quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Tempo de mudanças...


Alguém me pode explicar como se eu fosse um puto de quatro anos, porque carga de água marcou a Federação Portuguesa de Futebol um jogo no Brasil, em Novembro - quando a única hipótese das duas equipas se defrontarem oficialmente é daqui a dois anos na África do Sul -, a uma quarta-feira, quando no fim-de-semana seguinte há campeonato?!

Claro que os jogadores vão fazer uma desnecessária viagem de longa duração, que provoca sempre algum desgaste físico, que só poderia resultar em algo escabroso - mas confesso que não esperava tanto -, como foram os 90 minutos em que o Brasil fez o que quis de uma Selecção Nacional, cuja maioria dos jogadores, simplesmente não esteve em campo.

Portugal foi humilhado no Brasil, de uma maneira como não me lembro de ver. Não foi só a questão do resultado, o pior foi mesmo o comportamento dos nossos atletas.

Quim prosseguiu aquilo que tem sido a sua habitual performance quando actua na selecção, ou seja, um desastre, com culpas em três golos. Pepe fez uma exibição sofrível e foi sempre ultrapassado por Robinho e companhia. Bruno Alves limitou-se literalmente a ir ver a bola, como fez no lance do sexto golo. Paulo Ferreira simplesmente nunca existiu, sobretudo na segunda parte, fico com a ideia que deve ter perdido de vez o lugar nas convocatórias. Bosingwa, apesar das culpas no primeiro golo, até nem foi dos piores. Deco simplesmente não sabe jogar mal, embora tenha acabado por se perder no meio do desespero lusitano. Tiago regressou em bom nível, dos melhores, ou menos maus. O mesmo registo serve para Maniche. Na frente, bem na frente tivemos um patético Cristiano Ronaldo. Não deve ser chamado enquanto não fizer pelo menos metade na selecção, do que faz nos seu clube. Simão, salvou-se o golo e pouco mais. A fechar o «onze» tivemos Danny, o melhor de Portugal, para além das qualidades técnicas, mostrou uma entrega ao jogo sem comparação na equipa, merece ser titular.

Quanto a Carlos Queiroz, mais uma vez fico com a sensação de que não tem culpa nos resultados que a equipa tem averbado. Num jogo amigável, admitem-se as experiências, que até nem foram assim tantas, mas quando os jogadores não querem jogar, que pode um treinador fazer?

Substituir a equipa -digo eu -, porque o bom que tem de se treinar uma selecção, é que as opções nunca acabam.

Que tal, na próxima convocatória trocar Quim, por Beto do Leixões; Paulo Ferreira por Jorge Ribeiro do Benfica; Cristiano Ronaldo por Braga do Leixões; Simão por Orlando Sá do Braga; Pepe por Bura do Covilhã; já agora Raúl Meireles a titular e esperar pelo Regresso de Ricardo Carvalho.

Talvez não sejam os melhores jogadores portugueses do momento, nas respectivas posições, mas certamente que aqueles que ostentam apenas os estatuto, acordassem para a vida e começassem a jogar o que sabem, quando representam o país.

2 comentários:

Anónimo disse...

miguel lopes do rio ave que te parece a lateral direito?

é considerado o melhor jogador da liga num dos principais jornais desportivos...

abraço

VIVA O RIO AVE FC

Carlos Saraiva disse...

Caro anónimo mais uma vez bem-vindo ao «Chuto de Letra».
Quanto a Miguel Lopes, já escrevi sobre ele aqui: http://chutodeletra.blogspot.com/2008/11/liedson-encontrou-ponte.html
É sem dúvida uma das boas revelções do campeonato e um jogador com capacidade para ir muito longe.
E pensar que já pertenceu ao Benfica, que agora tem Maxi a fazer esse lugar.
A prospecção dos nosso clubes continua a apresentar falhas graves, com a prejuízo para a maioria dos emblemas.
Miguel Lopes acabará por deixar o Rio Ave, mais cedo ou mais tarde, por uma verba considerável - ouvi dizer que a cláusula ronda os 2 milhões de euros.