segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Quique foi pragmático e venceu

O Benfica venceu ontem em Guimarães por uma bola a zero, naquele que era um teste de fogo às reais capacidades da equipa de Quique Flores, que passou com distinção.

Numa primeira parte em que os benfiquistas pressionaram o Vitória logo à saída do seu meio campo, onde com excepção dos primeiros 15 minutos, os da casa só criaram perigo e tiveram algum domínio no final da primeira parte.

Muito por culpa da estratégia do treinador espanhol, que colocou de início Ruben Amorim, Katsouranis e Yebda, num meio campo que era completado por Reyes, cheio de pujança física, com três jogadores de forte sentido posicional e que a tratar a bola não são nada toscos.

Na frente, Aimar e Suazo foram dando trabalho aos defesas vimaranenses, até que o argentino num golpe de magia, através de um passe de letra, deixou o hondurenho sozinho, que com dois defesas do Guimarães pela frente, mostrou toda a sua potência, deixando os dois prostrados e bateu o desamparado Nilson. Logo a seguir foi Sidnei, que à imagem do que havia feito com o Sporting, apareceu bem na área a cabecear para o 2-0, depois de um livre de Reyes.

Acto continuo, o Guimarães reduziu a desvantagem e já em cima do intervalo, Reyes fez um disparate e acabou expulso. Parecia que o Vitória teria 45 minutos para chegar à vantagem, mas aqui Quique Flores foi pragmático, fechou a equipa atrás com duas linhas de quatro, que nunca se desuniram e mostraram uma solidariedade, que não me recordo de ver no Benfica.

O caudal ofensivo dos homens de Manuel Cajuda aumentou, mas - pasme-se (!) - a estrutura defensiva do Benfica continuava a apresentar uma serenidade invejável, aguentou a pressão e segurou uma preciosa vitória, num terreno difícil. E sim Maxi Pereira era lateral-direito e Jorge Ribeiro lateral-esquerdo. Como é possível? Perguntem a Quique.


P.S. - Não, não me esqueci da arbitragem de Carlos Xistra, mas foi tão má, que nem merece comentários. Fiquem antes com o primeiro golo do Benfica, porque isto sim é futebol...


Sem comentários: