.

Maradona, poderia ter feito o mesmo, em relação a CR7. Mas, n o fez. Elegeu-o como melhor.

Enfim, pareceu-me uma pequenez dos nossos "votantes". Votar por interesse na terrinha, acabando dessa forma por desvalorizar um prémio que deve ser oferecido, sem interesses secundários.

Carlos Saraiva disse...

Caro PB concordo inteiramente e aliás, já fiz um outro post sobre esse tema - provavelmente enquanto escrevia este comentário.

Filipe Araújo disse...

Me parece que é proibido votar em atletas de mesma nacionalidade, Carlos. De resto, é apenas uma questão de gosto. Não existe unanimidade no futebol.

Respondi o seu comentário no Gambetas, amigo. Volte sempre ao blog. Sempre com boas críticas como a última.

Ótimo blog o seu!

Saludos!

http://gambetas.blogspot.com

CPA disse...

o que eu acho no meio disto tudo é que o messi é o melhor! e que o ronaldo foi eleito o melhor do mundo não por de facto o ser mas sim por ter feito uma excelente temporada na época transacta (que por acaso se iniciou em...2007!) e isso acho que não sigifica ser o melhor.
muitos jogadores do FCP fizeram uma época absolutamente extraordinária no ano em que ganharam a champions e nem por isso, obviamente, foram eleitos os melhores do mundo.
quanto às escolhas CQ e NG, enfim diz tudo da relatividade desta "eleição". basta haver algum tipo de lobby e perde-se a objectividade na votação.
no limite - levado mesmo ao exagero - até o Carioca que joga no Marinhas fosse eleito o melhor. bastava que os outros gostassem dele, ou que pura e simplesmente n quisessem que outros ganhassem.


incana.blogspot.com

Carlos Saraiva disse...

Caro Filipe Araújo bem-vindo ao Chuto de Letra é proíbido votar em jogadores da mesma nacionalidade da selecçãpo que se representa. Como explico num texto publicado hoje, Scolari se ainda fosse seleccionador de Portugal não poderia votar em CR7, mas poderia eleger Kaká.
Um abraço e volte sempre

Caro cp as boas-vindas estendem-se a si também. Escolher o melhor é sempre algo subjectivo, mas parece-me que CR7 foi de facto o melhor do mundo em 2008 e é disso que trata a votação. Ganhou tudo, quer individualmente quer colectivamente - faltou apenas o Euro -, sendo decisivo em todas as conquistas do Manchester, por isso penso que foi be entregue a nomeação.

Anónimo disse...

ei manh o leonel messi merecia ganhar mais eli ficou em segundo.