quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O sorriso do professor


Nota: Não sou, nunca fui e dificilmente serei fã de Jesualdo Ferreira enquanto treinador, porque considero que perante adversário de maior nomeada se encolhe e esconde atrás de opções excessivamente defensivas.


O FC Porto bateu esta noite, no Estádio do Dragão, o Arsenal por duas bolas a zero e assegurou o primeiro lugar no Grupo G da Liga dos Campeões. Um prémio merecido para o técnico Jesualdo Ferreira.

Sabem os mais antigos leitores do «Chuto de Letra» que sou contra os despedimentos de treinadores, porque, e as estatísticas provam a minha tese, raramente uma equipa consegue melhorar de forma significativa quando muda de treinador. Claro que há excepções, mas no caso do FC Porto, embora a substituição de Jesualdo estivesse programada para acontecer depois de Kiev, sendo só evitada devido a um golo de Lucho em cima do apito final, acho que a manutenção do treinador foi a melhor opção.

Jesualdo está longe de ser um treinador de elite, mas está ainda mais longe de ser tão mau como muitos o «pintam». Em Portugal será até dos melhores. A provar o que digo estão os indesmentíveis números: Jesualdo Ferreira qualifica pela terceira vez consecutiva o FC Porto para os oitavos-de-final e pela segunda, enquanto líder do seu grupo.

Nenhum treinador português à excepção de Mourinho se pode gabar de vencer por duas vezes o seu grupo na prova milionária. Por isso, Jesualdo Ferreira merece este post, bem como ser o último a rir, perante um Wenger que subestimou os tricampeões nacionais ao poupar as principais estrelas.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Meu caro, falta-lhe o click que distingue os fora de série dos razoáveis.
Lá para Março, veremos se ele será capaz de dar o salto em frente que o coloque num patamar superior.

Carlos Saraiva disse...

Caro dragao vila pouca, concordo, mas uma coisa será em Março dar o salto em frente diante do Chelse ou do Inter, outra será se o Fizer com Lyon ou Atl. Madrid.
Jesualdo é para mim um bom treinador, mas nunca será nem um fora de série, nem um mau técnico. Está algures entre um e outro.