segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Leandro: O reflexo de uma aposta falhada


Leandro Silva Wanderley foi contratado pelo FC Porto no início de 2005, depois de dar nas vistas no Brasil com a camisola do Cruzeiro. Porém, o lateral esquerdo não se afirmou no Dragão e regressou ao Brasil para sucessivos empréstimos, onde actualmente vive um grande momento, depois de ter sido distinguido como o melhor na sua posição, na última edição do Brasileirão.
Vi Leandro jogar várias vezes no FC Porto e confesso que nunca me convenceu, mas também tive oportunidade de o ver ao longo dos últimos três anos no Brasil e fico com a ideia de que estamos perante um jogador de valor.

Só esta época, em que esteve no Palmeiras, Leandro fez mais de 100 jogos e cotou-se em quase todos eles como um dos melhores da sua equipa. De facto, não se percebe como pode um jogador apresentar dois rendimentos tão distintos e penso que as diferenças entre o futebol europeu e o sul-americano, não são suficientes para justificar tal facto, nem tão pouco as questões relacionadas com a adaptação dos jogadores quando mudam de país.

É minha convicção que quem é jogador, consegue prová-lo em Portugal, em Inglaterra, no Brasil, na Índia ou no Japão. Pode é demorar mais tempo a encontrar o rendimento ideal, o problema é que normalmente os clubes não têm o tempo que os jogadores precisam e muitas vezes há apostas que não rendem.

Sem puxar muito pela memória, consigo recordar dois casos flagrantes - curiosamente todos do FC Porto - a quem não terá sido dado o tempo necessário para que conseguissem vingar no nosso país. São eles: Luís Fabiano que brilha no Sevilha e Diego que é a estrela maior do campeonato alemão.

Voltando a Leandro, não é certamente pior jogador que Benitez ou Lino, por isso, penso que talvez fosse conveniente ao FC Porto aproveitar o final do empréstimo do brasileiro para o reintegrar no plantel, aproveitando dois factores que podem ser importantes: o excelente momento de forma e confiança que o atleta atravessa e a fraca concorrência que terá neste plantel.

Leandro é neste momento o reflexo de uma aposta falhada, mas ainda pode ter uma oportunidade de contrariar este vaticínio, assim o clube não pense em contratar nenhuma «estrela» argentina por uns quantos milhões de euros e lhe dê uma chance de ser melhor do que foram Diego ou Fabiano.

Sem comentários: