terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Chama a isto reforçar Emílio Macedo?


O Vitória de Guimarães continua muito activo no mercado de Inverno, depois do presidente Emílio Macedo ter anunciado no mês passado, que a direcção iria proceder à contratação de cinco reforços.

O primeiro a chegar foi o médio Custódio, proveniente do Dínamo de Moscovo, onde esteve nas últimas duas épocas. É de facto um bom jogador e que pode dar mais consistência defensiva ao meio-campo do Vitória, porém, há um enorme problema. O jogador esteve dois anos «encostado» na Rússia onde nunca se afirmou como opção válida, para além de chegar a Portugal sem as condições físicas ideais para «pegar de estaca» na equipa de Cajuda.

Seguiu-se a contratação do avançado angolano, Santana Carlos. Pelas indicações que conseguiu recolher, é de facto um atacante de bom nível e com capacidade goleadora, mas que certamente precisará de tempo para se adaptar ao futebol português, muito diferente, sobretudo em termos defensivo, do africano.

O terceiro foi o brasileiro Gustavo Lazzaretti. Deste defesa-central tenho pouco conhecimento, mas se era titular do Atlético Paranaense, equipa que apesar de ter ficado apenas no 13º lugar do Brasileirão, costuma ser das mais fortes do Brasil.

Hoje chegou à cidade berço mais um atacante. Trata-se de Cícero, que também estava a jogar na Rússia, ao serviço do Dínamo de Moscovo. Mais um que falhou a aposta feita a Leste, onde nunca se impôs, regressando a Portugal numa altura em que atravessa a pior fase da carreira.

Resumindo, dos cinco reforços prometidos chegaram até ao momento quatro e a conclusão não podia ser mais simples. Manuel Cajuda vai ter muito que trabalhar para integrar estas novas opções na primeira equipa. Sobretudo nos casos de Custódio e Cícero.

Entretanto, o Vitória confirmou hoje a saída do camaronês Momha, que foi negociado com os turcos do Gençlerbirliği. O lateral-esquerdo, que também jogava como extremo, ou mesmo a meio-campo, era um dos melhores jogadores deste Vitória de Guimarães e certamente vai fazer muita falta a Manuel Cajuda.

Ou seja, o treinador recebeu até agora quatro incertezas e vê sair um dos seus jogadores mais influentes. É caso para questionar: Chama a isto reforçar Emílio Macedo?
FOTO:DR

2 comentários:

Anónimo disse...

Só uma pequena correcção: O Vitória Sport Clube contratou neste mercado de Inverno apenas três jogadores e não quatro. Gustavo Lazzaretti não faz parte da lista de contratados.

Anónimo disse...

Mais outra correcção. O Momha foi, é e sempre será lateral-esquerdo. Em quase três épocas no Vitória, nunca actuou a médio ou a extremo. Esporadicamente, pela notória falta de soluções no eixo defensivo, manuel cajuda apostou no camaronês para defesa-central.