terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Agora vai.. ou é só a brincar?


O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Hermínio Loureiro, anunciou hoje a pretensão de reforçar os poderes da Comissão de Auditoria que avalia as candidaturas dos clubes, para a próxima época, com o objectivo de evitar que situações como a do Estrela da Amadora se repitam. Foi ainda anunciado que a Liga vai aderir ao Fundo de Garantia Salarial, proposto pelo Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol.

Olho para estas medidas com muita desconfiança, uma vez que os clubes já são obrigados a entregar garantias em como podem cumprir os orçamentos apresentados, o que nem por isso, tem evitado que os salários em atraso sejam uma constante no futebol nacional.

Também já aqui escrevi que esta situação adultera a verdade desportiva, uma vez que os que não pagam conseguem muitas vezes melhores equipas e resultados, do que os clubes que se esforçam por cumprir com as suas obrigações.

Esta é uma realidade que tem que mudar e a Liga tem obrigação de impedir a inscrição de clubes que, manifestamente, não podem cumprir com as suas obrigações, mesmo que isso leve ao desaparecimento de históricos como o Estrela da Amadora, que certamente não é o único clube em situação de incomprimento.

Por isso, espero que as medidas anunciadas hoje, entrem em vigor já na próxima época e que se alguém tiver que ser «corrido» do futebol profissional, que seja, porque já chega de brincadeiras do género no nosso futebol.

Sem comentários: