quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Umas ideias para Janeiro


Quando estamos a pouco mais de 15 dias da abertura do mercado de transferências, e após uma breve pesquisa nos planteis dos quatro primeiros classificados dos melhores campeonatos da Europa, ficam aqui algumas sugestões para que os grandes de Portugal possam, em Janeiro, reforçar as equipas com qualidade e experiência.
No Barcelona de Espanha, temos Sylvinho, um lateral-esquerdo, posição na qual FC Porto, Benfica e Sporting têm debilidades. O brasileiro não tem sido primeira opção, tendo actuado apenas em duas partidas esta época e aos 34 anos ainda seria uma boa solução para qualquer dos grandes de Portugal. Ainda na Catalunha mora Hleb, médio de grande categoria que jogou apenas em oito ocasiões nos blaugrana. Tentar pedir emprestado este jogador de 27 anos não custa e se Reyes e Aimar vieram para Portugal, porque não sonhar com Hleb. O mesmo se pode dizer de Gudjohnsen. O atacante islandês de 30 anos só fez 8 jogos em Barcelona e talvez por empréstimo não seja impossível de trazer para a Liga Sagres. Na equipa de Guardiola há ainda o médio Keita, embora seja mais utilizado que os companheiros supracitados fez apenas 12 jogos. Dos quatro é talvez o mais difícil de negociar.
No Villareal, também de Espanha, estão encostados o médio criativo Cani e o defesa/médio Edmilson. O preço dos dois não deve ser proibitivo para os grandes de Portugal, desde que não se pense em mais que duas contratações. Cani tem 4 jogos esta época e Edmilson apenas mais um.
Em Sevilha mora um dos jogadores mais difíceis de trazer para Portugal da lista que vos apresento. Falo do médio Renato, o brasileiro tem 8 jogos, mas talvez os 29 anos possam levar a formação da Andaluzia a ceder o jogador.
No Valência está Zigic. O preço do enorme avançado deve ser impeditivo, mas talvez seja possível repescar por empréstimo. Aos 28 anos não fez qualquer jogo esta temporada. Mais acessível será o companheiro de equipa Hedwiges Maduro. O médio holandês de 23 anos promete dar que falar, mas tem apenas 3 jogos esta época pelo que o empréstimo pode ser uma realidade.
Viajando até Inglaterra podemos parar em Londres, para ir ao Chelsea resgatar o nosso compatriota Paulo Ferreira. Scolari apenas deu 6 oportunidades ao português, que não deve estar contente com a constante presença no banco.
Seguindo para Manchester encontramos o avançado angolano Manucho, que apenas fez 1 jogo na equipa de Ferguson. O empréstimo ou mesmo a compra do passe não deverá ser nenhum negócio do outro mundo.
Regressando a Londres, podemos sempre tentar convencer Wenger a emprestar-nos um dos seus jovens talentos. Destaco o avançado mexicano Carlos Vela que apenas conta com 6 aparições nos gunners.
Voamos agora para Itália e aproveitando a confiança com Mourinho procuramos convencer o avançado argentino Hernán Crespo que apenas foi aposta do português em 4 partidas. Aos 33 anos ainda faria a diferença em Portugal.
Na Juventus podemos tentar a contratação de Christian Poulsen a quem o técnico Ranieri só deu 6 oportunidades. O médio tem 28 anos e o seu passe não deve custar muito mais do que os de Rodriguez, Hulk, Aimar ou Reyes.


P.S.1 - Penso que sobretudo a Benfica e FC Porto, uma vez que a situação financeira do Sporting é mais difícil, não será totalmente impossível tentar a contratação destes jogadores, embora reconheça que alguns serão mais acessíveis que outros.


P.S.2 - Os dados estatísticos apresentados neste post foram retirados do sítio: http://soccernet.espn.go.com/

5 comentários:

dragao vila pouca disse...

Meu caro amigo, à que ter noção das coisas e no que diz respeito ao meu F.C.Porto, eu não quero fugas para a frente e para ganhar um campeonato a qualquer preço, como está a acontecer para os lados da luz.
Sem receitas das provas europeias que se vejam, sem transferir jogadores, como vai o Benfica sustentar tamanhas despesas?

Jotas disse...

De facto se negociado como deve ser é possível obter um ou outro jogador desse nível, e uer o Sporting, quer o Porto, têm um grande trunfo para conseguir convencer jogadores assim, o facto de ainda estaremna Champions.
Agradeço como benfiquista a preocupação do dragao vila pouca, mas eu se fosse portista, preocuparia-me antes em saber onde param tantos milhões da champions e dessas transferências e não com a casa dos outros.

Carlos Saraiva disse...

Caro dragao vila pouca, concordo com a sua linha de pensamento quando diz que não quer ver o FC Porto dar um passo maior que a perna, mas penso que salvo algumas excepções, nenhum destes jogadores será muito mais caro do que Rodriguez, Mariano ou até mesmo Hulk, sendo que Mariano é um jogador medíocre, ao contrário dos que enumerei.

Caro Jotas verdade que Sporting e FC Porto têm o trunfo da Champions, mas o Benfica terá como trunbfos Reyes, Aimar e Suazo, três jogadores de nível identico aos que apresento e que podem servir para convencer um ou outro a mudar-se para a Luz.

Relativamente à questão dos gastos do Benfica de facto é algo que não se compreende como gasta tanto dinheiro recebendo tão pouco pelas vendas. Mas convém não esquecer que o Benfica é o clube em Portugal que mais facilmente gera receitas.

Filipe disse...

Tanto o Poulsen como o Hleb estiveram muito tempo parados devido a lesao... e ambos chegaram esta época aos clubes onde se encontram e por valores elevados.
Vejo que finalmente este blog está a ter o sucesso que merece. Os meus parabéns caro Carlos

Carlos Saraiva disse...

Caro Filipe é sempre um prazer receber a visita de um dos meus «clientes» mais antigos e agradeço os elogios.

Bem sei das lesões de Poulsen e Hleb, mas sobretudo o jogador do Barcelona não terá facilidades para entrar no 11, por isso, penso que perguntar não faria mal a ninguém e como digo, Reys, Aimar e Suazo também vieram e ninguém acreditava.