segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O povo não quer Liedson


Encerrou hoje a sondagem levada a cabo pelo «Chuto de Letra», onde se perguntava aos leitores se Liedson deveria ser chamado a representar Portugal.

O resultado ditou uma vitória esmagadora do Não, que somou 29 votos, angariando 70 por cento dos votos. Já o Sim ficou-se pelos 13 votos, equivalente a 30 pontos percentuais.

A conclusão não pode ser mais óbvia: o povo não quer Liedson na selecção.

Embora respeite todas as opiniões e agradeça a participação de todos os que votaram, não posso deixar de mostrar o meu desacordo para com a maioria. Entendo que Liedson deve ser chamado a representar Portugal, por todas as suas qualidades enquanto futebolista, - penso que se a pergunta fosse: um jogador como Liedson, faz falta à selecção (?), a resposta teria sido um sim inequívoco - mas não era isso que estava em questão, pelo que acredito que a maioria quer deste modo expressar o seu descontentamento com as naturalizações de jogadores. É precisamente neste ponto que estamos em desacordo.

Sou completamente a favor das naturalizações, primeiro porque se a própria Lei dá aos estrangeiros que vivem em Portugal esse direito, não somos nós que lho vamos tirar; segundo porque Liedson está há cinco anos no nosso país, contribuindo para a melhoria do futebol português e dando aos adeptos razões para assistirem aos jogos da Liga, porque um jogador desta qualidade não aparece por cá todos os dias e terceiro, porque Portugal teve, tem e sempre terá indíviduos nascidos noutros países a representá-lo, como acontece no atletismo, na arte e até na política.

Mas essencialmente porque no futebol sempre o teve e não falo só de Eusébio. Na actual equipa nacional temos Bosingwa e Nani, contudo, nunca ouvi ninguém (ousar) dizer que não deveriam ser convocados porque nasceram no Congo e em Cabo Verde, respectivamente.

Com Liedson na selecção Portugal ganha o que raramente tem tido nas últimas décadas, alguém que marque golos, e como sabemos, no futebol este é um factor essencial para o sucesso.

Sem comentários: