sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Atlético de Madrid: Recordar o Schalke 04


O sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, realizado esta manhã na Suíça, colocou o Atlético de Madrid no caminho do FC Porto.

Será uma partida de reencontros, uma vez que os espanhóis têm no seu plantel três jogadores bem conhecidos dos portugueses. Desde logo Maniche e Paulo Assunção, dois antigos jogadores do clube azul e branco, assim como o grego Seitaridis, que vão regressar ao Dragão e terão recepções distintas. A Maniche estará certamente reservada uma tremenda ovação, enquanto que para Assunção estão guardados os assobios. Já o grego, passará indiferente. Depois há ainda Simão Sabrosa, antiga estrela do rival Benfica.

Não se pode dizer que a sorte foi madrasta para os tricampeões nacionais, embora nos últimos anos o Atlético de Madrid tenha aparecido com maior regularidade nos lugares cimeiros da Liga espanhola. Porém, não se trata de um colosso do futebol europeu e acredito que o FC Porto tem todas as hipóteses de seguir em frente.

Todavia, convém não esquecer o que aconteceu na temporada passada, quando os portistas foram eliminados por uma equipa do mesmo calibre. Falo do Schalke 04 que afastou a equipa de Jesualdo Ferreira nas grandes penalidades.


Como joga o Atlético

A grande arma dos espanhóis está na sua frente de ataque, que merece todo o respeito. O argentino Sergio «Kun» Aguero e o uruguaio Diego Forlán são uma dupla muito perigosa, e no apoio está, para além de Simão, o argentino Maxi Rodriguez. Um quarteto de luxo ao qual Jesualdo Ferreira deve dar toda a atenção.

Porém, se do meio campo para a frente os espanhóis têm uma equipa de excelente qualidade, o mesmo não se pode falar da sua defesa. À semelhança das épocas anteriores, o último reduto atléticano continua a revelar alguma insegurança, mesmo com as contratações do último defeso: Coupet para a baliza e ainda os defesas Heitinga e Ujfalusi.

O técnico Javier Aguirre aposta normalmente num 4-4-2, que se transforma muitas vezes num 4-3-3 ora com as subidas de Maxi Rodriguez, ora com a passagem de Agüero para uma das alas.

O último onze utilizado pelo técnico mexicano foi o seguinte: Leo Franco; Perea, Heitinga, UJfalusi e Pernía; P. Assunção, Maniche, Maxi Rodriguez e Simão Sabrosa; Forlan e Agüero.

Os melhores marcadores da equipa espanhola são naturalmente Agüero e Forlan, com 11 golos cada, seguido por Simão e Maxi com 6.


Reencontro 45 anos depois

FC Porto e Atlético de Madrid só se encontraram por uma vez. Foi na temporada 63/64 (há 45 anos) em partida da extinta Taça das Cidades Com Feira. A eliminatória caiu para o lado espanhol, com o Atlético a vencer por 2-1, em casa, e a empatar a zero nas Antas.

Em toda a história o Atlético enfrentou por seis vezes equipas portuguesas (FC Porto, Boavista e Guimarães), contabilizando um saldo positivo: três vitórias; um empate e duas derrotas.

Em termos de partidas que opuseram equipas ibéricas a contar para a Liga dos Campeões, mais uma vez o balanço favorece nuestro hermanos. Em 39 jogos, conseguiram 24 vitorias, 7 empates e apenas 8 triunfos lusos.

Outro facto estatístico que joga contra o FC Porto é o facto de apenas por uma vez uma equipa portuguesa ter ganho em Espanha. Vitória conseguida precisamente pelos dragões na caminha para o título europeu em 2004, diante do Corunha, por 1-0.

Sem comentários: