sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Bayern Munique: Sonhar não é proibido


O adversário do Sporting nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões é o Bayern Munique. Trata-se do colosso alemão que os sportinguistas bem conhecem de anteriores edições da «Champions». O gigante alemão já passou por Alvalade, há duas temporadas, com Schweinsteiger a decidir o encontro. Na Alemanha, o nulo permaneceu até final. Duas épocas depois, os bávaros regressam a Lisboa, para trazer o seu futebol prático e musculado.

É um adversário de respeito e que deve preocupar os leões, sobretudo se atentarmos ao que tem sido o desempenho da equipa diante de equipas de maior nomeada. Presentes na memória estão os desaires pesados com Real Madrid e Barcelona. Não acredito na passagem da equipa de Paulo Bento, mas sonhar não é proibido e quem sabe se, em duas noites de inspiração, o Sporting não consegue ser a grande surpresa da prova dos milhões.


Como joga o Bayern

Jurgen Klinsmann, técnico do Bayern, tem estruturado a equipa num 4x4x2 clássico, onde se destaca a estrela da companhia, Franck Ribéry, acompanhado pelos poderosos avançados, Miroslav Klose e Luca Toni.

O sector mais débil da formação germânica é a baliza. Após a saída de Oliver Kahn, que pendurou as luvas, Michael Rensing tem sido o substituto, mas a escolha não parece pacífica, pelo menos para Kahn, que veio pedir mais coragem ao sucessor.

Na defesa actuam: Sagnol, Lúcio, Van Buyten e Lahm, sendo que Oddo tem jogada algumas vezes na lateral-direita em substituição do francês. Lahm já se sabe vai ser um perigo à solta, porém as suas constantes subidas no terreno podem desguarnecer a defensiva alemão. Cabe a Paulo Bento tirar partido desta situação.

No meio-campo, Ribéry, Van Bommel, Borowoski e Schweinsteiger são os nomes mais utilizados, com Zé Roberto a surgir a espaços na equipa. É um grupo de jogadores que consegue aliar como poucos a pujança física à capacidade técnica para criar desequilibrios. Pede-se ao Sporting muita concentração porque qualquer um deles resolve o jogo num rasgo de génio.

Por fim, na frente, Toni e Klose, duas armas letais apontadas às balizas adversárias. Atacantes muito poderosos fisicamente e excelentes no jogo aéreo. Um perigo à solta para qualquer defesa.


Pedir conselhos a Juary e Madjer

A estatística não poderia ser mais adversa para o Sporting. Em toda a história o Bayern Munique só perdeu uma vez com equipas portuguesas. Foi na final de 1987 da Taça dos Campeões Europeus, quando o FC Porto contra todas as expectativas conquistou o ceptro com os golos de Juary e Madjer.

Porém, convém recordar o empate a uma bola conseguido na última temporada pelo Sporting de Braga, na fase de grupos da Taça UEFA. Este resultado deixa alguma esperança aos portugueses, que preferem esquecer a clareza dos números: Em 20 jogos com equipas nacionais, o Bayern marcou 35 golos e sofreu 11; conquistou 11 vitórias, 8 empates e apenas perdeu na final de 1987 com o FC Porto.

1 comentário:

Jotas disse...

É um adversário muito complicado, até porque por tradição as equipas portuguesas dão-se mal com o futebo alemão, num entanto,ao seu nível máximo e com um pouco de sorte tudo é possível, oxalá.