sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

No Dragão também se mete água


É (mais ou menos) ideia generalizada de que o FC Porto é o clube mais organizado do país, o que mais sucesso tem e o que menos enfia os chamados «barretes». Porém, menos, não significa nunca e numa altura em que tem no plantel um dos piores defesa-centrais que passaram pelo clube - sim falo de Stepanov -, que normalmente até tem uma boa escola na posição, há um jovem brasileiro, que passou pelo Dragão, não ficou e virou craque no Brasil.

Falo de Thiago Silva, jogador do Fluminense, apontado como um dos melhores interpretes do Brasileirão 2008 e que está de saída das Laranjeiras, muito provavelmente rumo a um colosso europeu.

O jovem já é internacional uma vez que mostra ter tudo o que um bom defesa-central deve ter: sentido posicional, velocidade, bom jogo de cabeça, concentração e, ainda por cima, não dá «chutões» e sabe sair a jogar.

Pela forma implacável como marca os avançados, Thiago Silva ganhou a alcunha de Monstro. Pode parecer violento, mas o brasileiro joga quase sempre limpo.

Aliado a tudo isto, o atleta é de uma humildade e simplicidade rara e também por isso, os tricolores prometem lotar o Maracanã, Domingo, contra o Ipatinga, para se despedirem do ídolo do Fluminense.

Se pensam que o post acaba aqui, estão muito enganados, na verdade ele ainda mal começou.

Isto porque a passagem de Thiago Silva pelo FC Porto aconteceu em 2004. Não estão a ver a ligação? Eu explico. Na altura era treinador do FC Porto um tal de José Mourinho, apenas o melhor do Mundo, que pelos vistos não reparou nas qualidades do miúdo.

Embora tenha algumas atenuantes, devido aos diversos problemas respiratórios que o atleta teve e devido à pneumonia sofrida quando, em 2005, foi emprestado ao Dínamo de Moscovo, este é certamente um dos maiores barretes da história do FC Porto e do futebol português. Ainda para mais sendo Mourinho o treinador.



Foto: Leandro Menezes/GLOBOESPORTE.COM

3 comentários:

Anónimo disse...

barretes?passou ao lado,o mourinho nao foi campeao europeu nesse ano?a muita bom jogador de nivel nos nossos escaloes secundarios.a algum grande a ir buscar?preferem passar o oceano e verdade seja dita em 10 aproveitam-se 2

Ricky_cord disse...

De facto, custa a entender como é que este jogador não foi devidamente aproveitado no Porto.

Carlos Saraiva disse...

Caro papagaio bem-vindo ao chuto de Letra.
concordo quando diz que nos escalões de formação dos clubes portugueses há muito bom jogadores, muitas vezes melhor do que aqueles que vamos buscar lá fora. Mas esse é um problema recorrente dos clubes nacionais, que só os vai levar à banca rota.
Quanto à questão de Mourinho, o ter sido campeão europeu nesse ano, com todo o mérito, não invalida que tenha deixado escapar um enorme talento com Thiago.

Caro Rickry_cord é sempre um prazer recebê-lo. Exactamente custa entender como não foi aproveitado, quando jogadores com qualidade muito inferior à do brasileiro, passam anos ligados contratualmente ao clube, mesmo que passem todas essa épocas emprestados a clubes menores.

Um abraço aos dois e voltem sempre.