terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Eusébio será o próximo...


Enquanto escrevia um texto para o «Futebolartte», onde fazia um balanço da participação de todas as equipas da Liga, cumprido que está o primeiro terço do campeonato, dei conta que, muito provavelmente, o técnico do Rio Ave, João Eusébio deverá ser o próximo a sofrer os efeitos do temível «chicote».

Todos sabem que não sou um defensor dos despedimentos dos treinadores, porque acredito que, regra geral, trazem mais prejuízos que benefícios, porém, neste caso concreto parece-me ser o melhor a fazer, porque considero que João Eusébio é o pior treinador da Liga.

Uma das razões que me faz ter esta opinião é o facto do treinador rioavista ser muito mau a ler o jogo, atrasando muitas vezes até ao limite do aceitável as substituições, mesmo quando a equipa se encontra em desvantagem no marcador e é aconselhável «sangue novo».

Depois, pelas palavras que diz na comunicação social, não me parece que seja alguém capaz de conduzir e motivar um grupo de trabalho. A título de exemplo deixo esta frase, dita no final do jogo da Trofa, que a sua equipa perdeu por 2-0, caindo para o último lugar: "O Rio Ave vai andar ali [nos últimos lugares] até ao fim". Bem, se o treinador é o primeiro a não acreditar, qual será o estado de espírito dos jogadores? Mau, com certeza.

Já havia reparado que Eusébio é um homem distante dos jogadores, mas confesso que ainda não havia reparado que o técnico, nunca cumprimenta os jogadores, quando os substitui. Alertado pelos nossos vizinhos do «Reis do Ave», estive atento durante a transmissão televisiva do encontro da última jornada e qual o meu espanto, quando afinal reparo que é mesmo verdade. João Eusébio deve ser o único treinador do Mundo que não cumprimenta os jogadores.

Por tudo isto, não me admirava se, em caso de derrota, ou empate, no encontro da próxima ronda com a Naval, João Eusébio fosse despedido.

Vai uma aposta?

5 comentários:

Ricky_cord disse...

É uma forte possibilidade, de facto, mas Cajuda a continuar assim também não deve ficar muito mais tempo em Guimarães. Obrigado por teres posto o meu blog nos teus favoritos. Também vou adicionar o teu na minha.

Pedro Magalhães disse...

Também me parece um fraco treinador, e quando abre a boca só diz barbaridades.

Quando perdeu com o ''meu'' Gil (equipa da Liga de Honra), no fim do jogo, na sala de imprensa, diz: «o Rio Ave é da Primeira Liga mas os seus jogadores são da Honra...» Que motivação...

Cumps
http://mestresdofutebol.blogspot.com

Carlos Saraiva disse...

Caro Ricky_cord bem-veindo ao «Chuto de Letra». Compreendo a sua observação, mas no caso de Cajuda penso que seria injusto, depois do que fez na última época, e porque nesta o plantel é bastante mais fraco. Quanto a ter adicionado o seu blog, não tem que agradecer fi-lo porque me parece um excelente espaço. Aliás quem agradece o facto de colocar o «Chuto» na sua página sou eu. Cumprimentos.

Caro Pedro Magalhães as boas-vindas são extensiveis a si também. Não tinha ouvido tal barbaridade e penso que essa ainda é pior do que a que referi no texto... Enfim, o tempo acabará por nos dar razão.

Anónimo disse...

vocés os trés tem pouca memoria ja que o RIO AVE subiu com este treinador e nao joga assim tao mal so que na frente de ataque existe algumas lacunas...
Joao Eusebio nao é um treinador que gosta de "falar bonito" e muita gente gosta dele em vila do conde e até os proprios jogadores estao atràs dele...
và uma aposta que ele fica até ao fim?
acho caro carlos que nao leste o meu ultimo comentario a dizer-te que o rio ave nao tem dinheiro nem para comprar jogadores(sao estes que vao ficar até ao fim) e nem para ir buscar outro treinador(quem me dera que o meu caro CARLOS BRITO voltasse...é demasiado caro...)

abraço vilacondense e parisiense

TOMY

Carlos Saraiva disse...

Caro Tomy "Joao Eusebio nao é um treinador que gosta de "falar bonito"", José Mota também não, mas nunca o ouvi dizer que a sua equipa era de segunda, nem no ano passado quando esteve quase a descer. Uma coisa é falar bonito, outra é de cada vez que se abre a boca, sair asneira e neste campo Eusébio é talvez o melhor do mundo.
"muita gente gosta dele em vila do conde e até os proprios jogadores estao atràs dele...". Se os jogadores andam ou não atrás dele, não sei, mas que muita gente gosta dele em vila do conde, não podia estar mais em desacordo até porque a contestação tem aumentado, basta percorrer alguns blogs de adeptos rioavistas para o perceber. Na barra lateral tem o melhor deles todos (Reis do Ave) dá uma espreitadela.
"và uma aposta que ele fica até ao fim?" E vai uma que se perder esta semana cai?
"acho caro carlos que nao leste o meu ultimo comentario a dizer-te que o rio ave nao tem dinheiro nem para comprar jogadores(sao estes que vao ficar até ao fim) e nem para ir buscar outro treinador(quem me dera que o meu caro CARLOS BRITO voltasse...é demasiado caro...)!"
Sim caro Tomy li o teu último comentário, acho é que não leste o post onde o colocaste, porque lá explico claramente que o Rio Ave é dos clubes mais cumpridores em Portugal, o que faz com que invista só o dinheiro que tem, o que naturalmente se reflecte no plantel.

Volta sempre, pelo menos recordamos os velhos tempos no Angola em que passavamos horas a falar sobre bola. Um abraço!