segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O Benfica já (quase) não existe




Nota: A ideia de escrever este post surgiu após ter lido este texto assinado por Bruno Carvalho no blog: http://novobenfica.blogs.sapo.pt/.


Muito se tem falado ao longo das últimas décadas do sucesso do FC Porto, onde o presidente Pinto da Costa tem um natural papel de destaque. Muitos exaltam a mestria do dirigente portista, outros citam ainda a má resposta dada pelos adversários, nomeadamente do Benfica.

Seja, ou não, Pinto da Costa um impostor e um corrupto, a verdade é que as vitórias do FC Porto, não merecem, na sua maioria, qualquer contestação e penso que muitas delas, sobretudo as mais recentes, têm a conivência dos adversários.

É minha convicção que o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não é, de facto, benfiquista. Esta ideia que tenho do dirigente encarnado, justifica-se com a ajuda que deu durante muitos anos a Pinto da Costa, quando era presidente do Alverca. Este facto levou mesmo a que Pinto da Costa o tivesse em boa conta, não se escusando a nomeá-lo como um dos seus maiores aliados na sua auto-biografia. Foi o próprio Luís Filipe Vieira quem anunciou publicamente que é sócio do Benfica, Porto e Sporting e que tem as quotas em dia, o que não parece ser atitude de um benfiquista muito convicto. Por tudo isto não acredito que Vieira seja, de facto, um benfiquista de coração.

Há ainda na estrutura encarnada diversos dirigentes que não são benfiquistas, pelo menos desde pequeninos, e outros, que não o são de todo.

Domingos Soares de Oliveira administrador da área financeira da SAD encarnada é sportinguista; Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica e antigo funcionário da SAD do FC Porto e do Boavista é um portista convicto e até o último campeonato ganho pelo Benfica, foi afinal conquistado por um portista. Falo claro de José Veiga, do qual julgo que todos sabem que é, ou era, um fervoroso adepto do clube da Invicta.

Se quem faz os clubes são as pessoas que neles trabalham, então é fácil concluir que o Benfica já (quase) não existe, porque na verdade, os altos responsáveis da estrutura encarnada, não são, de facto, benfiquistas.

Tal é impensável de ver no FC Porto e até no Sporting e, no caso dos dragões, basta ver quão complicada foi a vida de dois treinadores - Jesualdo Ferreira e Fernando Santos - por assumirem a paixão pelo emblema da águia.

Não tenho dúvidas que Pinto da Costa é o grande responsável pelas vitórias recentes do FC Porto, como não tenho dúvidas que os adversários, sobretudo o Benfica, têm uma doze de culpa nessas mesmas conquistas.

Pode parecer que estas linhas apenas contêm divagações, mas julgo que não será estranho, nem obra do acaso que, no ano em que o Benfica tem à frente do futebol um verdadeiro benfiquista - Rui Costa - tenha construído o melhor plantel dos últimos 15 anos e seja apontado pela generalidade da critica, onde me incluo, como o mais sério candidato ao título.

2 comentários:

Jotas disse...

Não deixo de cocordar em parte com aquilo que diz, embora, estranhe que como justificação para a maioria dos títulos do Porto atribua muita responsabilidade ao Benfica e ilibe o seu Sporting.
Deixo-he ainda uma questao, Está mesmo convencido que Soares Franco é sportinguista? Tente apurar o que fazia ele quando estava no Etoril Praia, junto com Damásio e outros, ou porque razão ele é a única excepão numa família de benfiquistas. Será mesmo excepção?

Carlos Saraiva disse...

Caro Jotas, antes de partir para o debate, tenho que lhe fazer uma pergunta: Onde foi buscar a ideia que sou Sportinguista?!

Não conheço a pessoa de Soares Franco e como tal não posso afirmar com um grande grau de certeza que é do Sporting, mas certo, é que nunca o ouvi/li dizer que era sócio do Benfica ou do FC Porto.
Atribuo de facto mais responsabilidade ao Benfica do que ao Sporting, porque entendo que é um clube de maior dimenssão e que, em Portugal, devido à dimensão do país e do nosso futebol, teria obrigação de vencer pelo menos 2 campeonatos em 3.
Ter seis milhões de adeptos não está ao alcance de muitos clubes no mundo e penso que as direcções que têm passado pelo Benfica não têm sabido tirar partido desse facto para realizar mais valias financeiras.

Um abraço e volte sempre!