quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Em tempos de crise, compre cá dentro


Há dias deixei neste post alguns jogadores estrangeiros de boa qualidade que, poderiam ser possíveis contratações dos três grandes de Portugal, mas como o tempo é de crise e os euros não abundam nos paupérrimos cofres dos clubes nacionais, apresento agora uma lista com jogadores de qualidade, mas que actuam no nosso país.

Para a baliza temos Beto do Leixões. Além de ser neste momento o melhor guarda-redes da Liga, é jovem o que lhe garante uma carreira ainda longa e é português. Certamente não é pior que Helton, Quim ou Patrício.

Para as laterais há boas opções em Portugal, por sinal, bem melhores do que aquelas que os nossos grande possuem. Desde logo o melhor da Liga, Miguel Lopes do Rio Ave. Excelente quer a defender, quer a dar profundidade ao ataque. É também ele muito jovem e será, digo eu, o futuro da selecção nacional, isto se não deixarmos fugir mais este talento. Deve custar meia dúzia de trocos e o clube que comprar o seu passe, ainda fica com a perspectiva de o conseguir valorizar e vender para os maiores campeonatos europeus. Regressando ao Leixões, há ainda mais um jovem internacional sub-20. Chama-se Vasco Fernandes e o melhor que se pode dizer dele é que na partida da Taça, diante do Benfica, meteu Reyes no bolso.

Para o lado canhoto da defesa, é só abrir os olhos, ir à Madeira, e trazer Alonso. Um jogador muito bom apesar dos 28 anos. A atacar é certamente o melhor lateral da Liga. Prova disso mesmo é o facto de ser o Rei das Assistências do campeonato. É ainda o reflexo de um defesa que joga limpo, tem apenas um amarelo em 11 jogos. Além de Miguel Lopes, o Rio Ave tem Sílvio do lado esquerdo. Aos 21 anos é mais uma das promessas do futebol português. Muito seguro a defender, não arrisca tanto no ataque, mas quando o faz, tira partido de uma superior habilidade para cruzar. Um jogador a não perder de vista. Em Braga, mora Evaldo, outro lateral-esquerdo que chegou a passar pelo FC Porto. Muito rápido, característica que lhe permite subir imenso no terreno e conseguir recuperar a tempo para evitar desequilíbrios defensivos. É um jogador que pelo que já vi, merecia uma oportunidade. Afinal Grimi, Benitez e outros que tais tiveram-na!

Para o centro da defesa, temos Edson, da Académica. Bom na marcação e rápido tem ainda uma técnica razoável para central. É daqueles que não se limita ao pontapé para a frente. Difícil é perceber como Stepanov tem lugar no FC Porto, que é o dono do passe, em vez deste brasileiro. No Sp. Braga temos o peruano Rodriguez. Um defesa atlético e impetuoso na marcação, é do tipo carraça e que não deixa os avançados respirarem. Além disso tem um jogo aéreo fabuloso que dá muitos golos em lances de bola parada. No Estrela da Amadora há mais uma grande esperança do futebol português. Falo de Nuno André Coelho, jogador que tem contrato com o FC Porto. Um central na linha de Edson da Académica e sim, também é de longe melhor que Stepanov.

Para a linha média as opções são mais escassas, mas ainda há muito bom jogador esquecido na Liga Sagres. No Leixões há o impressionante Bruno China. É dos melhores médios defensivos do nosso campeonato e é mais um, que é português. Um jogador de raça e muita luta, mas que sabe sair a jogar e iniciar a transição para o ataque, recupera muitas bolas, é a âncora da equipa. Aos 26 anos é capitão dos matosinhenses. No Nacional brilha Bruno Amaro. Um jogador que me faz lembrar Maniche, quer na forma de estar em campo, quer na potência do remate. Em Braga Luís Aguiar é o maestro da equipa de Jorge Jesus. Um criativo com boa técnica e excelente visão de jogo. Possui ainda uma capacidade tremenda para cobrar lances de bola parada.

Quando é preciso marcar golos a vida complica-se, mesmo assim deixo as seguintes opções, embora pense nelas mais como bons suplentes para os grandes, do que para titulares. No Leixões temos Wesley, que já na época passada provara que é um bom jogador, pelo que o seu rendimento já não deixa dúvidas a ninguém. Jogador rápido, bom para um sistema de dois avançados, também é capaz de marcar golos. Em 2007/08 fez 11 e esta época já leva 10. Já agora levamos também o seu companheiro de ataque, Braga, embora neste caso aconselhe a que se deixe chegar o final da temporada, para se perceber o que pode este jogador fazer. Ainda para seguir com atenção, temos Nenê do Nacional. Um atacante poderoso e com um bom pontapé. Leva 7 golos em 11 partidas. No Braga há um jogador que admiro e que penso já deveria fazer parte do plantel de um grande. Falo de Meyong, um excelente avançado, do melhor que vimos por cá. Rápido, boa técnica, visão de jogo e goleador. Podemos levar também Linz. Um avançado mais fixo, mas que seria uma boa opção para ter no plantel.

De salientar ainda que, o jogador mais caro desta lista, deve valer uns 4 milhões de euros e talvez seja Linz, do Braga, todos os outros serão negociados por valores abaixo dos 3,5 milhões.

Sem comentários: