sábado, 24 de janeiro de 2009

Apito... de MERDA


Mais uma semana, mais uma jornada, mais uma série de arbitragens nojentas. Para onde caminha o futebol português?

A pressão em torno da arbitragem não serve para explicar por que razão Elmano Santos realizou uma actuação com tantos erros no Belenenses-Benfica prejudicando gravemente as duas equipas. Aos 28' minutos, após cruzamento, Yebda cai na área do Belenenses em lance que me parece de muito difícil avaliação. É certo que o Benfiquista é agarrado, mas faz o mesmo ao adversário, contudo, fico com a ideia de que o francês é o primeiro a sofrer falta, ficando por marcar penálti a favor do Benfica. O mesmo não se pode dizer do lance ocorrido aos 70' minutos, quando há falta clara na área de Miguel Vítor sobre Marcelo, ficando por marcar uma grande penalidade a favor do Beleneneses. O lance é claro como água, mas não para o árbitro! Em cima do final do último minuto de compensação, Suazo é carregado por Carciano, ficando a dúvida se dentro, ou fora da área. Mas falta foi certamente, como conseguiu Elmano Santos mandar seguir?! Não se percebe...

No Marítimo-Leixões, Cosme Machado começou por assinalar um livre em vez de um penálti para os insulares, quando Élvis jogou a bola com o braço dentro da área. Pouco depois Djalma foi travado quando se isolava para a baliza, salvando-se Nuno Silva de um vermelho directo. Mais um trabalho da arbitragem que devia fazer correr muita tinta.

No Nacional-Sporting, aos 19' minutos Fábio Rochemback deveria ter visto vermelho, após dar uma cotovelada a Ruben Micael. Penso que terá sido a única falha de Soares Dias.

No Braga-FC Porto... (pergunto a mim mesmo por onde começar) o primeiro golo portista é obtido de forma ilegal, já que Hulk está claramente em fora-de-jogo quando assiste Rodriguez. Ao minuto 71, o estreante Cissokho agarra claramente Alan quando este se prepara para invadir a área, parece-me lance para penálti, embora neste caso deixe o benefício da dúvida para Paulo Costa. Não posso é perceber que tenha mandado seguir o lance, pois falta foi de certeza. Aos 81 minutos grande penalidade que fica por marcar a favor do Braga por mão de Guarin na área portista.

É este o resumo da última jornada da primeira volta da Liga portuguesa. Polémica, polémica e mais polémica. Se num ou noutro lance consigo dar a dúvida aos árbitros, na maioria, as infracções são tão claras, que só podem errar de forma propositada. Se há algum apito no futebol português, creio que ele não é dourado, azulado, avermelhado ou esverdeado, é um apito de MERDA que semanalmente altera a verdade desportiva.


P.S. 1 -Na avaliação feita por mim ao encontro Belenenses-Benfica, poderei eventualmente ter deixado passar algum lance polémico, além dos citados, uma vez que apenas tive oportunidade de ver um curto resumo do mesmo.


P.S. 2 - Desculpem os leitores pelo vocabulário utilizado neste post. Não é minha intenção ferir susceptibilidades, mas a paciência começa a esgotar-se...


P.S. 3 - Já que os nossos dirigentes não conseguem colocar fim a esta pouca vergonha, que tal sermos nós, os adeptos, a fazer algo. Sugiro que façamos greve às próximas jornadas da Liga e que não nos desloquemos aos Estádios.

7 comentários:

Jotas disse...

Caro Carlos, nunca na vida ofenderia as gentes do Porto, cidade da qual tenho imensos amigos. Quando falo em Porto, refiro-me ao clube.
Espero que tal não afecte a relação cordial tida ao nível deste maravilhoso mundo dos blogs.
Um abraço e não se esqueça, Porto clube é uma coisa, as gentes do Porto é outra.

Carlos Saraiva disse...

Caro Jotas sugiro que, para evitar esses mal entendido começa usar o FC quando se referir ao FC Porto. claro que não afecta a nossa relação, mas ao mesmo tempo que um vitoriano se sente mal ao ver o clube de Guimarães, também não gosto que confundam as acções do FC Porto com o Porto, embora muitas vezes as duas coisas estejam relacionadas.
Estou curioso é para saber a sua opinião das nossas arbitragens?

Jotas disse...

Caro Saraiva, a minha opinião sobre as arbitragens é simples e clara.
A arbiragem em Portugal, anda de tal modo pressionada, com constantes declarações contudentes de certos dirigentes, que como é normal, as suas prestações tornam-se cada vez mais complicadas. Isto é, o medo de errar é tanto que cada vez se erra mais.
Ainda ontem, no Maritímo - Leixões, ouve graves erros, no Belenenses - Benfica pressionado como estava Elmano santos pelas abusivas declarações apos o Benfica - Braga, tinha imenso medo de errar. daí errar em alguns lances de parte a parte, onde o erro maior e flagrante, fácil de ver, foi uma falta aos 17 minutos, em que Suazo caminhava isolado em posição frontal, e foi albarroado por um defensor do belém, falta e vermelho.
~ Hoje no braga - porto o 1º golo do Porto foi um fora de jogo mais flagrante do que o do david Luíz, mas a Aliança dos clubes não permite dizer os disparates ditos na jornada anterior pelo presidente bracarense.

Unknown disse...

Jotas, quantas vezes suazo teve quebras de tensão durante o jogo caindo na grande àrea ?
É difícil assinalarem 1 penaltie correcto quando nos restantes 90 minutos há mais de 7 simulações.

Ricardo Faria disse...

Boas!

Antes de mais, queria felicitá-lo pelo blogue. Eu sou do olheiroaoservico.blogspot.com e gostaria que fossem adicionados os links dos respectivos blogues.
Sendo assim, tomei a liberdade de adicionar o seu blogue à minha lista e espero que faça o mesmo relativamente ao meu.

Como não vi nenhum mail a quem enviar, decidi comentar aqui

Sem mais assunto,
Aguardo resposta,

Cumprimentos,
Ricardo Faria

www.olheiroaoservico.blogspot.com

Carlos Saraiva disse...

Caro Jotas o que percebo do seu comentário, é que se se deixam intimidar pelos dirigentes, então os árbitros são incompetentes e como tal devem deixar de apitar. concordo pelnamente.

Caro Pedro concordo em parte com o que dizes, mas voltamos ao mesmo . o árbitro tem de ser competente para separar as simulações das faltas. O grande problema da arbitragem é mesmo a falta de competência, ela existe em todo o lado, só que em Portugal abunda em todos os campos de todas as jornadas.

Caro Ricardo Faria certamente não reparou, mas o www.olheiroaoservico.blogspot.com já faz parte da lista de blogues do Chuto. Agradeço que nos tenha adicionado.

Jotas disse...

Caro Pedro, não me refiro ao lance do possível penalti, até lhe dou razão, de facto Suazo abusou em tentar filtrar uma penalidade, refiro-me sim, a um lance aos 17 minutos da 1ª parte, creio eu, em que Suazo ganha posição se isola em posição frontal e foi atropelado por um defensor,eu estava no estádio, no enfiamento da jogada e não tenho dúvidas que era falta e vermelho, uma vez que a sua poição é frontal para a baliza.
Mas como referi, talvez devido as enormes pressões que têm surgido, este arbitro apitou a medo e errou muito para os dois lados, Pedro para os dois lados.