quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Boa ou má noticia?


O «Maisfutebol» desenvolveu hoje um exercício de futurologia e de matemática para mostrar que, se as coisas correrem de feição, Portugal pode subir ao sétimo lugar do ranking da UEFA. O sítio titula ainda que, se tal facto a acontecer, se trata de uma boa notícia para o futebol nacional.

Não posso estar mais em desacordo. É certo que o nosso país vai perder uma equipa na Liga dos Campeões em 2009/10, passando de três para dois representantes: o campeão directamente na fase de grupos e o segundo classificado na segunda pré-eliminatória. Sobram ainda quatro equipas na Taça UEFA, num total de seis representantes nas provas europeias.

Para mim, este é o lugar de um país com a dimensão futebolística do nosso e já me dou por muito satisfeito se o conseguirmos manter por muitos e bons anos.

Ter mais do que estes participantes só prejudica o país, porque neste momento apenas temos quatro equipas capazes de representar condignamente as cores lusas na Europa do futebol e amealhar alguns pontinhos para o dito ranking: FC Porto, Sporting, Benfica e Sp. Braga.

Ou seja das seis a que temos direito, é de esperar que quatro façam boa figura. Quanto às duas que sobram, pouco ou mesmo nada irão acrescentar ao ranking, podendo esses dois clubes tirar apenas benefícios financeiros em proveito próprio.

Mais equipas apenas significa que os pontos se dividem por mais participantes, o que faz com que, quando se chega à conta final, apenas se junte mais umas migalhas ao já de si pobre ranking.

Sem comentários: