terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Aimar: O novo Esnáider?


Na temporada 2001/02, ainda antes de chegar ao FC Porto o técnico José Mourinho, o clube contratou um avançado argentino de nome Juan Esnáider. O ponta-de-lança tinha ganho fama em Espanha, sobretudo ao serviço do Saragoça, onde foi mesmo melhor marcador da Liga Espanhola. No currículo trazia ainda passagens por Real Madrid e Juventus. Na época, e no contexto do futebol português, tratava-se de uma verdadeira estrela. Porém, ao serviço dos azuis e brancos fez apenas três jogos, tendo apontando apenas um golo. Durante o resto da época esteve lesionado e, quando regressou à argentina em Janeiro de 2002, afirmou que o FC Porto não havia sido mais do que uma clínica, para se recuperar das sucessivas mazelas que o afectavam.

Sete anos depois, o Benfica contratou ao mesmo Saragoça um médio-ofensivo de valor inegável e também argentino. Falo, claro, de Pablo Aimar. Dono de uma técnica apurada aliada à velocidade, permitindo-lhe ser um número 10 organizador de jogo e desequilibrador em simultâneo, Aimar chegou à Luz com o mesmo estatuto de estrela que havia chegado o compatriota às Antas em 2001. Possui ainda uma grande visão de jogo, o que lhe faz criar linhas de passe para assistir os companheiros de equipa, desempenhando um papel fulcral na condução da bola e na equipa de Quique Flores, que tem apresentado duas versões: uma de classe, com Aimar, e outra com um futebol rendilhado, onde falta a arte do argentino para desequilibrar.

Aimar é seguramente 100 vezes melhor jogador do que era Esnáider, mas ameaça igualar o compatriota no que poderia ter trazido ao futebol nacional, mas que as lesões sempre foram impedindo.

Aimar foi apresentado no Benfica a 17 de Julho. Mais de quatro meses depois, as constantes limitações físicas impedem-no de fazer dois jogos seguidos. O talento está lá, mas o corpo cede e o argentino apresenta um historial preocupante de problemas físicos. A arte, a classe e a visão de jogo de nada servem, se os músculos continuam a falhar.

Porém, se atentarmos só à frieza dos números percebemos o que pode Aimar dar ao Benfia sempre que tiver condições para jogar: Nos nove jogos oficiais que fez, os encarnados venceram seis, empataram dois e perderam somente um. Relativamente aos 6,5 milhões de euros que o Benfica pagou pelo passe do jogador são possíveis duas análises: a primeira, é que se trata de muito dinheiro por um jogador que apenas entra em campo duas vezes por mês, não esquecendo o salário elevado, ao longo de quatro anos de contrato; a segunda, é que a aposta de Rui Costa não termina nos 90 minutos de uma partida, porque o argentino atrai muito público ao Estádio e é o atleta que mais camisolas vende, com as inerentes receitas.

Pablito foi um mago do futebol, daqueles que fazem qualquer criança de 10 anos sonhar em ser profissional de futebol, porém, em Portugal, ameaça não passar de um simples Esnáider, mas com um toque de classe.

5 comentários:

Anónimo disse...

pois... apesar detudo ainda espero ver mais do aimar.

Gerson Sicca disse...

Bem fisicamente o Aimar é um baita jogador. Mas já passou o seu auge. Acho difícil voltar a apresentar o futebol dos bons tempos.

Jotas disse...

Na 5ª jornada, este Esnaider, que muitos gostariam de ter possibilidades de o ter, teve só um amorti genial para Reyes fazer o 1º dos dois golos ao Sporting, venham mas esnaiders destes

Ricky_cord disse...

Realmente, não consegue fazer dois jogos completos seguidos.

Carlos Saraiva disse...

Caro José Bem-vindo ao «Chuto de Letra», quanto ao seu comentário, julgo que Aimar não será muito mais do que é agora, devido `s detrioradas condições físicas, mas penso também que dará ainda muitas alegrias ao Benfica e aquem gosta de ver futebol bonito.

Caro Gerson, obrigado pela visita e pelo comentário que faz a internacionalização do «Chuto de Letra». Aimar nunca será o jogador que foi no Valência, mas a espaços vai aparecer a esse nível, o que para um campeonato fraco como o português, já é muito positivo.

Caro Jotas, é sempre bom receber os seus comentárioe poder discutir opiniões. Não questiono a qualidade do Aimar, nem tão pouco o comparo, enquanto jogador a Esnáider, comparo sim, os casos.
Aimar, sempre que jogar, será um elemento preponderante no Benfica, pena é que o vá fazer menos vezes do que aquelas que nós, os adeptos do futebol bonito, esperavamos que o fizesse.

Caro Rickr_cord, mais uma vez obrigado pela visita. O facto de não conseguir fazer dois jogos seguidos, foi exactamente o que me fez recordar de Esnáider.

Um abraço a todos e obrigado pelos comentários.