terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Jesualdo não credibiliza o futebol


No final da partida com o Sporting de Braga, Jesualdo Ferreira não quis comentar o trabalho da equipa de arbitragem liderada por Paulo Costa, alegando não ter indicações seguras sobre os lances polémicos da partida, tendo prometido avaliar as polémicas do jogo na conferência de imprensa de hoje, e assim o fez. Contudo, mais valia não o ter feito.

O treinador do FC Porto fez as seguintes avaliações: "Reconheço que o Hulk estava fora de jogo no primeiro golo, mas acho que o Tomás Costa não estava no lance em que marcou. Admito, contudo, que são dois lances duvidosos"; "Não há nenhuma imagem que me prove que o Guarín tivesse dado mão na nossa área."

Palavras como estas não credibilizam o futebol. Jesualdo Ferreira pode ser muita coisa mas não o tenho como pessoa estúpida - embora depois desta comece a mudar a minha forma de pensar -, mas dizer que Tomás Costa estava em posição legal não lembra nem ao diabo. Jesualdo sabe que o lance foi bem anulado pelo auxiliar de Paulo Costa e só teria a ganhar em reconhecê-lo. E logo ele que passa a vida a pedir credibilidade para o futebol.

Relativamente ao lance de Guarín, reconheço que a imagem não é clara, mas dá para perceber que há um gesto deliberado do médio para cortar a bola com o braço. Julgo que foi penálti e acredito que Jesualdo pense o mesmo, mas não o diz.

Esta conferência de imprensa foi a ilustração perfeita, da cobardia que governa o futebol nacional, mas também o país. Nós portugueses, quando somos prejudicados por algo, desatamos a disparar em todas as direcções, mas quando somos beneficiados, arranjamos uma qualquer desculpa esfarrapada. É a pequenez do nosso penso a funcionar em pleno.

Quem não se lembra do Euro 2000, e da mão de Abel Xavier no desafio contra a França, que acabou por ditar a saída da selecção nacional da prova, que tantos alegaram não ter existido, mesmo que lá no fundo, soubessem que o árbitro agiu em conformidade?
FOTO:AFP

2 comentários:

Visconde disse...

Enquanto tudo se mantiver como há 15 anos atrás, nada mudará.
Cada um só olha para o seu umbigo e vê o que lhe dá jeito.
É e será o futebol português...

SL

Unknown disse...

Esta besta que tem a supina sorte de treinar (?) a minha equipa demonstra de 15 em 15 minutos porque é que só começou a ganhar títulos quando veio para o FC Porto.
Como disse o meu grande amigo Mestre Domingos "Nos últimos 20 anos quantos é que não foram campeões pelo Porto ?"